UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina

 

O processo que deu origem a UFSC iniciou com a criação do Instituto Politécnico do estado, em 1917, o qual ofereceu nos anos seguintes os primeiros cursos superiores em áreas técnicas. Tal instituto consistiu na origem remota da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Santa Catarina, que, por sua vez, foi desmembrada em duas quando da criação da universidade.

A UFSC foi fundada com o nome de Universidade de Santa Catarina, em dezembro de 1960, e contava com 847 alunos e 49 docentes provindos de sete faculdades isoladas que inicialmente a compuseram. Hoje a instituição possui mais de 80 cursos, entre turnos e habilitações.

 

Estrutura                        

A universidade possui 4 campi, conforme descrito abaixo.

A UFSC também oferece, através do Ensino a Distância (EaD), os seguintes cursos: Administração; Administração Pública; Biologia; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Filosofia; Física; Letras (Português, Espanhol e Inglês) e Matemática.

 

Processo Seletivo

O vestibular da UFSC é realizado em uma única fase, sendo que as provas são aplicadas em três dias consecutivos. No primeiro dia os candidatos respondem as questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou LIBRAS, questões de Segunda Língua (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano), além de Matemática e Biologia. No segundo dia, são aplicadas as provas de História, Geografia, Química e Física. No terceiro e último dia são resolvidas quatro questões discursivas mais a redação.

Ao realizar a inscrição, cada candidato poderá optar por utilizar as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no Vestibular da UFSC. O Enem pode representar 30% da pontuação final do vestibular, caso beneficie o candidato.  Caso a nota do exame diminua a pontuação final do vestibulando, ela será desconsiderada.

 

Para mais informações

Site da universidade: http://ufsc.br/

Vestibular: http://coperve.ufsc.br/

Educação a distância: http://ead.ufsc.br/