Ufob Dará Bônus Regional Para 80 Cidades no Sisu 2016

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) anunciou, por meio de sua assessoria de comunicação social, que ofertará bônus regional para estudantes oriundos de 80 cidades baianas com proximidade de até 150 quilômetros de qualquer uma das suas unidades sede, no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2016.

Desta forma, os candidatos destes munícipios receberão o acréscimo de 20% no desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015), uma vez que as notas das provas serão usadas como único critério para seleção de candidatos no sistema organizado e gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). A medida é válida para todos os 29 cursos disponibilizados pela Ufob.

É importante ressaltar que o MEC esclareceu que a iniciativa é legal e que não descumpre nenhuma das normas do edital do Sisu, motivo pelo qual o Critério de Inclusão Regional proposto pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) da universidade foi aprovado sem restrições.

Vale lembrar ainda que a Ufob destina metade das vagas oferecidas para estudantes que realizaram todo o ensino médio na rede pública de ensino, em conformidade com Lei de Cotas sancionada em agosto de 2012.

A reitora da Ufob, Iracema Veloso, explica entretanto que o candidato não pode utilizar o benefício do bônus regional cumulativamente com a concorrência como cotista:

Com o bônus, o candidato deverá optar pela ampla concorrência. Ele não pode, por exemplo, ter o bônus de 20% e concorrer pelo sistema de cotas. O estudante, mesmo que se enquadre no sistema de cotas, mas quiser obter o bônus, deverá optar pela concorrência universal. Uma vez aprovado, e possuindo o perfil de cotista, ele é enquadrado na assistência estudantil. Além disso, o bônus só é concedido a quem alcançar a nota de corte, que vaira de acordo com cada curso.

Além de estimular a participação e inscrição de candidatos da região dos campi da Ufob nos seus respectivos cursos, o bônus regional também aumenta a possibilidade de ingresso destes estudantes. A relação completa com as 80 cidades aceitas pode ser consultada aqui.

0 Shares:
4 comments
  1. Vocês não sabem a realidade pra estarem falando merda aí. O ensino público do oeste da Bahia é um dos mais prejudicados no Estado, principalmente o estadual. A grande dificuldade da gente que mora aqui é conseguir competir com pessoas de outras regiões que colocam as notas aqui, uma vez que a nota de corte na UFOB é baixíssima, é por causa da grande quantidade de pessoas entrando com notas altas, pessoas que se prepararam pra isso, tirando assim a oportunidade do pessoal da região daqui. Principalmente se referindo a Medicina, que foi a de maior nota ano passado no Brasil. Sei que não é desculpa falar isso, pois quem tem que se preparar somos nós, mas essa cota regional serve pra compensar a defasagem que é o ensino podre aqui da região, que até os cursinhos não tem qualidade. Não é só essa universidade que adota esse tipo de cota. Muitas em Pernambuco, como a UPE, em paraiba e no ceara possuem esse tipo de programa. Antes de saírem apontando, é bom vocês pesquisarem ao invés de sair apontando o dedo. De fato é triste saber que nem todas as universidades possuem esse tipo de programa, mas só concorda quem sabe a triste realidade que é aqui!

  2. Como faço para me mudar para a Bahia para ser médico? È preciso vários anos de residência, ou não ? Eu quero mamar na teta também. sou do sudeste e não tenho Bônus de 20% nas notas, o que entendo que com poucos pontos, mais 20% na nota do ENEM estarei aprovado em medicina facilmente, já que,aqui no sudeste e no sul a parada é duríssima, pois não temos estes maravilhosos bônus.
    eu também quero Bahia aí vou eu!

  3. Caramba, estou estupefato! Na mídia só se fala no nordeste, é impressionante a quantidade de ” Gênios” que os Bônus do ENEM estão produzindo nas regiões nordeste, norte e centro-oeste. È presidiário sendo aprovado em universidades federais, é criança de quatorze anos passando duas vezes em medicina, é criança do ensino fundamental sendo aprovado no SISU, é indiciado da lava-jato sendo também aprovado, é pai, filho, sogra , netos todos aprovados no SISU,è de impressionar qualquer cidadão brasileiro este ” Boom” de gênios nestas regiões. Com tantos “gênios” e mais o Bônus de 200 pontos( 20% em 1000 pontos) nas notas do ENEM, dados aos estudantes destas regiões, não há a mínima chance para os estudantes das regiões sul e sudeste. Que país é este?

  4. DAR BÔNUS PARA ALGUNS ALUNOS EM DETRIMENTO DE OUTROS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS É CONSTITUCIONAL? ISTO É LEGAL?
    BENEFICIAR ALUNOS DE DETERMINADAS REGIÕES EM DETRIMENTO DE ALUNOS DE OUTRAS REGIÕES É CONSTITUCIONAL EM UNIVERSIDADES FEDERAIS? QUE PAÍS É ESTE?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like