Resultados do Sisu Para o Segundo Semestre de 2019 Serão Divulgados Hoje

Os resultados referentes ao processo de seleção do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão liberados nesta segunda-feira (10/06). Os candidatos, que se inscreveram até a última sexta-feira, poderão acessar os seus resultados a partir da página do Sisu (disponível neste link) e verificar a sua situação. O período de matrícula nas instituições irá do dia 12 ao dia 17 de junho.

Informações gerais sobre a quantidade de vagas

Esta edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferece, ao todo, pouco mais de 59 mil vagas! As vagas estão distribuídas entre 1731 cursos em 71 instituições por todo o país. Os cursos que ofertam a maior quantidade de vagas são os de administração, pedagogia e ciências biológicas, enquanto os estados com a maior quantidade de vagas são Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Paraíba.

Procedimentos para os candidatos aprovados

Os candidatos que foram aprovados na primeira chamada do Sisu 2019 segundo semestre que desejarem se inscrever no curso aprovado deverão verificar na respectiva instituição quais os horários e período para a execução da matrícula. Embora as datas para início e fim das matrículas sejam fixadas (do dia 12 ao dia 17 de junho), os horários para a matrícula dos alunos são definidos por cada instituição, podendo variar conforme o dia selecionado. Desta maneira, o candidato aprovado deverá verificar através de site ou telefone da instituição qual o horário para a realização da inscrição.

Também será necessária a apresentação de documentos de identificação e histórico escolar do candidato. Portanto o candidato pode providenciar estes documentos de modo a acelerar o processo de matrícula. As instituições também divulgam em seus sites ou portais quais os documentos necessários para o processo de matrícula.

E se o candidato não for aprovado no Sisu 2019?

Caso o candidato não seja aprovado na chamada regular, não há motivos para preocupação. O aluno que ainda almeja alcançar uma vaga através do Sisu pode se inscrever para a lista de espera, que terá inscrições entre os dias 11 e 17 de junho! Através da lista de espera, o candidato pode ingressar na universidade através das chamadas seguintes (segunda, terceira e assim por diante), até que todas as vagas disponibilizadas pela universidade sejam preenchidas. É importante ressaltar que são realizadas várias outras chamadas para realizar o preenchimento das vagas, e a nota de corte costuma cair consideravelmente! Também fique atento com os prazos definidos, pois as chamadas complementares são disponibilizadas pelos portais das respectivas universidades, e os prazos costumar ser curtíssimos (em torno de dois dias, em sua maioria). Portanto é necessário atenção para não perder o prazo, caso seja contemplado com uma das vagas.

O candidato que não tenha sido aprovado pelo Sisu também pode optar por concorrer a uma vaga nas universidades através de outros programas governamentais, tais como o ProUni e o Fies. O ProUni, por exemplo, abre inscrições já nesta terça-feira, com quantidade significativa de vagas oferecidas!

Fique ligado no InfoEnem para receber as melhores e mais importantes notícias sobre o Enem 2019, além de conteúdos novos diariamente!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *