Resolução de Provas Anteriores É Fundamental na Preparação do Enem

A preparação para uma seleção decisiva e complexa como o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – deve ir além do estudo dos conteúdos exigidos e da solução de exercícios referente a estas matérias. Os candidatos devem se adaptar ao modelo da prova e de suas questões, além de traçar uma estratégia bem definida para sua realização. E para isso, a resolução de provas anteriores é fundamental.

O Enem traz itens com diferentes níveis de dificuldades mas com uma característica comum: enunciados com longos textos ou outros tipos de recurso que exigem atenção (gráficos, quadrinhos, charges, imagens etc.), relação com fatos do nosso cotidiano e muita interpretação de textos e dados em geral. A prática com edições passadas deixa o candidato familiarizado a este perfil de questão.

Outra característica do Enem que exige este tipo de estratégia de estudo é o tamanho da prova e a duração de cada dia. Mesmo sendo aplicado em dois finais de semanas distintos pela primeira vez em 2017, o exame continua sendo extremamente cansativo e estressante, com 180 questões, uma redação e 10 horas de aplicação divididos em dois dias.

O controle emocional e do tempo de resolução dos cadernos é mais um fator importantíssimo e que exige uma estratégia clara e muita disciplina, pois pode comprometer o desempenho do candidato e acabar com seu sonho de aprovação numa grande universidade. E como se chegar nos dias de provas pronto para esse desafio: simples, dedicando parte do tempo de estudos para resolver provas antigas.

Não é à toa que vemos repetidamente em declarações de estudantes super bem sucedidos no Enem e vestibulares, além de entrevistas com professores e especialistas, que em exames desta importância a resolução de provas passados é imprescindível.

Nossa dica de estudo de hoje só tem a acrescentar no plano de estudos do candidato, independente do estágio de preparação em que se encontra. Isso sem mencionar outros benefícios como a ajuda na fixação dos conteúdos teóricos, auto avaliação e melhoria nas capacidades de atenção e concentração.

Por isso orientamos que o candidato acesse agora a esta página de provas anteriores do infoEnem, na qual estão listados dos os cadernos da edição de 2009 em diante, quando o exame assumiu o formato atual, baixe os arquivos de graça e comece a praticar agora mesmo.

Plataforma do infoEnem Oferece Provas Anteriores Resolvidas e Comentadas

Caso queira dar um passo adiante em seus estudos, recomendamos então a Plataforma de Questões Resolvidas do infoEnem. Ela traz todas as mais de 1.000 questões do exame a partir de 2009 para serem resolvidas do celular, computador ou tablet, com o diferencial de oferecer resoluções e comentários detalhados, além dos gabaritos. Clique aqui para saber mais.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *