UFPE altera sistema de cotas e se ajusta a nova lei

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publicou nota em sua página na internet, na noite de quinta-feira (30), informando que disponibilizará 870 vagas para cotistas no Vestibular 2013, a ser realizado no final deste ano.  Com essa medida a instituição se adequa a nova lei de cotas sociais e raciais sancionada nesta semana pela presidenta Dilma Roussef.

Esta edição do Vestibular UFPE oferecerá 6.961 vagas, sendo que o contingente de 870 reservadas aos cotistas corresponde a 12,5% do total, deixando a instituição em consonância com a Lei que estipula prazo até 2016 para que as universidades federais atinjam o total de 50% de vagas exclusivas para cotistas, numa progressão mínima de 12,5% ao ano, a partir de 2013. O preenchimento destas vagas, conforme a própria lei determina, será exclusivamente pelo desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entretanto a UFPE ainda não decidiu se irá aderir ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

A notícia também explica que, com a admissão da cotas, a UFPE decidiu suspender a sua política de bonificação de 10% sobre a nota conferida aos candidatos oriundos de escolas públicas. O parecer ainda esclarece que será preservado o modelo do Vestibular da universidade, utilizando o Enem 2012 como primeira fase e mantendo as datas das provas da 2ª fase para os dias 2 e 3 de dezembro.

O único evento do processo seletivo que pode sofrer alguma alteração de data, segundo pró-reitora para Assuntos Acadêmicos, professora Ana Cabral, é a data para abertura do período de inscrições, antes prevista para o dia 11 de setembro. Esse atraso, que será de poucos dias segundo a pró-reitora, ocorrerá em função dos “ajustes” a adoção das cotas. “Tão logo a Universidade delibere sobre a nova data, todos serão informados”, garantiu Ana Cabral.

 

Notícias relacionadas:

Leia nossos artigos sobre a polêmica:

 

Adquira gratuitamente o Manual Enem 2012: Um presente do InfoEnem

 

0 Shares:
1 comment
  1. Sistema de cotas será implementado na íntegra.

    A UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco, a UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, bem como a UFOPA – Universidade Federal do Oeste do Pará, já em 2013, implementarão integralmente o sistema de cotas. Em 2013, metade das vagas serão reservadas pela UFRPE, UNIVASF e UFOPA para alunos da rede pública.

    A Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, bem como a Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE já a partir de 2013 implementarão, em sua totalidade, o sistema de cotas para o ingresso de novos alunos nos seus cursos de graduação. Com a medida, 50% das vagas da UFOPA e da UFRPE serão reservadas para quem houver cursado todo o ensino médio em escolas públicas.

    O sistema de cotas, criado pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, e regulamentado pelo Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012, estabelece prazo de até quatro anos para a implementação total, mas a UFOPA, a UNIVASF e a UFRPE anteciparam-se e oferecerão 50% das vagas já em 2013.

    Salienta-se que desde 2010 a Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, em Petrolina- PE, antecipando-se à lei, decidiu disponibilizar 50% das vagas de todos os cursos de graduação para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública, cuja decisão foi tomada pelo conselho universitário da UNIVASF, a qual oferece cerca de 1.380 vagas anualmente, divididas entre 16 cursos de graduação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like