Tipos de gráficos no Enem 2020

O assunto da postagem de hoje será a matemática! De maneira específica, vamos analisar em nossa postagem quais são os tipos de gráfico de maior incidência nas provas do Enem. Para isso, vamos apresentar os principais tipos de gráficos cobrados na prova, além de avaliar como o conteúdo pode ser cobrado no Enem, utilizando para isso uma questão exemplo retirada de provas anteriores.

Tipos de gráficos

Todos sabemos da importância dos gráficos nos dias atuais. Com um volume cada vez maior de informações em nosso dia a dia, uma ótima maneira de organizar os dados importantes é através da utilização de gráficos. Além disso, os gráficos são utilizados nas empresas como maneira de administrar recursos, vendas e direcionar a tomada de decisões.

Percebida essa importância, é claro que este assunto seria cobrado nas provas do Enem. A grande maioria das questões cobradas neste exame utilizam principalmente quatro diferentes tipos de gráficos: em colunas, em barras, em pizza e em linhas. Vamos ver a seguir um pouco sobre cada um destes gráficos.

Gráficos em colunas

Os gráficos em colunas são os mais utilizados de modo geral. Este tipo de gráfico é utilizado para indicar dados quantitativos sobre algumas variáveis, não dependendo de proporções para isso. Os valores quantitativos serão indicados na vertical, enquanto os dados qualitativos serão fornecidos no eixo horizontal.

Fonte: https://ensinarhoje.com/atividade-com-grafico-de-colunas-times-de-futebol/

Gráficos em barras

Os gráficos em barras possuem a mesma finalidade dos gráficos em colunas. No entanto, os dados quantitativos estão posicionados sobre o eixo horizontal, enquanto os qualitativos se encontram sobre o eixo vertical.

Fonte: https://www.vooo.pro/insights/guia-basico-para-plotar-graficos-usando-o-matplotlib-do-python-parte-2/

Gráfico em pizza

Diferente dos demais, os gráficos em pizza são muito utilizados para questões que envolvem a proporcionalidade. Nestes gráficos, normalmente são utilizadas porcentagens em relação a um aspecto principal.

Fonte: https://exceleasy.com.br/escolher-o-melhor-tipo-de-grafico-no-excel/grafico-de-pizza/

Gráficos em linhas

Por fim, mas não menos importante, estão os gráficos em linhas. Estes gráficos são utilizados para a demonstrar a sequência numérica de algum dado ao longo do tempo, ou seja, este tipo de gráfico é utilizado para apresentar regressões ou evoluções de alguma série de dados, como o número de casos do Coronavírus no Brasil, por exemplo.

Fonte: https://canaltech.com.br/saude/boletim-brasil-atualiza-numero-de-casos-confirmados-e-mortes-por-covid-19-163228/

Como este conteúdo é cobrado no Enem?

O fato principal é que devemos analisar os gráficos! Devemos analisar o que cada gráfico está representando e qual o comportamento dos gráficos em cada situação. Além disso, podemos utilizar os gráficos para comparar algum dado, além representar algum movimento em questões de física. Veja a seguir uma questão da prova de 2017 do Enem, que utiliza um gráfico de pizza.

Quanto tempo você fica conectado à internet? Para responder a essa pergunta foi criado um miniaplicativo de computador que roda na área de trabalho, para gerar automaticamente um gráfico de setores, mapeando o tempo que uma pessoa acessa cinco sites visitados. Em um computador, foi observado que houve um aumento significativo do tempo de acesso da sexta-feira para o sábado, nos cinco sites mais acessados. A seguir, temos os dados do miniaplicativo para esses dias.

Analisando os gráficos do computador, a maior taxa de aumento no tempo de acesso, da sexta-feira para o sábado, foi no site”

a) X.

b) Y.

c) Z.

d) W.

e) U.

Resposta: alternativa A!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhore conteúdos e informações sobre o Enem 2020!