Todos malotes do Enem 2013 terão lacre eletrônico

Ontem, dia 23 de julho, durante uma coletiva de imprensa em Brasília, Aloizio Mercadante (Ministro da Educação) anunciou diversos dados que demonstram o aumento dos investimentos de toda a estrutura logística na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Uma das informações mais relevantes foi a garantia, por parte do ministro, de que todos os malotes que levarão as provas do Enem 2013 terão lacre eletrônico, inclusive com localização por GPS. No total serão 63.340 malotes. 

Esses lacres registram o momento exato do fechamento do malote na gráfica e o horário em que foi aberto no local de aplicação da prova, aumentando assim toda a segurança do processo de distribuição. “A vantagem é que temos total segurança do trajeto e do momento em que o lacre é aberto”, disse Mercadante. Na distribuição de provas do ano passado (2012) 10 mil malotes, de um total de 48.341, tiveram o equipamento instalado (Veja a matéria do ano passado).

Ainda de acordo com as informações fornecidas pelo ministro, nesta edição de 2013, serão 15,7 milhões de provas e uma logística que envolverá 1.661 municípios, 15.576 locais de prova e 9.480 rotas de distribuição. Apenas a título de comparação, no ano passado foram 12,7 milhões de provas, em um processo que envolveu 1.615 municípios, 15.076 locais de prova e 9.788 rotas de distribuição.

De fato, os números estratosféricos e a importância do Enem pediam ações mais contundentes em relação a sua segurança.  Ponto para o MEC.

Ainda referente à coletiva, além do aumento dos números referentes ao sigilo do exame, a equipe que acompanhará a correção das provas neste ano também será maior. Serão 8.400 corretores, 280 supervisores e 35 coordenadores. Comparativamente, em 2012, foram 5.600 corretores, 230 supervisores e 12 coordenadores.

O ministro afirmou que os avaliadores serão monitorados continuamente durante todo o processo de correção. “Todos os corretores estão passando por uma capacitação de 136 horas e haverá uma avaliação permanente, online, durante o processo de correção”, garantiu Mercadante.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like