UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

 

Criada em 1927, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma instituição pública de ensino superior de excelência, reconhecida como referência nacional em termos da produção acadêmico-científica e da formação de profissionais. Atualmente, oferece 75 cursos de graduação e 70 de pós-graduação stricto sensu e 84 lato sensu, em todas as áreas do conhecimento, reunindo cerca de 50 mil alunos.

 

Estrutura

A UFMG organiza-se em três campi:

  • Campus Pampulha: reúne a Reitoria, os órgãos da administração central e a maioria das Unidades Acadêmicas;
  • Campus Saúde: onde se localizam a Faculdade de Medicina, a Escola de Enfermagem e o Complexo do Hospital das Clínicas;
  • Campus Montes Claros: onde se localiza o Instituto de Ciências Agrárias. A Faculdade de Direito e a Escola de Arquitetura localizam-se na região central de Belo Horizonte.

A instituição oferece ampla rede de museus, espaços de ciência e de fruição cultural, como o Centro Cultural, o Conservatório UFMG, o Museu de História Natural e Jardim Botânico, todos abertos ao público. A Editora UFMG e suas livrarias são espaços de aquisição de conhecimento. Eventos como o Festival de Inverno e o Festival de Verão também propiciam a aprendizagem. No que se refere à saúde, a UFMG oferece atendimento à população por meio do Hospital das Clínicas, na área central de Belo Horizonte, e do Hospital Risoleta Tolentino Neves, na região norte da cidade, além de atendimento odontológico, realizado no campus Pampulha. Para os animais, o atendimento é feito no Hospital Veterinário. O Centro Esportivo Universitário (CEU) e o Centro de Treinamento Esportivo (CTE) constituem espaço para o esporte e o lazer.

 

Processo seletivo

Segundo edital publicado pela própria instituição, o Concurso Vestibular UFMG 2013 foi dividido em duas etapas.

A Primeira Etapa corresponde às provas objetivas do ENEM 2012. A nota final da Primeira Etapa será calculada como a soma das provas objetivas do ENEM após a conversão de cada uma delas para a escala de 25 pontos e será representado com precisão de 4 (quatro) casas decimais. A nota máxima da Primeira Etapa será 100 (cem) pontos. Esta nota final será utilizada para a convocação dos candidatos que poderão se submeter à Segunda Etapa do Concurso.

A  Segunda Etapa do Vestibular UFMG  2013 constará de  Provas  Específicas por curso ou habilitação, no valor correspondente a 125 (cento e vinte e cinco) pontos. Também comporá a nota da Segunda Etapa a pontuação da Prova de Redação do ENEM 2012, convertida para a escala de 0 (zero) a 25 (vinte e cinco). A nota máxima da Segunda Etapa será de 150 (cento e cinquenta) pontos.

 

Para mais informações:

Pagina da UFMG: https://www.ufmg.br/ 

Pagina do processo seletivo: https://www.ufmg.br/copeve/site_novo/index.php