Seleção de Avaliadores da Redação do Enem 2017

Desde o último dia 10 de julho estão abertas as inscrições para o curso de capacitação para seleção de avaliadores da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017. O curso de capacitação e a seleção serão promovidos pela Fundação Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista) e ambos têm sido amplamente divulgados pela mesma na internet como um todo, mas sobretudo nas redes sociais, algo que não acontecia quando era outro o consórcio que realizava tal processo.

Além da ampla divulgação, o que também mudou foi o prazo para as inscrições. Até o ano passado, os candidato tinha de uma semana a dez dias somente para se inscrever; agora, a Fundação Vunesp deu do dia 10 ao dia 30 de julho para professores de Língua Portuguesa se inscreverem. Estes profissionais, por sua vez, precisam ter graduação concluída nos cursos de Letras (Língua Portuguesa) ou Linguística, mas não podem ter qualquer vínculo (indireto ou direto) com cursos preparatórios para o ENEM.

Todos os profissionais cujas inscrições forem deferidas farão, a distância, o curso de capacitação que será ministrado entre os dias 12 de agosto a 10 de setembro; aqueles que forem selecionados terão seus nomes divulgados no dia 20 de setembro. O número de avaliadores selecionado dependerá do número final de inscritos no ENEM.

Os avaliadores selecionados farão, nos dias 18 e 19 de novembro, em uma das 16 cidades polos (a ser escolhida pelo candidato no momento da inscrição) a capacitação presencial de avaliadores e é bom ressaltar que a Fundação Vunesp não dará nenhuma ajuda de custo para nenhum avaliador se deslocar e/ou se alimentar nestes dois dias. Portanto, cada avaliador terá de arcar com as despesas de viagem e alimentação caso a cidade escolhida não seja a sua, o que acontecerá, provavelmente, com muitas pessoas. Já nos dias 20 e 21 haverá um pré-teste e, após esta etapa, a correção efetiva começará.

A correção efetiva da prova de redação do ENEM é realizada por cada avaliador em um local seguro escolhido por cada um; o mais recomendado é que os avaliadores façam este trabalho em suas residências e de maneira sigilosa, isto é, sem espalhar aos quatro ventos o que está fazendo.

Isso faz parte da responsabilidade de ser avaliador de um exame de alta relevância e que tem um alto impacto na sociedade como um todo como o ENEM. Trata-se do futuro de milhões de pessoas que depende de uma nota em um exame, algo que não resume a vida de ninguém, mas do modo como está funcionando, define os próximos passos dos candidatos, pois determina se eles ingressarão em uma universidade ou faculdade ou não.

Muitos profissionais buscam trabalhar em correções e em avaliações de exames e de vestibulares para ter um dinheiro extra, mas é um trabalho que exige dedicação, atenção, sigilo e muita responsabilidade. Não dá para considerar um “bico” e fazer de qualquer jeito.

As inscrições podem se feitas pelo Portal do Colaborador da Vunesp até a próxima segunda-feira.

Desejamos a todos os candidatos a avaliadores da prova de redação do ENEM boa sorte no processo seletivo e que todos os que forem selecionados tenham um excelente trabalho, aprendam bastante (pois aprendemos muito em correções e avaliações como essa) e que façam as avaliações da forma mais imparcial, justa e responsável possível.

Até a próxima semana!

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

 
**Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas!

Compartilhar

Comentários

Inep Não Mudará Critérios de Correção da Redação do Enem 2017 | infoEnem

[…] recentemente curso de capacitação presencial em São Paulo, direcionado para quem disputa vaga na seleção para corrigir as provas escritas do […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *