Saiba as Principais Informações Sobre o Enem Digital

Na postagem feita na última terça-feira (acesse aqui a postagem!), indicamos sobre uma importante novidade no Enem 2020, que é a presença da prova digital! Como toda novidade, a prova digital do Enem gera dúvidas entre os candidatos, e em nossa postagem de hoje vamos divulgar as informações existentes sobre este novo modelo de provas do Enem.

Logo do InfoEnem

O Enem digital está confirmado em 2020?

Sim, o Enem digital está confirmado já para o ano de 2020. Inclusive, já possui até mesmo datas confirmadas. As provas digitais do Enem serão aplicadas em dois domingos consecutivos (11 e 18 de outubro) e antes das provas regulares do Enem, que ocorrerão nos dias 1 e 8 de novembro.

Posso participar das provas digitais do Enem 2020?

A participação nas provas digitais do Enem 2020 será opcional, e ocorrerá no ato da inscrição. No entanto, como se trata de um projeto piloto, as provas digitais serão aplicadas para um total de 50000 alunos, o que equivale a cerca de 1% do total de inscritos nos anos anteriores! Assim, espera-se que as vagas para as provas digitais se esgotem rapidamente. Vale ressaltar que o valor da inscrição será o mesmo para as provas regulares e digitais.

E como funcionará o Enem digital?

Primeiramente, apenas o total de 50000 alunos farão a prova inteiramente digital, neste ano de 2020. Além disso, as provas serão aplicadas em 15 capitais, que são: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). No projeto-piloto de 2020 foram investidos cerca de 20 milhões de reais, não sendo comprados ainda computadores. A ideia para este ano é utilizar os equipamentos de instituições das cidades participantes.

Para os anos seguintes (2021 a 2025), a pretensão do Inep é aumentar o investimento, aumentando assim o tamanho do projeto piloto, mas ainda mantendo a participação digital opcional. Somente a partir de 2026 as provas do Enem passariam a ser completamente digitais, incluindo o Enem para as pessoas privadas de liberdade (PPL).

Resumo

Para realizar um fechamento desta postagem, vamos elencar as principais informações referentes ao Enem digital:

  • As provas digitais já ocorrerão no ano de 2020, para até 50000 alunos;
  • No entanto, as provas digitais serão aplicadas somente em 15 cidades (capitais);
  • A participação digital será opcional até o ano de 2026;
  • As pessoas privadas de liberdade (PPL) somente participarão do Enem digital a partir de 2026.
  • As provas digitais do Enem 2020 serão realizadas nos dias 11 e 18 de outubro.

Com isso, reunimos as principais informações referentes a realização das provas digitais do Enem 2020, assim como o projeto do Inep para a transição entre as provas regulares e digitais até o ano de 2026. Para manter-se sempre atualizado, além de acessar diversos conteúdos muito importantes para as provas do Enem, fique ligado aqui, no portal InfoEnem!