Temas Possíveis para a Redação do Enem 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – de 2016 será realizado nos dias 05 e 06 de novembro, ou seja, faltam exatos 39 dias para a prova de Linguagens e Códigos e para a tão esperada prova de Redação. Há menos de 40 dias do exame, está na hora de revisarmos quais são os possíveis temas deste ano.

Tendo em mente a complexa elaboração e logística do exame, que deve ser produzido, testado, impresso e distribuído para os locais de aplicação de prova por todo o Brasil, o tema da proposta de redação do Enem 2016 já está definido há algum tempo, no mínimo, desde o mês de julho.

Levando isso em consideração, os candidatos devem pesquisar quais foram os assuntos relevantes para a sociedade brasileira ao longo do 1º semestre de 2016 e do 2º semestre de 2015 e buscar informações consistentes sobre eles, além de análises profundas a fim de se informar e de estar preparados para o momento da prova de redação.

Nesta coluna, já publicamos textos sugerindo alguns temas, trazendo uma análise detalhada sobre eles. Vamos recordar?

Homofobia na Escola

Acreditamos que o assunto “homofobia” e temas como “combate à homofobia”, por exemplo, é um tema possível para a proposta de redação do Enem 2016. Infelizmente, a discriminação e o preconceito sofridos por homossexuais, transexuais, travestis e bissexuais, ou seja, pela comunidade LGBT, ainda são violências persistentes no Brasil que devem ser combatidas. Veja o artigo completo.

Envelhecimento Populacional

O Brasil está envelhecendo e, segundo pesquisas,daqui a alguns anos, será um país majoritariamente idoso. O que devemos mudar na infraestrutura social para cuidarmos bem dos cidadãos mais velhos, que estão na terceira idade? Qual será o impacto desse envelhecimento? Confira a matéria sobre o tema.

Trabalho Escravo no Brasil no Século XXI

A escravidão foi abolida no nosso país em 1888; fomos os últimos a assinar a Lei Áurea, mas, em pleno século XXI, ainda existe trabalhos análogos à escravidão no Brasil que vitimizam crianças, adultos, homens e mulheres. Saiba mais.

Cultura do Estupro no Brasil

Neste ano de 2016, casos de estupros coletivos foram destaques na imprensa e muito se falou sobre a cultura do estupro, isto é, uma cultura patriarcal e machista que culpabiliza a vítima e justifica o agressor ou o estuprador. Entenda melhor o assunto.

Esporte e Prática de Atividade Física no Brasil

Com a realização das Olimpíadas, temas como esporte e prática de atividade física foram debatidos por toda a sociedade brasileira como um meio de inclusão social e combate ao sedentarismo e à obesidade. Ver coluna completa.

Projeto Escola Sem Partido

O Projeto Escola Sem Partido tem criado muitas polêmicas e discussões entre seus idealizadores e professores, educadores e gestores, incluindo aí também a sociedade como um todo. Atualize-se sobre a questão.

Zika Vírus no Brasil

A epidemia de Dengue e do Zika Vírus, seguido do nascimento de bebês com microcefalia, colocou a saúde brasileira em xeque no início de 2016. Compreenda mais sobre o tema.

Refugiados no Brasil

Como podemos abrigar e receber adequadamente os refugiados sírios, por exemplo, que sonham em recomeçar suas vidas longe da guerra? Leia mais.

Além dos temas já abordados por esta coluna, ressaltamos também:

  • Doação de Órgãos
  • Doação de Sangue
  • A Adoção no Brasil – por casais homoafetivos e heterossexuais
  • A Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
  • A Questão Hídrica no Brasil – desperdício e falta de água

E você, leitor, tem algum palpite? Compartilhe conosco!

Escreva redações de temas como estes e receba correções personalizadas no modelo Enem! Clique aqui e saiba como.
 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

 
**Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *