Unidades de comprimento no Enem 2020

Em nossa postagem de hoje vamos tratar de um assunto importante tanto para as questões de matemática do Enem, quanto para o nosso dia a dia. Vamos falar sobre as unidades de comprimento e os principais sistemas de medida desta grandeza. Além disso, também vamos apresentar como este conteúdo costuma ser cobrado nas provas do Enem, utilizando uma questão exemplo retirada do próprio exame.

As unidades de comprimento

Como mencionamos no parágrafo anterior, as unidades de comprimento são importantes também para o nosso cotidiano, uma vez que utilizamos essas unidades diversas vezes durante o dia. Quando estamos em uma estrada, observamos a passagem dos quilômetros, e quantos ainda nos restam para chegar ao destino. Ao comprarmos uma roupa, observamos as suas medidas em centímetros, para nos certificar de que o tamanho está coerente. Até mesmo a escala manométrica está sendo utilizada atualmente!

No Brasil, assim como na maioria dos demais países, utilizamos a escala do Sistema Internacional (SI), cuja unidade de referência é o metro (m). As demais medidas são utilizadas como múltiplos e submúltiplos do metro, em uma escala que vamos mostrar adiante. Por se tratar de uma escala que pode assumir quantas unidades de grandeza sejam necessárias, vamos utilizar a escala padrão, cujas unidades são mostradas até três unidades de grandeza acima ou abaixo do metro.

Fonte: https://www.guiaestudo.com.br/medidas-de-comprimento

Como você pode ver na imagem, existem algumas unidades da figura que não são muito utilizadas como o decímetro (que equivale a 0,1m) e também unidades que são muito utilizadas, tais como o quilometro (equivalente a 1000m) e o centímetro (equivalente a 0,01m). Observe que, na figura, para deslocarmos de uma unidade para outra devemos multiplicar por 10 quando vamos da esquerda para a direita, e dividi-la por 10 ao fazer o caminho contrário. Assim, você pode perceber que para a conversão de um quilometro para metros, devemos multiplica-lo por 10 três vezes, resultando em 1000 metros!

Outro sistema conhecido é o sistema imperial, utilizado principalmente nos Estados Unidos. O sistema imperial é composto por quatro unidades principais: a polegada, o , a jarda e a milha. Entre estas, as mais utilizadas são a polegada (que equivale a 2,54cm) e a milha (equivalente a 1,609km). As demais unidades do sistema imperial, assim como outras unidades de distância pouco utilizadas aparecem com muito menos frequência nos exercícios.

Como este conteúdo é cobrado no Enem?

As questões podem utilizar de comparação entre os sistemas, ou ainda utilizar as conversões para a resolução do problema. Uma dica para estes exercícios é prestar ainda mais atenção nas unidades! Veja uma questão da prova de 2019 do Enem que trata do assunto.

O Sistema Métrico Decimal é o mais utilizado atualmente para medir comprimentos e distâncias. Em algumas atividades, porém, é possível observar a utilização de diferentes unidades de medida. Um exemplo disso pode ser observado no quadro.

Assim, um pé, em polegada, equivale a”

a) 0,1200

b) 0,3048

c) 1,0800

d) 12,0000

e) 36,0000

Resposta: Alternativa D.

Com isso, observamos em nossa postagem a utilização das unidades de medida, assim como os sistemas mais conhecidos e como este conteúdo é cobrado nas provas do Enem.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!