Último Dia de Inscrições no Enem 2017 – Saiba Todos os Detalhes

Quem ainda não providenciou seu cadastro no exame nacional tem somente até às 23h59min desta sexta-feira (19) para fazer sua inscrição no Enem 2017. Veja na sequência desta matéria como se candidatar e saiba tudo sobre o processo.

As inscrições devem ser realizadas somente pela internet, no sistema do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – dedicado exclusivamente ao Enem.

O processo envolve basicamente 6 etapas, que incluem: cadastro inicial; dados pessoais e de contato; solicitação de atendimento especial ou especializado (se necessário); opções de prova; escolaridade; questionário socioeconômico e; boleto ou isenção da taxa.

Para saber como realizar sua inscrição completa, siga as orientações e o passo a passo deste artigo que ou assista ao vídeo explicativo abaixo.

Confira a seguir alguns dos tópicos que têm gerado mais dúvida entre os mais de 6 milhões de candidatos que se inscreveram até o momento.

Alteração de Dados da Inscrição do Enem 2017

Se você inseriu alguma informação errada durante o cadastro e precisa alterá-la, se apresse, pois o prazo para correção de dados é o mesmo da inscrição, portanto encerra no final do dia de hoje! É importante saber também que podem ser mudados apenas os seguintes campos:

  • RG, cor ou raça, nacionalidade e local de nascimento
  • atendimentos especializado e/ou específico
  • município de realização da prova
  • opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol)
  • contato e a senha cadastrada

Não podem ser alterados dados como o nome da mãe e a data de nascimento, a escolaridade, o questionário socioeconômico e a opção de isenção da taxa. Veja como alterar os dados da inscrição do Enem 2017 aqui.

Recuperação de Senha

Caso tenha perdido ou esquecido a senha cadastrada durante a inscrição, saiba que é possível fazer a recuperação solicitando uma senha provisória, que será gerada automaticamente pelo sistema do Inep e enviada por e-mail ou via SMS (mensagem de texto) no número de celular cadastrado. Saiba como recuperar a senha neste tutorial.

Declarar Carência / Pedir Isenção da Taxa de Inscrição

Ao final do processo de inscrição há possibilidade de solicitar a isenção da taxa de R$ 82. Para saber quais os grupos que podem solicitar isenção ou declarar carência e como fazê-lo, basta seguir as recomendações desta matéria dedicada exclusivamente ao assunto.

Se você já concluiu sua inscrição, pediu a isenção e teve sua solicitação negada (imagem acima), entenda o porquê lendo esta publicação.

Gerar e Imprimir o Boleto da Taxa de Inscrição

Para quem não se enquadra num dos grupos que pode ser isento da taxa do Enem 2017 ou teve seu pedido indeferido, é preciso quitar a GRU – Guia de Recolhimento da União – até a data de 24 de maio para ter participação garantida nas provas que ocorrem em novembro. O pagamento pode ser feito em qualquer banco, casa lotérica ou agência do correio. Veja como gerar e imprimir o boleto do exame.

Compartilhar

2 Comentários

Unesc (SC) Inscreve em Curso Preparatório Para o Enem 2017 Até Dia 29 | infoEnem

[…] tenham concluído o ensino fundamental e realizado sua inscrição nesta edição do exame, cujo prazo encerrou na semana […]

Responder

maria elizabete

por que estão negando meu pedido de carencia se eu nao tenho como pagar a taxa do gru?

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *