Revisão de Geografia – Diferentes Tipos de rochas

Com certeza, você já reparou que existem diferentes tipos de solos, alguns mais avermelhados, outros mais escuros, outros mais arenosos… Isso decorre das rochas a partir das quais eles foram formados, assunto deste artigo que revisa o conteúdo da área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estas, por sua vez, são formadas por minerais e dividem-se em três tipos principais, ígneas, sedimentares e metamórficas.

Rochas Ígneas ou Magmáticas

Também chamadas de magmáticas, são aquelas que se formaram a partir da solidificação de minerais quando a Terra passava pelo processo de resfriamento. Por um mesmo processo de resfriamento, estas rochas podem ser formadas pelo magma que é expelido pelos vulcões ou em camadas interiores da Terra. Quando são formadas no interior da Terra são denominadas intrusivas e, quando expelida pelos vulcões, extrusivas. Alguns exemplos de rochas ígneas são o basalto, o granito e o feldspato.

Rochas Sedimentares

São formadas pela deposição de camadas de sedimentos. Através de erosão, do movimento da água nos rios e mares, dos intemperismos como chuva, vento e neve, as rochas se desgastam, formando partículas soltas, as quais se aglomeram com o tempo e dão origem às rochas sedimentares. A argila, o arenito e calcário são exemplos de rochas deste tipo.

Rochas Metamórficas

Aquelas que se transformam de acordo com as condições do ambiente, principalmente com a temperatura e a pressão. O mármore, por exemplo, é um exemplo de rocha metamórfica, que forma-se a partir do calcário, assim como a ardósia, formada a partir da argila.

É importante lembrar que muitos dos processos que ocorrem na Terra são cíclicos, como é o caso das rochas. Enquanto algumas se desgastam, outras se formam, outras se transformam, de modo que estas três categorias se mantenham presentes no meio em que vivemos.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *