UFMA aprova acréscimo de 20% nas notas de maranhenses no Enem

No último dia 09 de outubro, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Maranhão aprovou, por unanimidade, a política educacional afirmativa que acrescentará, , a partir de 2018, 20% nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos estudantes de escolas públicas e privadas do Maranhão que tentarem ingressar na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A proposta ainda será encaminhada para a Pró-Reitoria de Gestão e Finanças (PROGF) para definição de questões administrativas antes da publicação da resolução.

A bonificação aprovada pelo Consepe será dada à todos os estudantes que cursaram o 9º ano do ensino fundamental e os três anos do ensino médio em escolas públicas ou privadas do Maranhão e que disputarem uma vaga em algum curso de graduação no campus da própria UFMA.

A principal finalidade da proposta, que teve como autor o deputado Marco Aurélio (PCdoB), é reduzir a exclusão de estudantes maranhenses do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), principalmente quando considerado a grande evasão de candidatos aprovados naturais de outros estados brasileiros, principalmente após os primeiros semestre da graduação.

O parlamentar responsável pela proposta falou sobre a aprovação da Consepe:

Fico imensamente feliz pelo acolhimento da reitora e dos conselheiros e, também, pela participação muito forte da Assembleia Legislativa e de toda a população. Agora vamos à confirmação dessa política, com a implementação dessa ação afirmativa

Nair Portela, reitora da UFMA garantiu a continuidade do processo. “A proposta é que os alunos já possam participar do Enem deste ano com essa Resolução assinada e definida”, afirmou Nair.

Vale ressaltar que o bônus para moradores do estado ou da região também é utilizado por outras instituições federais de ensino superior. O principal exemplo vem da Universidade Federal do Pará (UFPA), que concede bônus de 10% aos candidatos que tenham cursado todo o ensino médio na Região Norte, mais especificamente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Thatyelen

❤❤❤❤ Q Deus abençoe essa mente brilhante❤❤❤???

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *