Revisão Geral Sobre Ligações Químicas Para o Enem

Se tentarmos descobrir do que é feito um material, seja ele sólido, líquido ou gasoso, veremos que ele sempre terá em sua composição um conjunto de átomos. Entretanto, talvez mais importante do que entender um único átomo, seja compreender o conjunto deles e suas ligações, seja entre átomos de um mesmo elemento ou de elementos diferentes.

Cada ligação pode ser de três tipos: covalente, iônica ou metálica. Através de uma delas, os átomos se ligam, formando as moléculas, que juntas darão origem aos muitos materiais que conhecemos. Entretanto, estas ligações não ocorrem aleatoriamente, pois alguns átomos tendem a se ligar a outros. Então como saber quais átomos se atraem e qual tipo de ligação eles farão?

Para responder essa pergunta, devemos relembrar que um átomo possui camadas eletrônicas e a última delas é a chamada camada de valência. Se você não lembra, veja aqui. Para que ele fique estável, a camada de valência deve ter 8 elétrons, para átomos com mais de uma camada, ou 2 elétrons, para aqueles que possuem apenas uma. Portanto, se um átomo não possui estes 8 elétrons na última camada, ele tende a se atrair por outro que o complete.

Ligação Covalente

Ocorre quando dois átomos compartilham seus elétrons. O oxigênio, por exemplo, possui seis elétrons em sua última camada, logo, ele precisa de mais dois para se estabilizar (O2). Se temos dois átomos de oxigênio, cada um precisa de dois, portanto, um pode compartilhar dois elétrons com o outro, formando assim uma ligação covalente. Na imagem abaixo podemos observar essa ligação, sendo que as bolinhas azuis são os elétrons de cada átomo.

Ligação Iônica

Acontece quando os elétrons são doados ou recebidos, e não compartilhados, como na anterior. O nome iônica se dá porque este tipo de ligação ocorre entre íons, mais precisamente, entre cátions e ânions, sendo que os cátions doam elétrons enquanto os ânions recebem. No exemplo abaixo, podemos ver que o sódio (Na+) possui apenas 1 elétron em sua última camada (representada pela cor laranja) e 8 na penúltima (em azul), enquanto o Cloro (Cl) possui 7 na última. Logo, se o sódio doar um elétron para o cloro, ambos ficarão com 8, atingindo a estabilidade.

Ligação Metálica

Se dá quando uma nuvem de elétrons faz com que átomos de metais permaneçam juntos. Este tipo de ligação, que ocorre somente entre átomos de um único elemento, permite que os materiais tenham propriedades como maleabilidade e ductibilidade.

Agora podemos pensar nos outros elementos, analisando a sua distribuição eletrônica e determinar que tipo de ligação eles farão, algo que é cobrado frequentemente nos grandes vestibulares.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




2 Comentários

joélia

Eu gostaria de receber sempre o materiais da prava para o Enem.
é muito enriquecedor, vai ajudar para fazer uma boa prova .

Desde já obrigada:

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *