Termina Hoje o Prazo Para Inscrição no Sisu 2° Semestre

Termina as 23:59 desta sexta-feira (07/06), o prazo para se inscrever para as vagas disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ingresso no segundo semestre de 2019. Para a realização da inscrição o candidato deve acessar a página do Sisu (disponível neste link) e realizar a sua inscrição até as 23:59 de hoje! Os resultados serão divulgados a partir da próxima segunda-feira (10/06).

Balanço das vagas oferecidas

De acordo com os dados divulgados pelo ministério da educação e cultura (MEC) na última segunda-feira (03/06), são oferecidas pelo Sisu 2° semestre 59 mil vagas! Essas vagas, divididas entre as instituições públicas de ensino superior contemplam 1731 cursos em 76 instituições diferentes por todo o Brasil!

Em comparação com o mesmo período do ano passado, a quantidade de vagas oferecidas para o segundo semestre de 2019 é cerca de 3,8% superior e, quando levamos em consideração a quantidade de instituições participantes da seleção, este número aumenta para 11,8%!

Os cursos que apresentam a maior quantidade de vagas oferecias são, nesta ordem, administração, pedagogia e ciências biológicas. Os estados com maior quantidade de vagas disponibilizadas são Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Paraíba. A instituição com maior número de vagas oferecidas é a Universidade tecnológica Federal do Paraná, com 4388 vagas!

Procedimentos para a inscrição e funcionamento da seleção

Para a realização da inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) são necessários dois pré-requisitos principais: o primeiro é ter realizado a prova do Enem 2018, comparecendo aos dois dias do exame e o segundo é ter obtido nota superior a zero na prova de redação. Ao atender estes requisitos, o candidato deve acessar a página do Sisu (disponível neste link) e realizar o seu login, com número de inscrição e senha utilizados no Enem 2018.

O candidato poderá escolher entre duas opções diferentes de cursos, sendo a primeira opção prioritária. Caso a nota não seja suficiente para a primeira opção, será averiguada para a segunda escolha de curso. Vale destacar que o sistema do Sisu atualiza as notas de corte diariamente, atualizando a nota de corte por curso, turno e também através das modalidades.

Antes de se candidatar a uma vaga, o candidato deverá primeiro averiguar sua nota e compará-la ao corte, uma vez que as notas não serão sempre as mesmas devido a utilização de pesos diferentes através das diferentes instituições. Por exemplo, um curso de engenharia pode atribuir peso maior para as questões relacionadas a matemática e ciências da natureza, por acreditar que estes conceitos apresentam maior relevância para os ingressantes no curso. Portanto fique atento!

E se eu não for selecionado em nenhuma opção de curso?

Caso não seja aprovado, o candidato deve manifestar interesse na lista de espera, que acontecerá entre os dias 11 e 17 de junho! As convocações através da lista de espera acontecerão a partir do próximo dia 19. Além disso, o candidato pode esperar por outros programas, como o ProUni e também o Fies, os quais explicaremos adiante.

Fique ligado no InfoEnem para receber as melhores notícias sobre o Enem, além de conteúdos novos diariamente!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *