UFBA adotará Enem como 1° fase

O Conselho Acadêmico de Ensino da Universidade Federal da Bahia (UFBA) decidiu nesta quarta-feira (7/12), que o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) substituirá a primeira fase do vestibular para os cursos de progressão linear (cursos tradicionais). A universidade já utiliza as notas do Enem para a seleção dos candidatos às duas novas modalidades de curso da instituição, os Bacharelados Interdisciplinares e Cursos Superiores de Tecnologia.

Segundo nota divulgada pela UFBA, a segunda etapa do vestibular continuará sendo aplicada pela própria universidade. A decisão vale para o processo seletivo 2013, que deve ser aplicado no segundo semestre de 2012.
As discussões sobre a adoção do Enem tiveram início no primeiro semestre deste ano. Em julho, foi realizado um seminário sobre o tema com a presença de representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep – órgão responsável pela organização do Enem) e dos pró-reitores de graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que já adotam o exame.  Assim como nas duas universidades citadas, a UFBA não adotará o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o qual seleciona os candidatos exclusivamente através da nota do Enem.

O vestibular deste ano fica marcado como última edição em que houve provas da primeira fase, que foram realizadas nos dias 13 e 14 de novembro. Na 2ª fase, que será realizada entre os dias 18 e 22 de dezembro, os candidatos aprovados serão submetidos às Provas Específicas do curso pretendido e a uma Redação, comum a todos os cursos.

A data prevista para divulgação do resultado do processo seletivo 2012 é dia 31/01/2012.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *