UFMG Readota Entrada Única Por Meio do Sisu 2016/1

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou, no final do ano passado, que a partir deste ano passará a adotar uma entrada única de estudantes, utilizando exclusivamente o Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2016/1).

Com a mudança, a instituição deixa de participar da segunda edição do sistema, que normalmente ocorre entre junho e julho, passando a classificar os alunos que ingressarão nos dois semestres unicamente pela edição de janeiro.

Portanto, aqueles que prestaram o Enem 2015 e desejam ingressar na federal mineira, mesmo que para cursos que iniciam no segundo período letivo, será necessário se inscrever no primeiro Sisu deste ano, cujas inscrições começam na próxima segunda-feira, 11.

De acordo com explicação de Jaime Ramírez, reitor da UFMG, uma das principais vantagens da adoção da entrada única é a otimização no preenchimento dos postos, reduzindo a quantidade de vagas remanescentes:

[…] devemos tomar todas as medidas necessárias para que os recursos sejam mais bem aproveitados e dar aos candidatos melhores condições para que eles se organizem para estar no ensino superior.

Vale lembrar ainda que a universidade usou por décadas a entrada única, porém por meio do seu vestibular tradicional. A exceção ficou por conta dos anos de 2014 e 2015, nos quais a UFMG lançou mão das duas edições do Sisu.

Outra novidade neste processo seletivo é a reserva de vagas para cotistas sociais e raciais, que subiu para 50% do total em cada curso, em conformidade com a Lei de Cotas, que neste ano chega à sua fase final de implementação.

Fonte: Boletim UFMG

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like