Resultados Dos Pedidos de Isenção da Taxa de Inscrição do Enem 2019 Serão Liberados Hoje

Estarão liberados a partir desta quarta feira (17/04) os resultados referentes aos pedidos de isenção da matrícula do Enem 2019. Os resultados, divulgados após uma semana do último dia de solicitações, estão disponíveis na página do participante (acesse diretamente a página do participante clicando neste link!). Ao todo, foram recebidos 3,6 milhões de solicitações para isenção da taxa de matrícula este ano.

Para os estudantes que tiveram o pedido de isenção indeferido, ou mesmo não realizaram a solicitação da isenção desta taxa, deverão pagar a taxa de inscrição, cujo valor para este ano será de R$ 85,00. Outro fator importante, que também já destacamos em postagens anteriores é que, mesmo os alunos que tiveram o pedido da isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 aceito, ainda não estão matriculados no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano.

Desta forma, para que o candidato possa realizar a prova, deverá realizar a sua matrícula no site do Enem. As inscrições para o Enem 2019 estão previstas para o dia 6 de maio, e devem se estender até o dia 17 do mesmo mês, ou seja, exatamente daqui a um mês!

Como verificar o resultado do meu pedido de isenção

Para verificar o resultado do seu pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2019, você deve acessar a pagina do participante do Enem (acesse neste link). Acessando esta página, você deverá realizar o login, utilizando o seu número de CPF e senha, que foi definida em seu primeiro acesso, ou seja, quando solicitou a isenção da taxa de isenção do Enem 2019. Caso tenha esquecido a sua senha, também não há problema! Neste link estão disponíveis as orientações para a recuperação da senha da página do participante.

E se o meu pedido de isenção foi indeferido?

Caso o seu pedido de isenção da taxa de inscrição no Enem 2019 tenha sido indeferido, você ainda pode entrar com o recurso contestando a decisão. Para isso, antes de entrar com o recurso, certifique-se de que realmente se enquadra nos grupos que tem direito a isenção da taxa de inscrição:

  • Candidatos que irão concluir o Ensino Médio em escola pública no ano de 2019;
  • Candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública e possuam renda familiar mensal inferior a um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Candidatos que cursaram o Ensino Médio em escola particular com bolsa integral e possuam renda familiar mensal inferior a um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Candidatos em situação de vulnerabilidade econômica com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa e;
  • Candidatos em situação de vulnerabilidade econômica com renda familiar total mensal de até três salários mínimos.

Nesses casos, o candidato deve comprovar a situação na qual se enquadra, sob pena de eliminação do exame. Além disso, em situações de falta no Enem 2018, deve ser verificado se a justificativa foi aceita. Caso a justificativa não seja aceita, o candidato não terá direito a isenção. O prazo para a interposição de recursos será entre os dias 22 e 26 de abril, e faremos uma postagem em breve sobre os recursos, fique atento!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *