UFPR amplia vagas para o Sisu e exclui Enem do Vestibular

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou que aumentará a quantidade de vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e não utilizará mais o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no vestibular tradicional.

Para compreender a mudança é preciso conhecer o modelo do processo seletivo da instituição. A exemplo de diversas outras universidades públicas, a UFPR utiliza duas formas de escolha de seus novos estudantes, conforme divisão abaixo.

  • Sisu – organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e que utiliza as notas da última edição do Enem como critério único de seleção.
  • Vestibular Tradicional – no qual os estudantes realizam as provas elaboradas pela universidade.

Até o momento, somente 10% de todas as vagas do processo eram preenchidas via Sisu. Além disso, o desempenho do Enem era utilizado para complementar a nota dos candidatos que tentavam o ingresso na UFPR via vestibular.

A partir do próximo processo seletivo, com entrada no primeiro semestre de 2015, a quantidade de vagas preenchidas pelo Sisu foi ampliada para 20%. Em compensação, as notas do Enem não serão mais contabilizadas na pontuação final dos candidatos do vestibular tradicional.

De acordo com o professor Mauro Belli, coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, essa medida contribui para aprimorar o vestibular da instituição ao mesmo tempo em que valoriza ainda mais a ferramenta do MEC:

“A utilização do resultado do ENEM é uma forma de reconhecer sua importância. Constatamos que valorizaríamos mais a participação dos candidatos naquele instrumento de avaliação aumentando as vagas destinadas ao SISU. E o aumento foi significativo, de dez pontos percentuais.”

Na edição de 2015 do vestibular da UFPR, cujas regras noticiadas já serão válidas, serão disponibilizadas 6.755 vagas. As provas serão aplicadas nos dias 2 de novembro (primeira fase), 30 de novembro e 1º de dezembro (segunda fase). As informações são da Assessoria de Comunicação Social da universidade.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *