UFP (Portugal) Adere Enem Para Ingresso de Brasileiros

Na última semana a Universidade Fernando Pessoa (UFP), instituição privada de ensino superior de Portugal, anunciou adesão ao Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – como critério para ingresso de estudantes brasileiros.

Sediada na cidade do Porto, um dos principais municípios portugueses juntamente com a capital Lisboa, a UFP foi fundada em 1996 e oferece cursos de graduação nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Saúde e ainda em Ciência e Tecnologia.

Para confirmar o uso das notas do Enem, o secretaria de graduação da universidade firmou acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela organização e aplicação do exame nacional.

Vale mencionar, conforme esclarecido em nota oficial publicada pela assessoria de comunicação social do Inep divulgando a notícia, que a forma exata que a UFP usará o desempenho no exame para classificação dos brasileiros fica 100% a seu critério:

As IES portuguesas que usam os resultados do Enem têm liberdade para definir qual a nota de corte e os processos financeiros e acadêmicos para o acesso dos estudantes brasileiros aos cursos ofertados. O acordo favorece, principalmente, a comunicação entre as IES e o Inep para conferência dos resultados dos participantes que pretendem utilizar as notas do Enem na obtenção de uma vaga.

Informações relevantes a respeito do modelo de processo seletivo com uso do exame, prazos e períodos para inscrições no vestibular, além de mensalidades, formas de pagamento e condições para concessão de bolsas de estudos, poderão ser consultados diretamente no site da UFP na internet, por meio do endereço eletrônico www.ufp.pt.

Já São 29 Universidades Portuguesas Que Usam o Enem

De acordo com dados do Inep, a parceria com a Universidade Fernando Pessoa resulta no 29º acordo interinstitucional para uso do Enem, sendo o segundo só em 2018 com a Universidade Católica Portuguesa (UCP), ampliando ainda mais as opções de acesso ao ensino superior internacional por meio do exame.

A lista completa com cada uma dessas instituições que assinaram convênio interinstitucional desde 2014, juntamente com a data de firmação da união, podem ser consultada nesta página no portal do Inep.

Compartilhar
25 Temas

Receba GRATUITAMENTE um ebook com os possíveis temas da redação do Enem 2018




Sim Não
* Um produto Descomplica




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *