Unemat confirma adesão ao Enem e Sisu para 2013

A Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) publicou nota em seu site oficial informando que vai aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como política de ingresso de acadêmicos a partir do primeiro semestre de 2013. A proposta foi aprovada nesta terça-feira (05), na 1ª sessão extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, realizada em Cáceres.

O Sisu, que seleciona candidatos unicamente através do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será utilizado para o preenchimento de 100% das vagas oferecidas pela Unemat para ingresso no primeiro semestre letivo de cada ano. A distribuição de vagas será feita da seguinte maneira: 50 % serão destinadas a estudantes oriundos da rede pública de ensino, outros 25% vão para o programa de Inclusão Ético-Racial da instituição.

É importante esclarecer que para ingresso no segundo semestre letivo continuará sendo realizado o vestibular tradicional, que reserva 25% das vagas ao sistema de cotas étnico-raciais.

Conforme noticiado, foi criada uma comissão de acompanhamento e avaliação anual com o objetivo de fornecer subsídios para a continuidade, ou não, da utilização do Sisu para ingresso na Unemat. “É um projeto piloto. Por isso, foi criada comissão para acompanhar os índices para garantir o atendimento à comunidade do nosso Estado. Hoje, com o vestibular tradicional, a Unemat atende 20 cidades de Mato Grosso. Com o Sisu poderemos atender todos os municípios do Estado, com uma seleção gratuita”, explicou a Pró-reitora de Ensino de Graduação, Ana Di Renzo.

A adesão ao Sistema de Seleção Unificado foi amplamente discutida. Internamente, foram realizados Fóruns de Políticas de Ingresso da Unemat, em abril deste ano e novembro de 2011. “Enquanto gestão, a gente acompanha as discussões nacionais, em reuniões com a Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) e promove debates com a participação da comunidade acadêmica”, disse a pró-reitora.

Inicialmente, a mudança não vai afetar os cursos oferecidos em modalidades diferenciadas, como Ensino a Distância, programa de Licenciaturas Plenas Parceladas e Educação Indígena.

 

Notícias relacionadas:

Compartilhar

2 Comentários

Nelson

posso desistir de um curso e entrar em outro… com as notas do enem?
existe jubilamento na unemat, como funciona, caso existe?

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *