Saiba Como Alterar Dados da Inscrição do Enem 2018

Se você preencheu alguma opção errada no formulário de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018), saiba que é possível alterar dados (não todos, apenas alguns!) enquanto o período de cadastros ainda está aberto, portanto até às 23h59min do dia 18 de maio.

Antes de mostrar como fazer a mudança das informações, vale esclarecer que o sistema do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – permite trocar as seguintes escolhas:

  • informações pessoais – identidade, estado civil, nacionalidade, estado e cidade de nascimento, endereço pessoal;
  • atendimentos – especializado e específico. Mesmo que o candidato tivesse indicado previamente que não necessitaria de nenhum destes recursos, poderá fazê-lo posteriormente caso seja preciso. A exigência de anexar documentos em determinados casos segue normalmente;
  • município de prova – nesta tela é possível trocar a cidade de realização da prova, lembrando que o local exato com endereço será informado apenas em outubro, juntamente com o cartão de confirmação da inscrição do Enem 2018;
  • opção de língua estrangeira – aqui o candidato pode substituir a opção de língua estrangeira, entre espanhol e inglês;
  • contato – telefone fixo, número de celular com DDD e e-mail pessoal. Com estes dados é o que candidato faz a recuperação de sua senha (saiba mais), caso não se lembre;
  • senha – a qualquer momento o estudante pode alterar sua senha de acesso ao sistema de inscrições do exame. Inclusive logo após fazer a recuperação a recomendação é trocar sua senha provisória.

Caso tenha errado o preenchimento de alguma opção do questionário socioeconômico ou da situação do ensino médio, infelizmente não será possível corrigir essas informações submetidas.

Passo a Passo Para Trocar Informações da Inscrição do Enem

  1. acesse a página do participante, pelo endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante;
  2. faça o login no sistema com o número de CPF, senha e selecione a imagem indicada;
  3. no menu da barra lateral a esquerda, escolha o tópico que deseja alterar e clique nele;
    altere todos os dados necessários como no exemplo da imagem abaixo e clique em “salvar”.

Feito. Agora seus dados estão trocados. Você pode fazer novas mudanças quantas vezes quiser, desde que dentro do referido prazo de inscrições.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




100 Comentários

ana emilia

preciso mudar o email e nao estou conseguindo pq nao aparece essa alternativa na pagina

Responder

Fernanda

Me casei, e como já tive outras inscrições meu nome aparece automaticamente, porém agora tenho o nome de casada, como fazer para alterar ?

Responder

William

Fiz a inscrição para o Enem mas meu nome saiu errado e não tem como eu muda, não sei o que fazer

Responder

Rosana da Silva florencio

Eu preciso MT de ajuda , quando eu fiz a inscrição no ano passado eu tava morando com o meu pai e depois no ProUni coloquei o meu endereço atual que é com o meu pai, porém coloquei o endereço atual no ProUni quando fui ver entrou um endereço automático do meu antigo endereço , como faço para resolver isso já liguei para o mec , já entrei em contato com a instituição que ganhei bolsa e nada!!!! Estou muito triste não queria perder a bolsa só por causa de um erro de endereço alguém me manda um e-mail [email protected] se alguém saber o que tenho que fazer.

Responder

sabrina lira

meu RG esta errado na prova
e agora? pode alterar, ainda a chefe de sala me falou pra entrar no site mais ate agora nao achei nada que pudesse alterar

Responder

Rafael

> Estou tendo o mesmo problema

Responder

[email protected]

Eu fiz minha inscrição no ENEM, e paguei a taxa e, e fui no site ver se tava tudo certo, então vi que o meu nome está errado. Fui na receita federal, corrigi, e liguei para o MEC, o homem me disse que no dia que saísse o local da prova meu nome estaria correto, mas pelo visto era mentira! Perdi o ENEM do ano passado por causa disso, e agora não querem corrigir de novo!

Responder

Tatiana Baldoino

também a conclusão de ensino médio da minha filha errada e vimos depois que fechou onprazo ?como faço. Ela não pode perder o Enem deste ano.

Responder

Tatiana Baldoino

Eu coloquei também a conclusão de ensino médio da minha filha errada e vimos depois que fechou onprazo ?como faço. Ela não pode perder o Enem deste ano.

Responder

Tatiana

Eu coloquei também a conclusão de ensino médio da minha filha errada e vimos depois que fechou onprazo ?como faço. Ela não pode perder o Enem deste ano.

Responder

Felipe

Eu botei um email que não uso mais e gostaria de mudar ele por esse aqui [email protected] pode mudar pra esse ai

Responder

Marise Pinheiro Ribeiro

Q pena, mudei de Belém do Pará para São Paulo, minha inscrição do Enem realizada com sucesso e agora vou perder, pq não posso trocar.
Será que o MEC não tem uma estratégia para resolver essa situação?

Responder

Kelly

Acho injusto não conseguir alterar o local da prova , eu morava em SP agora estou no ES . NÃO TEM CONDIÇÕES IR EM SP SO PARA FAZER ESSA PROVA, vou perder o enem por causa disso.

Responder

glecilene

gente estou precisando de ajuda.Madei um amigo fazer minha escrição do enem,ele fez só que errou meu email,eu paguei o boleto e não chegou nada pra mim ainda;e ainda não tenho mais o numero de telefone que foi feito a escrição,o que fazer?!estou desesperada se alguém poder mim ajudar eu agradeço!

Responder

Tainá Dutra

Fiz o cadastro do meu marido, esta tudo correto, porém ao retornar na página do candidato vi que ele estava com sexo FEMININO. Acredito que tenha sido um ‘missclick'(erro se seleção de item pelo scroll do mouse), pq era impossível eu ter colocado sexo F. Enfim, gostaria de saber se alguém sabe se é possível entrar em contato com o mec para que possa ser corrigido.
Desde já, grata!

Responder

Mickael Marques

Mudei de estado, e meu Enem foi confirmado no estado que eu morava recife , agora estou em santa Catarina , tentei alterar mais nao consigo estou triste pois corro risco de perder o Enem .

Responder

Kelly

Estou na mesma situação mudei de SP para o Es

Responder

Juliane Araújo Lima

Fiz minha inscrição do Enem e não vi que curso posso cursar sera fiz algo errado

Responder

Bhianka Silveira da Silva

Eu não sabia qui dava pra marca todas as provas pois eu queria fazer toda duma vez agora não consigo VB alterar

Responder

Cristiane

Fiz a inscrição tudo certo, porém meu pai faleceu e minha mãe teve que trocar seus documentos passou a usar nome de casada para poder receber a pensão do meu pai falecido já que está na idade de aposentada. E quando ela trocou seu nome já tinha acabado o período da inscrição. E agora não consigo migrar o nome dela para o de casada. Estou desesperada com medo de não aceitarem e achar que é fralde. O que faço agora ?

Responder

Ayrton

sinceramente, eu acho muito injusto não poder alterar o local de provas, eu mudei de cidade e agora não vai ter condições de fazer a prova pois o local onde eu ia fazer é longe e não posso faltar o trabalho. 🙁

Responder

Camila

> comigo aconteceu o mesmo!

Responder

antonio

> concordo com vc!me aconteceu o mesmo e vou perder por ter que mudar de endereço.

Responder

lidiane

eu na minha inscrição coloquei um endereço antigo, mais mudei de casa. e agora como faço, tentei altera mais não conseguir.

Responder

Dandara

Escrevi o número da identidade faltando um dígito e só agora percebi.. Como posso corrigir isso, sendo que o prazo para alterações terminou?

Responder

Sérgio

SISU: Todas as instituições federais de ensino participantes do Sisu terão vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, de acordo com a Lei de Cotas, e há instituições que disponibilizam, também, uma parte de suas vagas para políticas afirmativas próprias. Assim, em determinados cursos, pode haver três modalidades de concorrência: vagas de ampla concorrência, vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas e vagas destinadas às demais ações afirmativas da instituição; o candidato deverá, no momento da inscrição, optar por uma destas modalidades, de acordo com seu perfil.

Responder

Camila

Errei o número do meu grupo mas só percebi depois do prazo e agora?

Responder

Patrick Radaelli

Coloquei uma escola em que eu n havia estudado(mas coloquei essa pois nao achava a minha) vou poder fazer o enem mesmo assim?

Responder

Vitor

Meu Uf de identidade saiu errado, ainda posso fazer algo ?

Responder

Bianca

Boa tarde!!
Não fiquei satisfeita com a primeira resposta que tive da atendente, então hoje eu liguei novamente para o MEC. A pessoa que me atendeu deixou claro que as informações desse questionário da inscrição do Enem NÃO IRÃO MIGRAR para o sistema do Sisu, apenas as notas serão passadas, sendo assim, terá um novo questionário da escolaridade.
Deixei claro pra ela também a minha reclamação da falta de comunicação, afinal, no questionário só tinha TIPO DE ESCOLA, não deixava, de forma clara, que era apenas do Ensino Médio.

Responder

Marília

> BIANCA, boa noite!!! Estou passando pelo mesmo problema que você! (Sabemos que ficou super ambíguo no site, mas não vou nem falar disso…)
Gostaria de saber se podemos ter alguma certeza em relação a isso do outro questionário, ou se a moça da ligação estava se referindo apenas ao sisu de 2018… Tenho medo que mude tudo no 2019, visto que essa informação de Escolaridade também mudou… Compartilho da sua preocupação!!! Temos o direito, e erramos devido a um erro deles.

Responder

Bianca

> Ela me informou que a questão da escolaridade mudou porque o Enem agora só atende Ensino Médio, então a informação sobre Ensino Fundamental não teria mais interesse. Olha, ela me garantiu que essas informações não iriam migrar! E, realmente, penso que não tem porque migrar, são sistemas diferentes.
Devemos nos acalmar e não ficar ansiosos, vamos focar na prova e esperar o Sisu ano que vem. Creio que tudo dará certo! Como já disse em outro comentário, nós temos provas que somos de escola pública!

Responder

Marília

> BIANCA
Também fiz a ligação, e a moça do SISU me informou que as informações não migrariam, e que uma coisa não tinha relação com a outra…
Só fico preocupada porque não me lembro de ter respondido algum questionário no SISU… Lembro que já íamos escolher os cursos logo, assim que fazia o login no site… Você lembra desse questionário??

Responder

Bianca

> Há um novo questionário sim!! Bem logo por sinal.

IAN

> QUAL NUMERO QUE VOCE LIGOU ?

Responder

Bianca

> 0800 616161

Responder

Wilton

> Exatamente o mesmo problema! Estou fazendo meu 4 enem e nunca cometi esse erro.
Estudei o ensino médio todo em escola pública e o fundamental em particular. Coloquei os dois quando perguntaram do ensino. Agora aparece que estudei parte do ensino médio em escola particular o que não é verdade. Também espero que essa informação não passe adiante e nos impossibilite de concorrer as cotas. No mais é esperar..

Responder

julia

> Estou com a mesma preocupação, respondi com a mesma interpretação de vocês. Espero que dê certo e não mude nada esse. Temos esse direito

Responder

Mari

> Pessoal que errou nessa questão de Ensino Médio, parte em escola particular,
criamos um grupo no Whatsapp para falarmos:
https://chat.whatsapp.com/E99g9mQwJpx8gQCSAEJAlV

Responder

Nihara

> Olá, eu estou no 3 ano do ensino médio e quando fiz minha inscrição da isenção eu coloquei acidentalmente que vc estou cursando o ensino médio mas não iria concluir este ano. Quero saber se há possibilidades de haver algum problema. Me ajude pf

Responder

Sérgio

> SISU: Todas as instituições federais de ensino participantes do Sisu terão vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, de acordo com a Lei de Cotas, e há instituições que disponibilizam, também, uma parte de suas vagas para políticas afirmativas próprias. Assim, em determinados cursos, pode haver três modalidades de concorrência: vagas de ampla concorrência, vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas e vagas destinadas às demais ações afirmativas da instituição; o candidato deverá, no momento da inscrição, optar por uma destas modalidades, de acordo com seu perfil.

Responder

Andriele

Eu preenchi errado na hora de preencher o formulário que dizia se eu obtive o meu certificado de ensino médio no enceja mas eu não obtive,eu confundi enceja com neeja pois na mesma ganhei meu certificado.Eu já conclui o ensino médio no neeja.

Responder

Luize

Pra galera que assim como eu teve problema com a escolaridade, quesito que não pode ser mudado de acordo com o edital, mas que teoricamente é um direito podermos mudar um fato que foi cadastrado errado, indico questionarem isso diretamente com o MEC pelo site: https://faleconosco-mec-cube.call.inf.br/
Quanto mais gente mostrar que não foi somente um simples erro de interpretação, até porque se fosse não seria tão grande o número de pessoas que erraram, maior será a probabilidade de auxilio aos que infelizmente marcaram errado.

Falem gente, é um direito: https://faleconosco-mec-cube.call.inf.br/

Responder

Marília

> Luize, boa noite!!! Estou passando pelo mesmo problema que você!!! Tentei entrar nesse site para registrar a queixa, mas não consigo fazer o cadastro!!! Clico em enviar, mas não enviam meus dados! Já mudei de computador e tudo! Como vc fez???
Precisamos reclamar para não sermos prejudicadas!!
Bjs

Responder

João Lucas Rodrigues de Oliveira

Minha escola não confirmou ! E agora não consigo adicionar Minha escola ! Alguém pode me informar se tem alguma influência isso ? Se souber me mandem msg PF ! WhatsApp: (85) 985786248
Queria saber se influência em alguma coisa e se for Ruim me orientem como resolver

Responder

Daniel Alves

Coloquei a modalidade de ensino: regular vai te problema ??

Responder

Larissa Rocha Simoni

Eu selecionei a opção q dizia q eu não estava completando o ensino médio em 2018 e eu estou .
Como posso fazer para mudar isso???

Responder

Igor

>fiz o contrário se souber me avisa por favorr !!

Responder

Bianca

Eu também cometi o mesmo erro. Fiz o ensino médio em escola pública e optei por metade em escola pública e metade em escola particular, afinal todo ano eles faziam a mesma pergunta, só que incluindo o ensino fundamental. Por costume e falta de atenção, errei!
Acabei de entrar em contato com o MEC, e a resposta que me deram foi: aguarde o edital do Sisu. As informações podem migrar do site do Enem para o Sisu ou terá um novo questionário.
Como todo ano tem um outro questionário, estou confiando nisso. Afinal, temos todo uma documentação para provar.

Responder

ALEXANDRA

> Também cometi o mesmo erro.

Responder

Luize

> > Eu também tive esse problema e quando eu liguei me disseram que não dava pra mudar a informação, mas que eu poderia tentar mandar uma mensagem diretamente para o MEC pelo site: https://faleconosco-mec-cube.call.inf.br/

Então eu acredito que se todos que tivemos esse problema enviarmos, podemos conseguir alguma coisa.

Responder

Radamez

> Cometi o mesmo erro. Achei que fosse uma pergunta do ensino em geral, pois ao longo da minha vida acadêmica estudei meio pública e meio particular, entretanto o ensino médio estudei só em particular. Tentei reparar o meu erro ligando no 0800 várias vezes e mandei e-mail para o INEP, mas não obtive sucesso, eles não dão opção de alteração de dados e nem contato humano imediato. Portanto… O que fazer? Será que isso vai prejudicar caso consiga uma boa pontuação para entrar em uma Universidade?

Responder

Paulo

> Bianca, cometi o mesmo erro. O que você quis dizer com esse questionário que fazem todo ano?

Responder

Bianca

> Todo ano ao fazer a inscrição do Enem tinha uma pergunta de qual tipo de escola você frequentou no ensino fundamental e no ensino médio. Esse ano, na parte de escolaridade só tinha: Tipo de Escola, você só saberia que era do Ensino Médio se passasse o mouse em um interrogação bem pequena ao lado. Portanto, não ficou claro!! Por isso, tantas pessoas, como nós, erramos.

Responder

Bianca

> Esse novo questionário que eu falo, é quando abre as inscrições do Sisu.
Respondemos um grande questionário, o qual informamos o tipo de escola que frequentamos, a renda da nossa família, cor da pele…

Responder

Paulo

> Entendi. Talvez tenhamos a chance de alterar esse dado quando formos nos cadastrar no sisu, mas acho que vamos perder as cotas 🙁

Responder

Bianca

> Não podemos perder. Nós temos documentos que provam que somos de escola pública.

Marília

> tô com muito medo de perder as cotas!!! alguém já encontrou uma informação mais segura????

Igor

> ora qual e-mail você mandou ?

Responder

Larissa

> errei na mesma coisa

Responder

Beatriz

Coloquei que não vou concluir o ensino médio esse ano, mas vou concluir, como mudo isso? Tenho medo de não conseguir passar por conta disso

Responder

Weney

> Você conseguiu resolver estou com o mesmo problema?!

Responder

maiza

> tbm quero saber… alguem responde pf

Responder

Yasmin Gaspar

> tambem estou com o mesmo problema o que fazer? Não posso perder um ano de estudos por uma informação errada que estou tentando corrigir.

Responder

mariana

estou com o mesmo problema, vocÊ resolveu como? Pois vou concluir o 3º ano e coloquei que “Estou cursando o Ensino Médio, mas não concluirei no ano letivo de 2018”

Responder

Renan

> também cometi o mesmo erro

Responder

mariana

> estou com o mesmo problema, vocÊ resolveu como? Pois vou concluir o 3º ano e coloquei que “Estou cursando o Ensino Médio, mas não concluirei no ano letivo de 2018”

Responder

Pablo Peixoto

coloquei a escola errada, como eu corrijo, pfvr alguém me ajude, me chame no wpp para me informar por favor, meu número é 038 9 99492701

Responder

Lu

Tbm quero saber muito, Coloquei a escola errada e o boleto nao apareceu.

Responder

João Lucas Rodrigues de Oliveira

> tmbm queria saber disso !

Responder

Jord lucio

Alguém poderia mim informar como faço para alterar o nome da minha mãe no enem, liguei no numero 0800616161 mas so da incorreto .

Responder

Juliana

> O da minha inscrição também está errado, entrei em contato e disseram que tem que finalizar a inscrição, entrar em contato com a receita federal pra fazer a alteração e entrar em contato com o Enem de novo.

Responder

Igor

> quais são os e-mails

Responder

Débora Bispo Gonçalves da Silva

Nao consigo alterar meu nome. Assim q coloco o cpf ja aparece o meu nome e é o de casada. Mas me divorciei e voltei com meu nome de solteira. Meus documentos sao todos nome de solteira. Vou em alterar dados pessoais mas só consigo mudar outras coisas e o nome nao. Alguem me ajuda por favor

Responder

Fernando

Coloquei oa escola errada e nao consigo trocar, não sei oque fazer, me ajudem!

Responder

Silvana Carvalho

> Clica em ” município da prova ” escolha a opção que você deseja e clica em ” próximo ” e confirma.

Responder

Maria De Fátima da Silva Alves

Eu coloquei que não tava estudando e que não havia concluído o ensino médio mais eu já concluir…
Como faço tem algum telefone pra ligar e informa-lo corretamente.

Responder

lainy

> infelizmente aconteceu a mesma coisa comigo, fui fazer a inscricao do meu filho e errei, agr me sinto culpada.

Responder

Alexsandra

Eu tb informei o ano de conclusão dos alunos do ensino médio errado, eles estão no 3º ano doensino médio, só que a opção marcada e que eles ainda estão cursando. Como deve proceder neste caso? Será que eles ficarão prejudicados por causa desta informação errada?

Responder

Bianca Gonçalves

Coloquei quarta série e na verdade meu filho esta no terceiro ano ,estou preocupada será que vai dar errado? ???

Responder

Marcio

> eu tambem.

Responder

Marcio

> Abri um chamado para corrigirem.

Na pagina do ENEM, selecionar ATENDIMENTO ONLINE no canto inferior esquerdo. Seguir instruções.
No menu do canto direito superior selecionar ABRIR CHAMADO.

Responder

Paulucci

Coloquei a conclusão do ensino médio errada e não estou conseguindo trocar.. alguém pode dar alguma dica?? Ou oque pode acontecer se eu não conseguir concluir a minha inscrição quando chegar no final????? Grato.

Responder

Gabriela

> fiz a mesma coisa e nao sei oque fazer

Responder

SULLYAINY SOUSA SILVA

Alguém poderia mim informar como faço para alterar o nome da minha mãe no enem, liguei no numero 0800616161 e disseram para mim ir até a Receita Federal para concerta meus documento e em seguida entrar em contato porem meus documentos já estão todos corretos. Como faço agora para arrumar isso?

Responder

Adriana

Vc conseguiu!? >

Responder

Juliana

> Estou com o mesmo problema :/

Responder

Carla Torres

Na hora de colocar nome não coloquei meu último sobrenome

Responder

J.O

Mas tem o número da central que diz se o participante errar os dados pessoais ele deverá entrar em contato.
E não simplesmente corrigir por conta própria e salvar.
Alguém poderia me explicar melhor ?
Agradeço desde já.

Responder

MARINA

Eu errei na hora de colocar a renda mensal será que tem problema? Se sim como resolvo?
vai ter alguma influencia? prejudicará meus pais?

Responder

Alessandra Morato

Na hora de colocar os dados sobre minha escolaridade eu errei, estudei em escola particular ,mas coloquei que estudei somente em escola públicas, to preocupada ,porque isso não para alterar mais ! Será que vai dar problemas futuros?

Responder

Vitória

> tbm fiz isso, to com medo

Responder

Maria Fernanda

> eu errei também, pq achei que a pergunta se referia a toda minha escolaridade e não só o ensino médio kkkk daí coloquei que estudei tanto em escola pública quanto privada sendo que eu só estudei o ensino médio em pública e realmente não pode mudar mais :/ espero que não dê nenhum problema

Responder

xx

gente to desesperada!!! aconteceu o mesmo comigo, eu estudei o fundamental todo em pública e o médio no particular, achei que a pergunta se referia ao meu ensino geral e não só no médio e marquei parte em escola pública e parte em particular>

Responder

Yasmin

> Eu fiz a mesma coisa ! Tô desesperada T.T

Responder

Sheron Nunes Machado

> eu também KKK achei que fosse um pergunta geral, não especificamente sobre o ensino médio AAA

Responder

Gabriel

> eu também, acho que vamos concorrer em ampla concorrência

Responder

Gabriel

> também coloquei isso, tamo ferrado! Vamo concorrer em ampla concorrência eu acho

Responder

maria clara

> tambem acanteceu o mesmo comigo

Responder

Erick

> Conseguiu alguma informaçao??? Tbm fiz isso, se tiver alguma noticia estou no aguardo

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *