UFU Pode Aderir Enem e Sisu Integralmente em 2017

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), localizada em Minas Gerais, pode abandonar seu vestibular tradicional e aderir integralmente ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já no processo seletivo com entrada no primeiro semestre de 2017.

No início do mês de abril a instituição mineira realizou, por meio de seu Conselho de Graduação, encontro com todos os coordenadores dos cursos de graduação para debater sobre a adesão do sistema do governo, que usa exclusivamente as notas do Enem, para seleção de novos estudantes em 100% das vagas.

De acordo com explicações de Marisa Lomônaco, pró-reitora de Graduação da UFU, a universidade começou o processo no ano de 2010, quando aderiu ao Sisu em caráter experimental para a ocupação das vagas remanescentes do seu vestibular institucional. Ela também lembrou que mais um passo importante foi dado em 2012, quando o sistema do Ministério da Educação (MEC) passou a ser usado também como forma de ingresso para as oportunidades oferecidas no primeiro semestre.

Um fator fundamental para a UFU e qualquer instituição federal aderir ao Sisu é o repasse de verba. Conforme esclarecido na reunião, as universidades que adotaram integralmente ao sistema recebem 100% do bônus de vantagem que é aplicado na distribuição da verba proveniente do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

Atualmente a Federal de Uberlândia utiliza o vestibular próprio somente para entrada nos cursos com início no segundo período letivo. O conselho formado para discutir a questão se reunirá novamente na data de 13 de maio, quando poderá já tomar uma decisão definitiva.

Desta forma, e conforme orientado por Marisa, recomenda-se que os estudantes que pretendem ingressar na UFU no ano vem realizem sua inscrição no Enem 2016, cujo prazo de cadastro ficará aberto entre os dias 09 e 20 de maio.

Fonte: comunica.ufu.br

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *