Tarefa de Casa Para a Redação do Enem 2016

Estamos apenas no segundo final de semana deste mês de julho, portanto ainda há tempo para aproveitar as férias e acelerar sua preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016), que acontecerá daqui a quatro meses.

Para lhe dar uma forcinha nesse momento, trazemos hoje uma “tarefa de casa” para você não perder o contato com seus estudos no fim de semana. A atividade que propomos hoje é direcionada para a prova de Redação.

Como já de ter ouvido, a melhor forma de aperfeiçoar seus textos é escrevendo regularmente. Portanto, segue a sua lição de casa, divida em duas partes:

  • Parte 1: Faça uma dissertação-argumentativa – modelo textual cobrado no Enem – com no mínimo 7 e no máximo 30 linhas. Seu texto deve conter a estrutura do referido tipo textual, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Lembre-se que esta última deve trazer uma proposta de intervenção social viável e que respeite os Direitos Humanos.

Quanto ao tema, utilize, de preferência, um atual, que tenha possibilidade de cair no exame. Você pode aproveitar, por exemplo, aquele apresentado em nossa Coluna de Redação de ontem: Atividade Física no Brasil. Se preferir, pode escolher um dos 20 Possíveis Temas da Redação do Enem 2016 levantados pela nossa equipe.

Mas não pense que a atividade parou por aí. Segue a continuação abaixo.

  • Parte 2: peça para seu professor de redação fazer a correção. Caso não frequente uma escola ou cursinho, não tem problema. Peça para um parente ou amigo, mesmo que sem especialidade com redação, ler seu texto e levantar possíveis questionamentos. Discuta o tema com a pessoa, anote tudo o que for levantado, releia o texto, reflita e reescreva o que julgar necessário.

Pode ter certeza que, cumprindo as duas partes da tarefa proposta nesta matéria, estará realizando um ótimo exercício para sua preparação para a redação do Enem 2016. Lembre-se que fazer isso uma única vez não é o ideal. Quanto mais praticar, melhor. Procure repeti-la durante as próximas semanas de férias e observe a evolução de sua escrita.

Agora é com você. Mãos à obra e até a próxima!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *