Temas Redação Enem 2014 – Meio Ambiente

Um assunto sempre em alta em diversos vestibulares é a preocupação com o meio ambiente. Apesar disso, não chega a ser repetitivo, já que é possível pensar em vários temas dentro desse assunto, inclusive relacionados a água. Para lembrar a diferença entre assunto e tema, leia nosso artigo sobre isso aqui.

Confira nossas sugestões:

1) A problemática da gestão de resíduos urbanos no Brasil

Em 2010, foi promulgada a lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos que está em fase de consolidação. Diversas são as problemáticas sobre a gestão de resíduos no Brasil, principalmente porque a geração de lixo anual é muito grande. Se não está interado nesse tema, aproveite a dica para pesquisar!

2) O custo-benefício da geração de energia através de renováveis

Energia renovável é uma demanda muito alta para o século XXI a fim de diversificar mais a matriz energética brasileira. Porém, para isso, é necessário investimento em pesquisas e modernização de tecnologias, além de ser menos rentável financeiramente do que a energia não renovável. Esses prós-e-contras podem ser utilizados como argumentação.

3) Embate entre agronegócio e preservação de florestas

Um grande conflito brasileiro atual é o existente entre os interesses do agronegócio e a preservação do meio ambiente. Isso, inclusive, é refletido no Poder Legislativo, através das bancadas ruralistas e ambientalistas. É um tema polêmico mas que poderia ser bem direcionado através de uma coletânea adequada.

4) Sustentabilidade nas empresas: nova visão de negócio

Neste século, um dos nomes mais em alta nas empresas é: sustentabilidade. Em uma redação com esse tema, seria importante salientar a importância das empresas se adequarem a essa demanda, podendo considerar diversos motivos, por exemplo, redução de custos, marketing verde, impacto social, etc.

Esses são os possíveis temas sobre Meio Ambiente que listamos hoje. Que tal treinar mais sua dissertação antes de domingo? Aproveite nossas dicas e bom estudo!

0 Shares:
4 comments
  1. Discute-se, no Brasil e no mundo, como aliar o desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental. A pauta sobre sustentabilidade é importantíssima em virtude da escassez dos recursos naturais, e porque a nossa qualidade de vida depende diretamente do meio ambiente.

    Embora tenhamos em nosso território mais fontes naturais de água doce do que qualquer outro lugar no mundo, já começamos a sentir os nefastos efeitos de uma crise hídrica. Ora, a água é o elemento mais importante para a vida humana, após o ar; porém, parece que não nos demos conta disso ao poluir os rios, ao utilizar a água potável sem parcimônia, não tendo uma gestão efetivamente sustentável e poluindo o ar impetuosamente. Nesse contexto, vale ressaltar que já existem muitas nações que precisam importar grande parte dos alimentos que consomem por não ter as terras cultiváveis que nós temos. Tudo isso demonstra a premente necessidade de ter um planejamento estratégico, tático e operacional na administração dos recursos naturais para as presentes e futuras gerações.

    Com efeito, são diversas as doenças e mortes causadas pela poluição atmosférica. Entrementes, continuamos com o pensamento de querer aumentar o nosso Produto Interno Bruto a todo custo, produzindo e vendendo cada vez mais automóveis, desmatando as florestas e expandindo as indústrias a fim de gerar o máximo de lucros – como se as matérias-primas fossem inesgotáveis. Assim, se a nossa saúde pressupõe um meio ambiente ecologicamente equilibrado, não deveríamos estar mais preocupados com a natureza do que com o desenvolvimento econômico? Alguns países já perceberam que sim e, ao invés de buscar aumentar o PIB, estão aprimorando o Produto Interno de Felicidade, baseado na qualidade de vida dos seus habitantes.

    Evidencia-se, portanto, que a escassez dos recursos naturais – imprescindíveis como a água -, e a poluição crescente do solo, dos rios e, principalmente, do ar que respiramos impõem uma gestão mais eficiente, na qual o desenvolvimento sustentável seja a principal preocupação das políticas públicas.

  2. Eu gostei muito dos temas enviados, gostaria de receber mais conteúdos
    obrigada
    Rosilda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like