UFBA – Universidade Federal da Bahia

 

A instituição teve seu início em 18 de fevereiro de 1808, quando o Príncipe Regente Dom João VI institui a Escola de Cirurgia da Bahia, primeiro curso universitário do Brasil. Ainda no século XIX, incorporou os cursos de Farmácia (1832) e Odontologia (1864), a Academia de Belas Artes (1877), Direito (1891) e Politécnica (1896). Já no século XX foi criada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1941).

Entretanto, somente em 1950 a universidade foi federalizada pelo fundador e primeiro reitor, Edgard Santos, passando então a receber o nome de Universidade Federal da Bahia, que carrega até hoje.

 

Estrutura

Veja abaixo a lista dos campi que compõem a infraestrutura da UFBA.

 

Processo Seletivo

A UFBA divide seu Vestibular em duas etapas. A primeira corresponde ao desempenho dos candidatos na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A segunda fase, exclusiva para os Cursos de Progressão Linear (CPL), consta de provas discursivas e de Redação.

Para os Cursos Superiores de Tecnologia (CST) e os Bacharelados Interdisciplinares (BI) não há provas da segunda etapa, de forma que as notas do Enem correspondem ao critério único de seleção.

 

Para mais informações

Site da UFBA – https://www.ufba.br/

Vestibular – http://www.vestibular.ufba.br/