UFSM Anuncia Adesão ao Enem e Sisu em 2015

Em 19 de dezembro, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) discutiu a extinção do vestibular e a aderência ao Enem, mas a decisão foi adiada com o alerta do atual reitor, Paulo Afonso Burmann, sobre a importância da decisão e necessidade de agilidade.

O atual processo seletivo da UFSM é feito através do Processo Seletivo Único e do Processo Seletivo Seriado (PSS), no qual são realizadas provas objetivas referentes ao primeiro (PS1), segundo (PS2) e terceiro (PS3) anos do Ensino Médio, além de uma prova de redação.

Dessa forma, nesta terça-feira (23), em nova reunião extraordinária, a Cepe aprovou, para 2015, a reserva de 80% das vagas da universidade para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os outros 20% das vagas serão reservadas para candidatos que concorrem através das notas das PS2 e PS3. O Processo de Seleção Selecionada (PSS) será extinto em 2016.

A gradativa mudança irá garantir que, a partir de 2018, somente haverá ingressantes na universidade a partir do Sisu. A necessidade de alterar o processo seletivo aos poucos não foi decisão da Universidade, a qual gostaria de reservar 100% das vagas para o Sisu. Porém, por determinação do Judiciário, que afirma que não haveria tempo para os alunos interessados na universidade se inscrevem no Enem, devido ao curto tempo em que a decisão foi tomada, a universidade precisou adotar o período de transição com ofertas parciais.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *