Resultado do Enem 2017 Será Antecipado Para 18 de Janeiro

Inicialmente previsto para ser liberado em 19 de janeiro, o resultado do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio – agora será antecipado em um dia, portanto com publicação em 18 de janeiro, segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

A nota publicada pela assessoria de comunicação social do instituto nesta sexta-feira (12) não esclarece o motivo da antecipação da consulta ao boletim individual com as notas dos candidatos nas 5 provas do Enem 2017 – Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Matemática e Redação, apenas confirma que a pesquisa será feita pela internet na página do participante, mediante login com número de inscrição e senha do Enem 2017 (veja como recuperá-la neste artigo).

Além dessa informação, o Inep também confirmou que o resultado do exame para candidatos treineiros, aqueles que não concluíram o ensino médio em 2017 e prestaram as provas apenas para ganhar experiência e autoavaliação, sairá apenas 60 dias depois da divulgação regular, portanto na segunda quinzena de março.

Será nesta mesma época que será liberado o acesso ao espelho da correção da redação, que nada mais é que a prova de redação do candidato digitalizada com as notas em cada uma das 5 competências avaliadas, com fins meramente pedagógicos.

Notas do Enem Poderão Ser Usadas em Programas de Acesso ao Ensino Superior

Depois da etapa de publicação do resultado do Enem 2017 terão início os programas do governo federal de acesso ao ensino superior que utilizam as notas do exame:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – para vagas em universidades públicas (estaduais e federais) e institutos federais de ciência, educação e tecnologia. A fase de inscrições ficará aberta entre 29 de janeiro e 1° de fevereiro;
  • Programa Universidade Para Todos (Prouni) – para bolsas de estudo integrais e parciais (50%) nas instituições privadas de ensino superior participantes. O cronograma ainda não foi informado, mas deve ocorrer na semana seguinte as inscrições do Sisu;
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) – concessão de contratos de financiamento estudantil em universidades e faculdades particulares. O calendário também não foi definido, mas tradicionalmente ocorre depois do Prouni.

Tanto a cobertura do resultado do exame como a dos processos seletivos de todos estes programas será feita em primeira mão aqui no maior Portal do Enem. Fique ligado!

Fonte: Portal Inep

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *