UFS – Universidade Federal de Sergipe

 

Após a origem das Faculdades de Ciências e da Escola de Química (1948), Faculdade de Direito e Faculdade Católica de Filosofia (1950), da Escola de Serviço Social (1954) e da Faculdade de Ciências Médicas (1961), foi atingida a quantidade mínima de escolas superiores necessárias para que fosse fundada uma universidade no estado de Sergipe.

Porém somente em 1963 a então Secretaria de Educação do estado deu início ao processo de criação da instituição, concretizado em 1967 e efetivado em 15 de maio de 1968, originando a Fundação Universidade Federal de Sergipe, a qual estava integrada ao sistema federal de ensino superior e incorporava todos os cursos superiores existentes no estado.

 

Estrutura

A UFS está presente em cinco campi de ensino presencial, listados abaixo:

  • Campus São Cristóvão (Sede): Av. Mal Rondon s/nº, Jardim Rasa Elze – São Cristóvão/SE. Tel.: (79) 2105 – 6600.
  • Campus Itabaiana: Av. Vereador Olímpio Grande, s/nº, Centro – Itabaiana/SE. Tel.: (79) 3432-8200. Site – http://itabaiana.ufs.br/.
  • Campus Laranjeiras: Praça Samuel de Oliveira, s/n,Laranjeiras-SE. Tel.: (79) 3281-2939. Site – http://laranjeiras.ufs.br/.
  • Campus Lagarto: Rua Padre Alvares Pitangueira, nº 248, Centro – Lagarto/SE. Tel.: (79) 2105-6550. Site – http://lagarto.ufs.br/.
  • Campus Aracaju: Compreende a área da saúde, localizado no Hospital Universitário na cidade de Aracaju.

A universidade também possui 15 polos de Educação a Distância, nos municípios de Arauá, Areia Branca, Brejo Grande, Estância, Japaratuba, Laranjeiras, Lagarto, Poço Verde, Porto da Folha, SãoDomingos, Carira, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Propriá e São Cristóvão.

 

Processo Seletivo

O Vestibular tradicional da instituição teve sua última edição em 2011. A partir de 2012 a UFS aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de avaliação do desempenho dos candidatos aos cursos de graduação presenciais. No ano de 2014 também acrescentou em seu processo seletivo o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
 
Para mais informações

Site da UFS: http://www.ufs.br/

Vestibular: http://www.ccv.ufs.br/ccv/index.html