UFMT: Mais de 5 mil vagas pelo Sisu/Enem

Na ultima quinta-feira (15), no Diário Oficial da União (DOU), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) divulgou os editais com as normas, rotinas e procedimentos necessários ao ingresso, no primeiro e segundo semestres de 2012, nos cursos de graduação, nas modalidades de Sistema de Seleção Unificada (Sisu), nas categorias ampla concorrência e ação afirmativa, e de processos seletivos específicos para as sobrevagas destinadas a estudantes negros de família de baixa renda e para o curso de licenciatura em música.

Serão ofertadas 5.424 vagas, distribuídas entre todos os cursos de graduação regulares e presenciais, das quais 5.148 por meio da seleção unificada (Sisu) e 276 para sobrevagas, nos campi de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Araguaia.

Pelo Sisu, serão ofertadas 2.667 para o campus de Cuiabá (46 cursos), 1.011 para o Rondonópolis (17 cursos), 725 para o campus de Sinop (10 cursos), 400 para o campus do Araguaia, unidade Barra do Garças (oito cursos) e 345 para o campus do Araguaia, unidade Pontal do Araguaia (oito cursos). Na modalidade Sisu, 50% das vagas ofertadas são para ampla concorrência e 50% para ação afirmativa, sendo 30% para estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental e médio em escolas públicas e 20% para estudantes negros que cursaram integralmente o ensino fundamental e médio em escolas públicas.

Pelo processo seletivo específico para sobrevagas destinadas a estudantes negros de família de baixa renda, serão ofertadas 144 para o campus de Cuiabá (46 cursos), 56 para o campus de Rondonópolis (17 cursos), 40 para o campus de Sinop (10 cursos), 18 para campus do Araguaia, unidade de Barra do Garças (oito cursos) e 16 para o campus do Araguaia, unidade Pontal do Araguaia (oito cursos).

A seleção na modalidade Sisu, categorias ampla concorrência e ação afirmativa, será em fase única e exclusivamente com base no resultado do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2011. As duas primeiras convocações obedecerão à ordem de classificação do Sisu. Havendo vagas, após as duas primeiras convocações, os candidatos serão convocados pela UFMT, no endereço eletrônico http://www.ufmt.br/ingresso2012, obedecendo à ordem de classificação do Sisu.

Na categoria ação afirmativa, as vagas serão preenchidas com os candidatos que atenderem os seguintes requisitos: a) as vagas para egressos de escola pública serão preenchidas por estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental e o ensino médio em escolas públicas e que, no ato da inscrição, tiverem optado por essa categoria; b) as vagas para estudantes negros serão preenchidas por estudantes negros que cursaram integralmente o ensino fundamental e ensino médio em escolas públicas e que, no ato da inscrição, tiverem optado por essa categoria e se auto declarado negro. No caso de vagas remanescentes sem candidatos classificados no âmbito de cada segmento do programa de ação afirmativa, as vagas serão preenchidas conforme critérios estabelecidos no edital.

Já no processo seletivo sobrevagas, as inscrições destinadas a estudantes negros de família de baixa renda serão realizadas no período de 16 a 21 de janeiro de 2012, via internet, no endereço eletrônico http://www.ufmt.br/ingresso2012.

A seleção para as vagas na modalidade sobrevaga será em fase única, exclusivamente com base no resultado do Enem 2011, e a escolha do curso de graduação será por meio do sistema de seleção da UFMT, disponível no endereço eletrônico http://www.ufmt.br/ingresso2012, no mesmo período de escolha dos demais cursos no Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Os candidatos classificados no processo seletivo específico para as sobrevagas destinadas a estudantes negros de família de baixa renda deverão acessar o endereço eletrônico http://www.ufmt.br/ingresso2012 para realizar a pré-matrícula no período a ser definido em edital complementar.

Processo seletivo curso de licenciatura em música – O processo seletivo específico para o curso de graduação de licenciatura em música será por meio das modalidades: Sisu, categorias ampla concorrência e ação afirmativa, e processo seletivo para as sobrevagas destinadas a estudantes negros de família de baixa renda. As inscrições serão por meio do sistema de seleção da UFMT, no período de 16 a 21 de janeiro de 2012, via internet, no endereço eletrônico http://www.ufmt.br/ingresso2012.

Somente os candidatos com certificação de habilidades específicas em música, expedida pela UFMT ou emitida por conservatórios e/ou outras escolas devidamente reconhecidas, poderão pleitear vaga para curso de licenciatura em música.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *