Saiba como administrar o tempo no Enem 2014

Durante todo o ano de 2014 publicamos dezenas de artigos com dicas de estudos para você aproveitar ao máximo o tempo de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio, que ocorrerá daqui a exatos 30 dias.

Neste estágio final, a prioridade deve ser as estratégias que deverão ser aplicadas durante as provas. E a dica de hoje certamente é uma daquelas orientações indispensáveis para todos que almejam um alto desempenho no exame.

Sem dúvida o tempo é o maior inimigo do candidato do Enem. De nada adianta se preparar o ano todo e, na hora da prova, por tudo a perder por não conseguir responder a todas as questões ou preencher o gabarito completo. Mas fique tranquilo que, seguindo à risca a estratégia desta matéria, não haverá possibilidade de perder a batalha contra o relógio. Veja como administrar o tempo no Enem 2014:

A Estratégia

O modelo da prova do Enem traz 180 questões mais a redação divididas em dois dias. No primeiro dia, você responderá 90 questões em 4 horas e meia, enquanto no segundo, terá 5 horas e meia para resolver 90 questões e escrever a redação. Considerando que você reserve uma hora para produzir seu texto, em ambos os dias terá 270 minutos (4h30) para solucionar as 90 itens.

Em teoria, você terá uma média de 3 min. para resolver cada questão. Entretanto, é necessário passar todas as respostas para o gabarito, tarefa que leva em torno de 20 min. para ser executada.

Na prática, para dar conta de tudo isso, nossa estratégia é a seguinte.

Resolva, em média, uma questão a cada 2 min e 30 segundos no Enem 2014.

Desta forma, você terminará de resolver todas as questões em 3h e 45 min. Os 45 min restantes serão utilizados para preenchimento do gabarito e resolução daquelas questões em que ficou em dúvida e deixou de lado durante a prova.

Agora você deve se perguntar: Como irei controlar o tempo se não posso utilizar relógio no Enem? Simples. Neste ritmo de 2 min 30 seg por questão, você resolverá uma média de 24 questões por hora. Desta forma, ao final da primeira hora, você deverá ter resolvido aproximadamente 24 itens. Depois de duas horas, 48. E assim por diante. Observe o esquema abaixo:

tempo Enem

Não pense que apenas conhecer esta estratégia é o suficiente. Sua aplicação exige disciplina e muito treino. Recomendamos que pratique participando de simulados e resolvendo provas anteriores. Para isso você pode adquirir nossas Apostilas Enem 2014, que traz todas as questões das últimas 5 edições do exame resolvidas e comentadas.

Confira também o vídeo explicativo desta técnica, que utiliza como exemplo a prova do Enem 2012.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *