Taxa do Enem Pode Ser Paga em Bancos, Lotéricas e Correios Até Dia 23

Encerradas as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio na noite da última sexta-feira (18), os candidatos que realizaram sua inscrição e não obtiveram o benefício da isenção deverão pagar a taxa do Enem 2018 em bancos, casas lotéricas ou até mesmo agências dos Correios até dia 23 de maio, próxima quarta-feira. O procedimento é imprescindível para que o participante esteja confirmado para as provas que serão aplicadas em 4 e 11 de novembro (saiba mais).

Conforme explicado pelo próprio Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, apesar de ser do Banco do Brasil, o boleto da Guia de Recolhimento da União (GRU) pode ser pago em qualquer agência da rede bancária, incluindo outras instituições como Caixa Econômica Federal, Banco Itaú, Santander e Bradesco, entre outros.

Os candidatos podem realizar o pagamento via internet banking, pelo computador, smartphone ou tablet, pelos terminais de caixas eletrônicos ou ainda na boca do caixa nos bancos. O importante é respeitar sempre os limites dos horários bancários, pois caso o pagamento seja realizado após a hora limite, ainda que na data prevista para quitação do boleto, a compensação será feita apenas no dia seguinte, acarretando na desconsideração do pagamento e consequente cancelamento da inscrição do candidato.

Ainda segundo a assessoria de comunicação social do instituto responsável pela organização e aplicação do Enem, não serão aceitos pagamentos após o vencimento do prazo e o dinheiro não será devolvido ao candidato pré-inscrito, bem como não existirá estendimento desta etapa:

Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa de inscrição, ainda que o último dia do prazo, 23 de maio de 2018, seja feriado estadual, distrital ou municipal no local escolhido pelo participante para o pagamento da taxa.

Todos os anos, boa parte dos estudantes acaba ficando de fora do Enem por não pagar a taxa de inscrição. Na edição de 2017, por exemplo, de um total de 7.603.290 de registros realizados, somente 6.141.089 inscrições foram confirmadas, revelando que em torno de 1,5 milhão de pessoas não quitou o boleto.

Para evitar este tipo de situação o Inep recomenda que os participantes não deixem para realizar o pagamento no último dia ou últimas horas, de forma a não correr riscos de perder o exame por conta de imprevistos.

Para gerar e imprimir o arquivo no formato PDF da GRU basta seguir os passos desta matéria.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *