Tema da Redação do Enem 2016 (Segunda Aplicação) Aborda Racismo

Como de praxe nas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) sempre anuncia na internet o tema da redação após o início da avaliação. E na segunda aplicação do Enem 2016, neste domingo (4 de dezembro), não foi diferente: o tema da redação trata dos “Caminhos para combater o racismo no Brasil”.

De acordo com nota divulgada pela Assessoria de Comunicação Social do Instituto, a proposta oferece aos candidatos quatro textos de apoio: um que aborda a condição do homem negro; um artigo de lei que define que o preconceito de raça ou de cor é crime; peça publicitária que diferencia racismo de injúria racial; e por fim um esclarecimento sobre ações afirmativas.

Os candidatos têm a disposição folhas extra de rascunho no caderno de provas do segundo dia e também uma Folha de Resposta para qual deve transcrever a Redação, que tem ser feita em texto dissertativo-argumentativo com o limite de 30 linhas.

Os participantes devem ficar atentos também aos motivos que podem levar sua redação a ser anulada, ou seja, obter a nota zero, como a “fuga total ao tema” e “desrespeito aos direitos humanos”, por exemplo. A lista completa, conforme o edital do Enem, pode ser consultada aqui.

Além da produção textual, os candidatos têm que resolver 90 questões objetivas, sendo 45 de Linguagens e mais 45 de Matemática e suas Tecnologias. O tempo para resolução das provas é de 5h30min, uma hora a mais que o primeiro dia, justamente por conta da Redação.

Em breve publicaremos uma análise completa sobre o tema em nossa Coluna de Redação que ocorre todas às quintas-feiras, assim como fizemos a neste artigo sobre os “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, tema da prova textual da primeira aplicação do Enem 2016.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




2 Comentários

Gilselaine Cervantes spegiorin

As informações são importantes para que possamos dá-las aos nossos alunos. Ajuda a mantê-los mais tranquilos para o ENEM.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *