Regras e números do Fies

O portal do Ministério da Educação (MEC) divulgou, na tarde de ontem (12), alguns dados estatísticos do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita os estudantes de instituições particulares de ensino superior financiar parte ou até mesmo 100% de sua mensalidade.

A nota comunica que o programa teve em 2012, até o início deste mês de março, 75 mil contratos firmados com instituições privadas. A título de comparação, em 2010 o programa registrou 75.603 financiamentos e no ano passado, 152.406. Segundo o portal do MEC, as facilidades para obter o financiamento do curso de graduação têm atraído cada vez mais estudantes, e a meta para este ano é de 200 mil novos beneficiados.

Paula Branco de Mello, diretora de políticas e programas de graduação da Secretaria de Educação Superior do MEC, explica que a adesão das instituições privadas de ensino superior ao Fies é voluntária e, portanto, são elas que determinam o valor de bolsas a serem financiadas. “Chegado ao limite de financiamento daquela instituição, o estudante deverá procurar outra que ofereça o mesmo curso”, orienta. Atualmente, 1.400 instituições em todo o Brasil participam do programa.

Para difundir as vantagens do novo Fies entre os jovens, o MEC pôs no ar uma campanha institucional veiculada nas rádios de todo o país, até o dia 15 de março. Tal campanha tem como objetivo tornar conhecido o programa de financiamento e permitir que estudantes com dificuldades financeiras possam ingressar na faculdade ou terminar o curso em que estão matriculados.

A nota ainda esclareceu algumas regras básicas do Fies. Entre elas, explica que o prazo de pagamento para o estudante é o triplo do tempo de utilização do financiamento mais 12 meses, com 18 meses de carência. Ou seja, para um curso com duração de quatro anos, o estudante terá 14 anos e meio para pagar a dívida. Os juros são de 3,4% ao ano e é possível financiar até 100% da mensalidade, dependendo da instituição. Além disso, os estudantes de licenciatura e medicina que se dispuserem a trabalhar nas redes públicas de educação e saúde amortizam sem dispêndio 1% da dívida consolidada por mês de trabalho.

Vale lembrar ainda que estudantes beneficiados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) contemplados com bolsas de 50%, podem financiar o restante da mensalidade através do Fies.

Para inscrição e mais informações sobre o programa, acesse a página sisfiesportal.mec.gov.br.

 

Veja também:

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




219 Comentários

Délis

Estou tentando finalizar a inscrição no Fies 2018, sou da vaga remanescente alguém sabe como devo proceder diante da seguinte mensagem que está aparecendo no site, me impedindo de concluir a inscrição…

Edição de dados não pode ser realizada. Para cancelar sua inscrição e alterar seus dados, selecione a opção “Cancelar inscrição” na aba “Resultado”.

Responder

Délis

> ok

Responder

Joana

Ola boa noite minha filha foi pre selec em medicina nas remanescentes do fies.Ela levou todos os documentos e eles alegaram que o mec deu a vaga de 2018.1 e ja esta acabando.Ela pediu para garantirem a vaga para 2018.2.mas quando foram concluir o sistema travou e passou do prazo estipulado.ela cancelou o curso no portal do fies e tentou outras vagas no entanto ela tornou ser pre selecionada no msm instituicao mas desta vez eles alegam que as vagas sao para quem ja esta matriculado.o que devo fazer?

Responder

Líndia Silveira

Alguém pode me informar o que significa o seguinte aviso: “6107 liminar 020 informada para contrato com garantia já vinculada”. Trata-se de uma mensagem que está me impedindo de concluir o aditamento, e essa mensagem aparece na tela do computador do banco do brasil. O funcionário me disse que é preciso entrar em contato com o MEC e abrir demanda, mas também não consigo abrir demanda no site, já que a parte de novos cadastros não está funcionando. Alguém me ajuda?

Responder

claudia roberta

ola, na hora de inscrever no fies eu errei, e em vez de colocar no 0 no campo de semestres do curso ja concluidos eu coloquei foi 9. e foi concluido e so consegui um semestre de financiamento. tem com a instituicao alterar isso?

Responder

Nicole

> Fiz a mesma coisa e to sem saber. Coloquei 9 porque achei que era o número de semestres que eu queria concluir.

Responder

rodolfo

> meninas deu certos pra vcs corrigirem esse problema?

Responder

Adri

> Meninas compareçam na CPSA na faculdade que vocês foram selecionadas e digam que vocês querem que eles reabram a inscricao pra fazer alteração nos campos.

Responder

myllenna

Oi, me tire uma duvida por favor, tenho o nome do meu pai nos meus documentos mas não tenho contato com ele, e na inscrição do fies esta obrigadorio a digitar

Responder

Hanrii

Também não tenho contato com meu pai. Estou sem saber o que fazer ???>

Responder

DORIS BROWN

Olá. Isto é para informar o público em geral de que a Sra. Doris Brown, um credor credor credível, abriu uma oportunidade econômica para todos aqueles que precisam de ajuda financeira. Você precisa de um empréstimo urgente para limpar suas dívidas ou você precisa de um empréstimo hipotecário para melhorar sua empresa? Você já foi rejeitado por bancos e outras instituições financeiras? Não procure mais porque estamos aqui para todos os seus problemas financeiros. Nós garantimos 2% de empréstimos de taxa de juros para indivíduos, empresas e corporações de forma clara e compreensível, termos e condições. Não é necessária nenhuma verificação de crédito, 100% garantida. E-mail: ([email protected])

Responder

Luis Felipe

meu irmão recebeu fies 100% já esta com uns anos e meu pai é autônomo, e o valor que foi colocado na renda da inscrição do meu irmão aumentou, mais dentro dos valores para receber a bolsa do fies, queria saber se eu colocar o valor novo da renda vai dar algum problema por diferir da renda colocada na inscrição do ,eu irmão!

Responder

wolf muller

Você precisa de um empréstimo urgente ou assistência financeira entre em contato conosco agora via email: [email protected]

Responder

Michael

Boa tarde,
Estou sendo Financiado pelo Fies, curso Medicina Veterinária, nos contratos eu consegui 95,5% restando um valor de 165,00 pra eu pagar,quando fui pedir os boletos para serem pagos, me deram boletos no valor de 409,00, já fui la varias vezes, levei meus contratos e eles alegam que o FIES está errado, o que devo fazer ?

Responder

ELLENY PEREIRA

Boa Noite !. Gostária de saber como minha irmã pode alterar o status civil dela. Pois ao levar toda documentação na caixa, a atedente do fies responsavel por receber a documentação disse que ela teria que alterar, porém no portal não permiti realizalo. e o 0800 do fies só da ocupado, na facudade ninguém sabe informar. O que devemos fazer tendo em vista que o prazo para levar a documentação na caixa esta se encerrando.

Responder

adriely

Oi gostaria de saber se vc conseguiu resolver esse problema pois não consegue o fies só por causa disso tbm por favor me ajude preciso saber como q fez para alterar q preciso alterar tbm para o segundo semestre aguardo sua resposta

Responder

lucas

> Olha oque pode causar isso e vc usar o prouni e fies juntos…. o Fies fica inalterável por conta disso.

Responder

Paloma jardim

Boa noite, Fui pré-selecionada no processo seletivo do FIES. Estou desde o dia 19/03/2017 tentando concluir minha inscrição, mas esta ocorrendo um problema que me impede de passar para o próximo passo, logo não consigo finalizar minha inscrição. Quando vou gravar os dados de cada um dos membros do meu grupo familiar, sem alterar nenhum deles e nem a renda apenas clico em prosseguir e gravar aparece uma mensagem que diz: ” (MSG109) – A soma das rendas individuais dos membros do grupo familiar somada a renda individual do estudante é diferente da renda familiar informada na aba ‘Dados cadastrais’. “, visto que não alterei nenhum dos dados cadastrais, não tem como está errado.

Responder

selma

Gente eu passei numa bolsa de 50% aqui na minha cidade e quero financiar os outros 50% pelo fies, só que o valor que está no meu cadastro do fies são de 100% quero saber como resolver esse problema.

Responder

Adria Jamile Neves do Nascimento

A IES do meu curso disse que não haveria como forma turma no turno noturno e dispensou a minha contratação eu podeira entra no 2° semestre do mesmo turno ?

Responder

Ana

Devido problemas com documentação só consegui transferir meu Fies e minha matricula na faculdade em Março!! Perdi aulas durante todo o mês de fevereiro !!
O Fies também pagará esse mês que não estudei?? Eu posso pedir que me reembolsem esse valor??

Responder

Nielis

Adicionei meu cadastro no meu membrro familiar porém ele não mora comigo,só conclui minha inscrição no site ainda tenho que leva meus documentos na faculdade pra finaliza a inscrição,eu consigo remove-lo ?

Responder

Carol

Olá, fui pre selecionada no fies mas na hora da inscrição so coloquei meu pai no grupo familiar pois os outros não tem renda e eu não entendi direito como fazer, agora tenho a opção de colocar o restante das pessoas mas minha irmã menor não tem cpf, o que devo fazer?

Responder

Alexandre leal

e se eu começar a trabalhar depois que o contrato estiver feito eu já estudando… dar algum problema?

Responder

Klara Cardoso Camel

Boa tarde
Eu errei uma informação da hora de me inscrever no FIES marquei que ja tinha concluído o ensino superior quando na verdade nunca cursei nenhuma faculdade, por cauda desse erro fui para ultimo colocado sendo que eu passaria em segundo lugar, oq eu faço?

Responder

Mariane J.

> Erro por parte do candidato infelizmente eles não assumem. Agora você vai ter quer aguardar as vagas remanescentes.

Responder

Rubia

Olá! Fui pré-selecionada no fies, porém eu nao coloquei minha mae como integrante da renda familiar bruta, e ela é! Será que tem algum problema e será que posso mudar isso?

Responder

Mariane J.

> Tem sim, eles vão pedir cpf, identidade e carteira de trabalho dela.

Responder

cleyci

Eu também estou com o mesmo problema>

Responder

renato

fui pre selecionado no fies 2017 mas meu nome esta bem sujo, alguem sabe se consigo o financiamento?

Responder

Roberta

Olá, me inscrevi no Fies e hoje fui olhar o resultado, fiquei em primeiro lugar e no site consta que estou na lista de espera, sendo que, só estou matriculada, não tenho graduação, gostaria de saber porquê não fui pré-selecionada?

Responder

Mariany

Minha mãe e meu pai fazem parte do meu grupo familiar, eles podem ser meus fiadores no Fies, eles tem o nome com uma restrição?

Responder

aluska

bom dia fui realizar o cadastro da pre inscricao coloquei meus dados corretos da data de nascimento mas nos dados cadastrais esta a data incorreta e nao consigo finalizar pre inscricao. pode me ajudar ja liguei gerei protocolo e nada.

Responder

Riquele

Olá
Não estou conseguindo fazer minhas inscrição no FIES.pois consta CPF cadastrado(meu irmão tentou fazer uma vez ,porem não deu continuidade ha alguns anos) e mesmo colocando ‘ esqueci minha senha’ e mandando uma nova senha ..não tem como entrar. Diz; que é só para candidato pré- selecionado..ja não sei como fazer

Responder

Nayla

> estou nesse mesmo dilema. Conseguiu resolver??

Responder

Camila Carvalho

ue fçoNão estou conseguindo acessar a pagina do fies para fazer o aditamento. Está dando (MSG002) – O CPF ou senha fornecidos estão incorretos. Já tentei de varias formas, já mudei varias vezes a senha e não estou conseuindo entrar ??? O q faço?? ME AJUDEEEEMMM !!!!

Responder

Pablo

> Camila, você conseguiu resolver seu problema? Comigo acontece a mesma coisa

Responder

Andressa Sipaúba

Olá! Sou fies, minha mãe sempre foi minha fiadora, só que agora quando fui fazer meu aditamento o site do fies disse que meu fiador está comprometido com outro contrato ,sendo que ela não está , pois já fui com ela no banco e não há provas de que está comprometida. e agora? só era pode ser minha fiadora!

Responder

Nathalia

Aconteceu isso comigo também. Dai percebi que no campo de fiadores no site, apareceu como se eu tivesse registrado um outro fiador. Os dados desse outro fiador estavam zerados, ou seja, foi como se eu tivesse adicionado outro fiador sem ter colocado CPF, nome e etc. Observe se está assim no seu e exclua esse outro fiador, deixando apenas sua mãe.

Responder

andreia carla da silva correia

gostaria de saber se e permitido por lei o aluno entra na graduação com uma semas antes das provas. não tendo chance de acompanhar o fluxo natural da aula. o aluno que fica prejudicado.gostaria de saber se é “justo”

Responder

andreia carla da silva correia

Boa noite gostaria de saber como precede no caso do aluno que entrou na graduação atráveis do fies
com uma semana antes da provas se e justo o aluno ser prejudicado?

Responder

Mike

Olá, boa tarde.

Gostaria de saber como funciona o sistema de aproveitamento do fies para 2017 e quantas chances eu tenho não atingindo o aproveitamento de 75% do periodo?

Responder

Arantes

Vc pode ficar abaixo do aproveitamento por a penas duas vezes! Após isso vc perde o Fies.

Responder

Giovana Souto Pereira

NAO CONSIGO FINALIZAR MINHA INSCRIÇAO NO FIES DEVIDO AO SITE NAO LIBERAR A AREA DE PREENCHIMENTO DOS DADOS.

SÓ DA A OPÇAO DE SALVAR OS DADOS E PROSSEGUIR.

Responder

felipe

Estou cursando mais um semestre na minha faculdade pra compensar apenas uma matéria q deixei pendente, gostaria de saber se é certo na hora do aditamento o valor estar inteiro como se eu estivesse cursando todas as matérias.

Responder

Giovana Souto Pereira

> NAO CONSIGO FINALIZAR MINHA INSCRIÇAO NO FIES DEVIDO AO SITE NAO LIBERAR A AREA DE PREENCHIMENTO DOS DADOS.

SÓ DA A OPÇAO DE SALVAR OS DADOS E PROSSEGUIR.
Me ajude!!!!!

Responder

Alexandre

Olá, se eu usar as duas dilatações no fies, não vou conseguir financiar mais pelo fies para concluir o curso?

Responder

Jéssica Faria

Ola tenho 100% do financiamento do fies, se eu conseguir bolsa pelo Prouni 100% e eu cancelar o fies, eu terei que pagar 100% do valor financiado ou só os semestres que eu cursei/usei o financiamento ?

Responder

Ailton de morais rios

Fiz a suspensão do fies no 3° semestre só que quando retornei para instituição Unisantana eles me falaram que eu tinha que retornar para o 1° semestre de novo, isso pode?
Nunca vi isso na minha vida vc cursar 02 semestres trancar e qdo vc volta eles falam q vc tem q retornar para o 1° semestre, alguém pode me esclarecer isto?
obrigado

Responder

Nathalia

Boa Tarde. Quem puder meu ajudar ficarei grata!
O que fazer quando o nome não estar na lista que o FIES envia pro banco pra concluir o contrato de financiamento? Liguei pro 0800 616161 , porem eles pedem pra enviar uma demanda pro FIES. Ate hoje não me responderam e estou preocupada em perder o financiamento , na minha cidade os bancários entraram em greve pra completar!

Responder

Jefferson

Estou cm esse msm problema e não sei como resolver , tá difícil

Responder

rafael

tive o fies aprovado para o horário matutino no qual o curso é mais barato, e ao fazer minha inscrição na faculdade fui informado que a faculdade nao tinha o curso no horário da minha inscrição, e disseram que o que pode ser feito é fazer minha inscrição para o horário noturno no qual o valor é mais caro e no caso eu arcaria com essa diferença, queria saber se essa atitude é correta e se pagar essa diferença por um “erro” deles é realmente certo . obg !

Responder

VALÉRIA

extrapolei o limite de não aproveitamento dos semestres. fiquei 3x abaixo dos 75% de aproveitamento acabei perdendo o financiamento. como posso proceder? tem algo que eu possa fazer pra recuperar meu financiamento?

Responder

vanderli

> Tu podes entrar com um pedido judicial de Reconsideração de bolsa.

Responder

VALÉRIA

extrapolei o limite de não aproveitamento dos semestres. fiquei 3x abaixo dos 75% de aproveitamento acabei perdendo o financiamento. como posso proceder? tem algo que eu possa fazer pra recuperar meu financiamento?
MEU FINANCIAMENTO FOI FEITO PELO BANCO DO BRASIL

Responder

raphaelly

olá alguém pode me ajudar?
fiz o fies e até agora tava indo tudo direito, mas fiquei desempregada e era minha unica renda, agora pra conseguir um novo emprego vou ter que mexer com o horário da faculdade, pois todas as propostas que aparecem são pelo horário comercial, eu estudo pela manha pois meu ultimo emprego era tarde e noite, mas tenho medo de fazer alterações, pois pelas novas regras não seria selecionável para o fies, pois tenho uma graduação de tecnólogo pelo ensino publico mas que nunca exerci. o que devo fazer? corro risco de perder o beneficio se mudar o horário?

Responder

Amanda

Bom dia , a minha faculdade informou hoje que teremos que pagar o valor da rematricula caso o fies não libere o sistema dele de aditamento ate dia 15/07/2016 que seria o fim da rematricula da faculdade. Gostaria de saber se eles podem nos obrigar a pagar esse valor ,já que se o aluno tem o fies entende – se que o mesmo não tem condições de arcar com as mensalidades.

Grata !

Responder

Carla

Você não precisa pagar nada, e caso tenha pago procure imediatamente um advogado ou um defensor público, porque essa cobrança é totalmente indevida, ou seja você pode fazer a sua matricula normalmente, a sua faculdade esta usando de má fé para com os seus alunos.

Responder

Flávio Rubens

Olá, parei a faculdade no 2° semestre de 2015 por falta de condições econômicas. No entanto não tranquei a faculdade e ainda restou um débito de mensalidades atrasadas. Numa eventual inscrição no Fies 2° semestre de 2016 como devo proceder com relação a pergunta “se dou matriculado no curso?” e mais o Fies paga as mensalidades atrasadas?

Responder

Lilian Teixeira

Olá financiei o Fies no primeiro semestre de 2015,por problemas com meu bb tive que sair na última semana de prova do primeiro semestre,no segundo já não aditei,pois sabia que não daria pra continuar,indo na faculdade a moça me disse que estava aditado,só que não estudei e nem fiz o procedimento com nenhum papel pra concluir esse aditamento só que ela disse que no computador está aditado,eu vou ter que pagar sem estudar,e não consegui suspender minha matrícula no site do Fies…como fica minha situação por favor

Responder

Camila Costa

> Oi estou com situação parecida. Fiz o sisfies pela internet, mas por causa do meu bb ñ poderia frequentar as aulas n primeiro semeste, então ñ fui validar meus dados. A faculdade me ligou e disse q eu poderia começar as aulas n segundo semestre … Realmente da pra fazer isso pelo Fies ? E como posso fazer ? Gostaria de uma informação

Responder

luiz gustavo silva de souza

olá fui selecionado no fies. No entanto, estou com duvida sobre renda familiar, porque meu pai mora em outra cidade e está separado da minha mãe há 3 anos mas ainda não está divorciado no papel e ele não contribui na renda em casa pelo fato dos filhos já serem maiores de idade. Posso deixa-lo de fora no cadastro do sis Fies sem problemas ou não? Grato.

Responder

roseane da silva

o meu curso tem duração de 4 anos pois já estou no 4 semestre, pois estou sentido dificuldade para pagar, posso financiar os 2 anos que restam, como posso fazer isso.

Responder

Andrielle

ola, fui fazer meu aditamento 01/2016 e aparece que estou cursando o 7º semestre, só que na verdade estou cursando o 5º semestre, tem como mudar? é a faculdade que envia esses dados? ou simplesmente vai acabar o prazo e eu vou ter que pagar separado os anos que faltam?

Responder

josé

oi eu tranquei o meu curso na faculdade mas eu não fiz nada com o fies eu deixei ele funcionando, então eu quero saber se o fies continua mandando dinheiro para a faculdade, mesmo com o meu curso trancado?

Responder

Gustavo

Com certeza. Você tem que ir no banco e na secretaria da instituição solicitar o cancelamento. E só pode fazer isso ao final dos semestres, caso cancele dois meses antes, por exemplo, a faculdade vai te cobrar estes dois meses, porque o Fies para de pagar imediatamente diante cancelamento que tem que ser feito no banco.

Responder

Luiz

> pelo que entendo , continua rodando.

Responder

Rodrigo Luongo

Olá,

Minha esposa se candidatou a uma vaga no fies para o curso de fonoaudiologia, entretanto se matriculou para o curso de Fisioterapia o qual já deu inicio.

agora ela foi pré selecionada no financiamento do curso de Fono.

Existe alguma forma de transferir o Fies para o curso que ela já startou?

ela ainda está em fase de documentação.

Obrigado

Responder

Bruna

Olá boa tarde , fui pré-selecionada e tenho até o dia 29/02 para concluir meu cadastro , quero saber se consigo alterar a renda mensal , pois quando fiz a inscrição minha mãe estava trabalhando e agora não está mais , será que consigo alterar ?
E queria saber se o FIES é 100% gratuito , ou você tem que contribuir com a mensalidade ?

Responder

Willian

eu tenho uma duvida eu contratei o fies por 7 semestre devido que eu ja tinha concluido 3 semeste em direito que no tempo eu pagava do proprio bolso e acabei contratando somente 7 semeste com o fies porem devido a uns problemas eu tive que parar de estudar e ai a coisa se complicou hoje eu estou no 8 semestre e ja esta acabando e ainda vai faltar para mim concluir 1 ano porem meu fies acaba agora sera que o fies refinancia mais alguns semestre para mim? ou eles não fazem mais o financiamento para quem ja fez.

Responder

Angélica

> O prazo de utilização do financiamento concedido por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderá ser dilatado por até dois semestres consecutivos. Ou seja, caso o aluno tenha algum impedimento para concluir o curso no prazo regular, ele poderá pedir a extensão do financiamento por até dois semestres.

Responder

Janaína Beal

E se mesmo depois de dilatar esses 2 semstres eu não me formar… no caso ainda faltaram mais dois semestre, vou ter que pagar direto com a faculdade esses dois semestres que faltarão?>

Responder

Ci

To passando pelo mesmo problema! O que vc fez?>

Responder

Lucas

Estou contratando pela 1ª vez o fies, porém o fiador em que coloquei na dri nao podera mais assinar, posso trocar de fiador sem fazer uma nova inscrição, e quem deve trocar, o banco ou a instituição?

Responder

Jhessika

Oi! Eu fiz a minha inscricao no fieis. Quando terminei tudo e ja tinha impresso o documento que seria levado pra faculdade pra confirmacao da matricula eu percebi que tinha um dado errado. Na data de emissao eu coloquei a data que eu fiz minha certidao de nascimento. Ai liguei pro fieis no 0800616161. Eles falaram que era na faculdade. Fui na faculdade falaram que era no fieis. Eles ficaram no jogo de empurra empurra e ninguem resolve nada e por isso vou perder o meu finaciamento que so vale ate hj. Me ajudem pelo amor de Deus. To desesperada. Nao tenho dinheiro nem pra pagar a meia bolsa.

Responder

Angélica

> Verifica se no segundo semestre na data de fazer o aditamento, se pode fazer alteração!

Responder

patricia

> ola queria saber se conseguiu resolver seu problema se sim de que forma estou numa situaçao parecida

Responder

adriely

Vc conseguiu resolver esse problema pois o meu tbm deu erro e preciso concerta ele como faço me ajude por favor me digo oq vc fez>

Responder

Mirany Nery de Sousa

Oi, gostaria de saber o seguinte.
Eu tenho o fies, mas não conclui os ultimos seis meses da faculdade… Tem como cancelar o fies?

Responder

Laryssa Maciel

Gostaria de saber quais são a chances do financiamento ser negado pelo banco ? E quantos dias demora pra eles validar!?

Responder

Angélica

> Tem um período de 10 dias, que é a data que eles mandam você ir no banco assinar o contrato.

Responder

vivian nunes

minha filha fez a inscrição do Fies e agora segunda e o ultimo dia para levar a documentação na faculdade ,ela colocou as pessoas que moram em nossa casa no cadastro porem estamos sem os documentos do meu esposo ,e agora como alterar a inscrição e tirar o nome dele ? segunda e o ultimo dia para a apresentação dos documentos e vai faltar os documentos dele ,sera que ela perde o Fies?

Responder

Angélica

> Compareça na faculdade e verifique se pode ser alterado, antes que termine o prazo.

Responder

Gisele

Ola tou nessa mesma situacao tenho que comprovar residencia de minha irma porem ela nao tem nada que comprove . Nao sei oq faço mim ajudem >

Responder

Ricardo

Já cursei 4 peridos de engenharia elétrica, e neste período justifique reprovação e 2 disciplinas em um total de 6. Isso por duas vezes. Só que no último semestre reprovei novamente em 2 em um total de 6, sendo que seria uma terceira justificativa. Não posso ficar sem o financiamento, pois não tenho condições de pagar a mensalidade. Como devo proceder ???

Responder

Carol

Você perdeu o fies?

Responder

Kimberly Lobato

Bom, fiz a minha inscrição no fies 2016 com êxito ontem. Porém, ao finalizar a inscrição apareceu uma mensagem dizendo que iam me enviar um código pelo celular e que era pra eu por lá, enfim.. Esse código não chegou.. Tentei ontem mais tarde e não chegou.. E tentei hoje pela manhã.. Agora aparece TRANSAÇAO NÃO E QUE É PRA EU TENTAR AMANHA OU CONSULTAR O SITE, bom as inscrições encerram hoje e no site que eles indicam não tem nenhuma orientação. O que devo fazer?

Responder

pamella

Se eu tanquei uma disciplina na faculdade que já foi paga pelo fiesp quando eu for fazer a disciplina vou ter que pagar de novo ?

Responder

Gleidison

No meu cadastro de confirmação do FIES, está descrito que a duração regular do meu curso é de 5 semestres, sendo que a duração correta é de 10 semestres. Como faço para resolver?

Responder

Angélica

> Entra em contato com o Fies 0800 616161 e explica a situação.

Responder

Ingrid

Oi pessoal, mim escrevi no fies, e fui pré selecionada…
Mas perdi minha identidade, será a posso perder a oportunidade pela falta da rg original, todos os documentos estão certinhos.. o q eu faço, alguem ja passou por isso

Responder

Mariana

Boa noite, fui pré selecionada para o fies, vou cursar o 3° semestre. E chega na parte de selecionar a porcentagem desejada do financiamento, e ele trava e não me dá as opções de porcentagem. Com mais alguém está acontecendo isso ? Gostaria de saber o que faço pra isso não acontecer e eu concluir minha inscrição.

Responder

Karolayne

Olá, gostaria de esclarecer uma dúvida. Estou esperando a segunda chamada do ProUni, e fui pré selecionada no Fies. Posso concluir minha inscrição normalmente e em caso de eu conseguir a bolsa parcial(50%) da qual aguardo, posso utilizá-la juntamente com o FIES?

Responder

Messiliana Oliveira

Oi bom dia diz minha inscrição no fies de 2016 fui pré selecionado porém na hora de concluir minha inscrição o site tá em manutenção o que posso fazer por favor me ajude

Responder

Adriana

Gostaria de saber se o aluno reprovado em uma matéria, o fies cobre a mesma ao faze-la novamente?

Responder

Rayssa

Pedi continuidade pela terceira vez, consigo continuar na faculdade com o fies ? Se não qual é a solução ?

Responder

leidiane Alves

Entrei no fies no segundo semestre de 2012 e utilizei até o primeiro de 2013 e tranquei a matricula,não entendo o cancelamento de contrato fui ao banco para entender melhor,eles falaram que eu poderia deixar como tava já que eu tranquei o curso pagando os 50.00 a cada 3 meses e qndo começasse a pagar pagaria os 2 semestres utilizados sendo que só em 2017 começa a ser pago essa informação procede,pq agr ao ver outras perguntas fiquei na dúvida, pq dos 7 semestres financiados só cursei 2, e aí já cancelei matricula e tranquei sendo assim já não é mas enviado dinheiro a faculdade,isso o banco me disse procede?

Responder

NAYNE LOPES

Tem como saber se fui cortada do fies ? #desesperada

Responder

Ivan Brandão

Como faço para recuperar minha senha do Fies? Na hora de colocar o email, não consigo! Boa noite e obrigado!

Responder

THIAGO FELIPE

Gostaria de saber como faço na comprovação de renda para o FIES. Tenho pais que não moram mais juntos porem ainda não separaram no papel e com isso não usufruímos da renda do meu pai. Tem uma forma de comprovar através de carta e testemunha que eles estão separados de fato?

Responder

Eric Luis

bom dia, gostaria de tirar uma duvida, era para eu esta mim formando agora em 2015, mais como eu perdi 3 matérias pré-requisito, só irei esta mim formando em 2017, gostaria de saber se eu perco o fies ou o como faço para renovar o contrato

Responder

Rosiane Freitas

Alguém pode me ajudar ñ consigo terminar minha inscrição no Fies porque meu email tá bloqueado é esqueci a senha do Fies e recuperação de senha só envia a nova senha pro meu antigo email

Responder

Wellington Junior

Gostaria de saber se eu não conseguir a média no enem de 2015 pro fies e minha média de 2014 estiver correspondendo ao que o fies pede , posso usar minha nota de 2014 pra solicitar o fies ?

Responder

miriam

ola bom dia .
eu fies o aditamento mas eu não quero mas fies porei eu não estou comparecendo na faculdade ,mas vou solicitar o cancelamento do fies vou pagar os mês o que eu não estudei

Responder

carmen

ola estou no 3 semestre de enfermagem nao consigo mais trocar de curso que acontece agora se eu trancar o curso definitivo como vai ser o pagamento destes 3 semestres aguardo retorno.

Responder

Daniela Soares

Boa Tarde, tenho uma duvida, que faz a inscrição do Fies no segundo semestre de 2015 pode iniciar o seus estudos no primeiro semestre de 2016?
E verdade que depois que termina a faculdade as parcelas são muito caras?

Responder

Edielson

Ola financiei 7 perios porem perdi algumas disciplinas com isso eu teria de cursar mais um período o total seria 8. Então eu queria saber se posso continuar com o financiamento?

Responder

maria

meu nome se encontra sujo, gostaria se poderia contratar o fies ou se não for possivel minha irmã com nome pode ser minha fiadora??

Responder

Cristian Vidal

Olá,sou o fiador do FIES das minhas duas filhas…ja faz 1 ano,porém agora estou com problemas devido a um problema com o banco por cobranças indevidas…me disseram que se eu tiver o nome incluso no spc ou serasa minhas filhas perdem o FIES…isso é verdade??

Responder

Carla

> Não necessariamente, pois o fies não exige idoneidade cadastral, agora para uma resposta mais completa, lhe oriento a procurar um advogado ou um defensor publico.

Responder

Suzana Oliveira

Olá bom dia, gostaria de saber como altero dados já concluídos na inscrição do fies. No meu caso coloquei a universidade de ensino errada, e não da pra alterar, como faço?

Responder

andrea vaz dutra

Por motivos de. Saude, tranquei A matricula ano passado, e a caixa nao me mandou os boletos, e esse ano qd voltei as aulas, chegaram todos de uma vez, ainda nao consegui pagar e nao posso fazer o aditamento e fui proibida de assistir. Aula, isso esta correto, posso fazer uma nova renegociacao com o fies ?

Responder

Sergio Henrique

Minha filha fez a inscrição no FIES, porém por falha na comunicação com a instituição escolhida passou o prazo para apresentar os documentos no banco. A inscrição foi feita em março e ao acessar o FIES no mês de abril não consegue renovar a DRI pois está valendo as novas regras no FIES referentes as notas do ENEM. Como a inscrição foi feita inicialmente em março ele tem direito adquirido?

Responder

luane

Boa noite, estou tentando entrar no site do FIES para estar fazendo meu aditamento mas o meu email cadastrado foi hakeado e para trocar o site pede o número da instituição e do curso, eu faço na Estácio de Sá de Nova Iguaçu, RJ e estou cursando Direito, poderiam me ajudar por favor, é urgente pois a data do aditamento acaba dia 30/04

Responder

Sara

GENTE,CONSEGUI MEU FIES NO FINAL DE 2013…PORÉM DE LÁ PRA CÁ JÁ SE FORAM 18 MESES,E EU QUERO MUDAR MEU CURSO…O RAPAZ DO SETOR FIES,ME DISSE QUE NO MEU CASO,SE EU QUISER MUDAR DE CURSO,EU TERIA QUE MUDAR DE FACULDADE…SÓ ASSIM EU CONSEGUIRIA MUDAR DE CURSO NESSA CONDIÇÃO…ALGUÉM ESTÁ NO MESMO CASO QUE EU?

Responder

tatiane

oiii to com um grande problema fiquei com a faculdade trancada por uma ano e tenho fies ai fis duas suspensão e o sistema ta dando como se eu ja tivesse concluído ai tenho que fazer a dilatação mais não to conseguindo,em fim não ta aparecendo nada o que eu faço to com medo de perder o prazo do aditamento de perder o fies e ter que trancar a faculdade pois não tem como eu pagar agora por favor me ajudem !

Responder

natalia

Hoje 06-04ainda estou tentando fazer a mudança de faculdade.entro na parte de transferência e não aparece nada.preciso mudar minha inscrição para outra faculdade.

Responder

cayna

fui fazer o aditamento do terceiro semestre, os dados da renda familiar e per capta bruta estavam incorretos é PIor, quando chegou na terceira etapa um dos meus fiadores não constava mais. retornei no cpsa e eles falaram P eu entrar em contato com o 0800616161, e no 0800 falaram que o cpsa que teria que resolver o problema. o que eu faço? meu prazo TA esgotando, recebi um emal dizendo que tenho até dia 07/04/2015 p concluir o aditamento….por favor, me ajude.

Responder

Karen

Suspende dois semestre consecutivos e agora que queria voltar não consigo mudar meu curso pelo fato dessa carência de 18 meses de contrato, sendo que não fui avisada sobre isso e agora o que faço? vo user obrigada a fazer um curso que não quero?

Responder

Carlos

Bom dia, no decorrer do curso precisei realizar a suspensão (por 2 semestres), agora falta 1 semestre para a conclusão do curso e é possível fazer a dilatação? tenho 6 semestres aditados e 2 suspensos sendo que meu curso são 8 semestres.

Responder

Rayanne

Boa noite!!!
Bom!Tava tudo certo até eu ir a caixa econômica e descobrir que o meu CPF estava errado
como você decorar o número do CPF nem percebi esse erro,mas minha DRI já tava imprimida c esse erro ,quando coloquei meu nome todo e depois colocava meu CPF mudava automaticamente o nome nisso pensei que era normal e ninguém da faculdade informou isso falou que estava tudo certo
só fui descobrir na caixa econômica,mas fiz na prova do Enem só 440 pontos nunca tinha feito e o vencimento vence dia 29 de março e a mulher da faculdade me informou que era pra deixar vencer só assim teria como fazer outra inscrição..Não tem nenhuma solução? Quando eu for fazer a inscrição do fies terá acabado o prazo.Oque eu faço?Me ajudar..

Responder

Ennayle

Boa tarde estou a dois dias tentando finalizar o meu cadastro no fies e quando chega na etapa 3 diz que as vagas foram esgotadas nesta unidade sendo que liguei para faculdade e ela informou que não ha vagas limitadas na instituição, que problema no sistema como que ah um prazo para fazer o cadastro e não liberam para fazer esse cadastro preciso de alguma informação pois não tenho condições para pagar o curso aguardo uma resposta

Responder

emily

> olá , estou na mesma situação , voçce conseguiu resolver ? aguardo a resposta , obg.

Responder

yasmin

Bom dia meu nome é yasmin eu fiz minha inscrição no fies e na faculdade me deram o dri para levar ao banco quando colocaram o meu cpf apareceu quase tudo correto mais a forma de financiamento não.pois optei pelo fundo garantidor e na caixa econômica não tinha como mudar e apareceu fiança simples informe os dados do fiador, mas eu não optei por fiador foi pelo fgduc e tenho provas pois estou com meu dri em mãos.

Responder

beiruth

> oi yasmin, já resolveu seu problema? também estou na mesma situação.

Responder

Alaine

estou tentando fazer a inscrição do Fies mas não consigo passar do passo 2 porque dá um erro 109. Já conferi várias vezes a renda e não dá certo. Alguém pode me ajudar?

Responder

Paloma jardim

> estou com o mesmo problema

Responder

Rebeca

Fiz a minha inscrição do Fies, concluir e imprimi o comprovante porem agora quero alterar meus dados e não consigo

Responder

fernanda

ola estou fazendo a inscrição do fies mais não consigo passar do seg passo da erro 109 alguem sabe me informar oque eu posso fazer

Responder

Ana Flavia

Boa Noite
Consegui o financiamento em outubro de 2013
Em junho de 2014 foi o meu primeiro aditamento, onde não foi concluído por que no sistema constava que meu fiador estava comprometido em outro financiamento (236 – esse código aparece o sistema).
Comecei as ligações pro FNDE, enviando demandas contando o ocorrido pra que eles pudessem ajudar de alguma forma. Também fomos em vários órgãos, como receita federal, serasa e entre outros, para ver em qual local era essa pendencia, só que não constava nada.
Depois de varias ligações e varias demandas eles só pediam para eu esperar e nunca me respondiam o que era ao certo.
Chegou o segundo aditamento que foi agora no segundo semestre de 2014, e novamente não consegui concluir, pelo menos motivo e a faculdade me impossibilitou de continuar estudando com a bolsa, me cobrando os meses que o Fies não cobriu.
Enfim foi exatamente isso, e eu nao sei mais onde recorrer e como proceder! Preciso de ajuda pra poder voltar a estudar!
Obrigada

Responder

fatima

Perdir meu fies na faculdade,tem como eu conseguir de novo?
Vale apena,eu participar do projeto pravaler ?

Responder

jefferson

Tenho o FIES, porém antes de finalizar o terceiro semestre, eu tranquei a Facul pra voltar seis meses depois,pra depois mudar de curso. Mas não fui informado que tinha a carência dos 18 meses, e agora não estou conseguindo mudar o curso. Pq o prazo passou dos 18 meses, se tivesse me avisado desse prazo, teria mudado o curso e logo em seguida trancado. Para qdo eu voltar. Não ter esse impedimento ao fazêr o adiamento. Alguém pode me ajudar. Quero trocar meu curso.
O FIES só pagou quase 3 semestre então pq não pode mudar meu curso?
Obrigado

Responder

Karen

> Boa noite, estou com o mesmo problema, conseguiu resolver o seu?

Responder

Mariana

Perdi o FIES e tenho uma duvida Gostaria de saber se posso da continuidade a universidade com a nota de corte do ENEM? No curso que estava cursando…
Por motivos de Saúde infelizmente perdi meu Financiamento. tive nota inferior que 75% em 2 Semestre

Responder

InfoEnem

Olá Mariana,
Recomendamos que entre em contato com o MEC (0800 616161)
Qualquer dúvida estamos a disposição.
Att,
Isabela

Responder

Fábio

eu posso perder meu fies dependo da quantidades de vezes que eu ficar reprovado em certos período? a instituição de ensino pode me transferir sem minha vontade em instituição particular ???

Responder

InfoEnem

Olá Fábio,
O sr. pode perder sim, mas a instituição não irá te transferir para outro lugar, o sr. irá perder o programa e terá que pagar a universidade com o valor inteiro das parcelas.
Qualquer dúvida estamos a disposição.
Att,
Isabela

Responder

Marcelo de França

Meu nome esta incorreto no resultado do enem. Alguém pode me responder se consigo o fies?

Responder

Denise

olá, preciso saber se há possibilidade de eu conseguir um financiamento de 100% para me matricular em uma faculdade pelo programa Fies?
Desde já, agradeço.

Responder

InfoEnem

Olá Denise,
Pode sim, desde que você obedeça a todos os pré-requisitos para 2015.
Qualquer dúvida estamos a disposição.
Att,
Isabela

Responder

sebastião

Boa noite!
Preciso que mim tirem essa dúvida. Terminei meu ensino médio no ano de 2008, de lá pra cá não estudei mais. Agora voltei a estudar, estou cursando ensino técnico e também cursando informática. Eu nunca participei do Enxame Nacional do Ensino (ENEM). Estou pretendendo iniciar uma faculdade e não tenho condições financeiras. Gostaria de saber se nas minhas condições posso contratar o FIES?

Responder

InfoEnem

Olá Sebastião,
O sr. pode sim, mas terá que realizar o Enem de 2015 e obter 450 pontos em todas as matérias do Enem e não poderá zerar na redação. Caso o sr. consiga os resultados necessários, também poderá se inscrever para o Prouni.
Qualquer dúvida estamos a disposição.
Att,
Isabela

Responder

Nathalia Barbosa

Boa tarde, tenho o FIES desde 2012.1 , nunca fiz aditamento pois deu algum problema no sistema que nem o MEC nem a FACULDADE resolvem. Você procura um e procura o outro ninguém resolve nada, fica um jogando para o outro e nada de solução.
Ja fui chamada varias vezes no setor financeiro da faculdade para eles me falarem do problema, só que é algo que não depende de mim, eu não posso fazer nada!!

Responder

Bruno Henrique

> Nathalia Barbosa Estou com mesmo problema que vc so que eu perdi o meu agora não sei o que fazer

Responder

Amanda

Oi, eu curso o 5 semestre, nesse semestre reprovei 3 de 4 disciplinas que eu curso, eu nunca reprovei nenhuma disciplina, mais por problemas familiares, esse semestre, não consegui manter o ritmo, queria saber, se vou perde o fies, automaticamente, ou se posso justificar já que não tenho nenhuma reprovação.

Responder

InfoEnem

Olá Amanda,
A sra. precisara se informar sobre isso dentro da sua instituição.
Qualquer dúvida estamos a disposição.
Att,
Isabela

Responder

Erica

> Amanda conseguiu resolver ?

Responder

Karolina

Entrei na Faculdade em Janeiro desse ano e em abril consegui contratar o Fies, porém, por motivos de doença, de 7 disciplinas perdi 5 no primeiro período e justifiquei, foi aprovado e aditei. Porém moro com minha avó e nesse segundo período, após 1 mês e meio de estudo minha avó foi submetida a exames que comprovaram Alzheimer. Inicialmente tranquei duas matérias e fiquei com quatro, porém como eu tinha que cuidar dela perdi duas, e agora já próximo às provas fiquei em recuperação e reprovei, ou seja, perdi o período todo, não fui aprovada em nenhuma disciplina. Gostaria de saber se perderei meu Fies quando tentar o aditamento para o terceiro período ou se justificando posso mantê-lo?
Gostaria também de saber se perder, é possível recuperar?

Responder

InfoEnem

Olá Karolina,
Nesse caso, recomendamos que entre em contato com o MEC 0800 616161
Qualquer dúvida estamos a disposição.
Att,
Isabela

Responder

luciana anastacio

> boa tarde karoline tb estou com esse problema gostaria de saber se vc consegui seu fies de volta? não estou conseguindo fazer meu aditamento pra piorar fui muito prejudicada pelo professor como varios outros alunos ele teve que dar nota para varios alunos mas a minha ele não lançou ai me prejudicou

Responder

Karoline Buna

Gostaria de me inscrever no FIES para o 1º/ 2015 , eu preciso esperar o começo de 2015 para poder me inscrever ?

Responder

InfoEnem

Olá Karoline,
As inscrições do fies para o 1º semestre de 2015 serão abertas dia primeiro de janeiro.
Qualquer dúvida estamos a disposição.
Att,
Isabela

Responder

Nayara

Nao é bem assim
no site do FIES tem tudo o que o aluno precisa saber
O que falta é o interesse dos alunos que como sempre deixam tudo para cima da hora… Nao se informam sobre as coisas, não fazem os aditamentos nos momentos certos e depois reclamam…. O FIES como tudo na vida também possui regras e se o aluno não consegue seguir deve ser excluído! Nunca vi um sistema que não falha e com o sistema do FNDE não é diferente!

Responder

jairo farias

Fies muito inflexivel,cobram juros e ainda trata os alunos como se estivessem fazendo um favor…pra que serve o FNDE se quando mais precisa nada fazem…mudei de estado,nao pude ir as aulas…a faculdade estacio,deu como aproveitamento inferior,nem fui as aulas,tentei trancar. Me cobraram operiodo todo,agora disseram que abandonei o curso,as. Ies deitam e rolam,nos roubam e ainda cancelam o fies,sem um acordo,no final devo mais de 3600.00 fui expulso da elite sem nenhuma consideracao

Responder

MARIA APARECIDA GONÇALVES

estou com meu cadastro preso nao consigo entrar na pagina do meu cadastro a faculdade quer me bloquear nem em contato consigo entrar para mandar umprint me ajude por favor tudo por que mudei meu email o que eu faço a faculdade nao se responsabiliza e o mec e muito complicado quando tento entrar no cadastro o sistema mostra m016

Responder

TACIANA

MARIA TABÉM ESTOU COM ESSE MESMO PROBLEMA VC CONSEGUIU ALGUM RETORNO?

Responder

LORENNA

> ESTOU COM ESSE PROBLEMA TAMBÉM..

Responder

Quezia

oi

Responder

fabiana

Por gentileza, alguém sabe me informar a respeito, efetuei o aditamento correspondente ao 2 semestre de 2014, ocorre, que faz mais de 20 dias que encontra-se recebido pelo banco. Alguém sabe quanto tempo leva para sanar o problema. Inclusive abri uma demanda no fnde e até agora nada.

Responder

Josi

Fabiana, estou com o mesmo problema, pode me enviar um email? Nao pude estudar no 2ºsemestre em função disso.
Vou procurar a justiça.
[email protected]

Responder

ivan

bom

Responder

Rosane dos Anjos Silva

Estou com um problema no aditamento e não sei mais como resolver. Fiz a suspenção no 2°/2013 e até o momento consta como “Recebido pelo Banco”. Não consigo fazer o aditamento, e já abri demanda no FNDE e eles não me respondem, está se esgotando o prazo para o aditamento. Por gentileza, alguem pode me ajudar?

Responder

Rachel Coelho

Oi Rosane. Estou passando pelo mesmo problema. Abri demanda no MEC tbm. Se tiver alguma resposta me informe: [email protected] Informo se receber algo antes tb.

Responder

Alessandro Santos

Bom dia, to com um problema no meu fies na hora de fazer minha reinscrição não to conseguindo fica uns asteriscos ao lado de alguns campos e não consigo altera e também não consigo fazer minha reinscrição poderia me ajudar por favor.

Responder

Mayara Barros

Boa tarde, estou tentando fazer o financiamento pelo fies para o meu irmão, quando percebemos que o nome dele na receita federal estava escrito incorreto, na primeira tentativa ocorreu tudo certo, apesar do nome dele esta errado, mas quando fomos ao banco fomos informados que não poderia ser feito por conta desse erro, ai fomos na universidade para que eles abrissem novamente o sistema para que pudesse alterar os dados cadastrais, tivemos que esperar 5 dias úteis para fazer o procedimento, ai eu mesma tentei alterar, e o sistema não puxou as informações novas da receita onde o nome dele já estava corrigido, continuou saindo com a escrita incorreta, resumindo voltamos a universidade e nem eles conseguiram habilitar o sistema pra tentarmos alterar novamente, diante dessa situação como devo proceder? Porque já ligamos para o MEC e fizemos uma nova solicitação de alteração e o mesmo nos informou que esperássemos por mais 5 dias úteis, esperamos, e mais uma vez não conseguimos, estou perdida sem saber o que fazer. PRECISO DE AJUDA URGENTE!!! Aparece esse aviso quando peço para atualizar as informações “Aviso
(919) – Já foi solicitada atualização de dados cadastrais para este CPF. Nova atualização somente poderá ser solicitada após transcorridos 5 dia(s) da primeira solicitação.

Responder

ludiani

Olá td bem? Meu pai é meu fiador e esta com o nome no serasa,porem isso ja será solucionado rapidamente,provavelmente meu aditamento será liberado,certo?? e tem outra coisa eu fiquei desempregada,porém estou trabalhando informalmente e consigo pagar os outros 50%(que eu fiz) da faculdade,porém no aditamento pede atualizações será que corro o risco de eles cancelarem meu contrato de financiamento?por eu estar desempregada?

Responder

InfoEnem

Olá Ludiani!
Recomendo que entre em contato com o Ministério da Educação para sanar todas suas dúvidas sobre o Fies. O tel é 0800 616161 e a ligação é gratuita.
Att,
Matheus

Responder

Karen

Boa noite!
Não estou conseguindo trancar minha matricula na faculdade e me orientaram que eu abandonasse a faculdade, porém sou financiada pelo fies, só fazendo a suspensão resolve? O que devo fazer?

Responder

InfoEnem

Olá Karem!
Nosso site é independente e não temos relação alguma com o governo. Porém sugiro que a sra. entre em contato com o MEC para solicitar esta informação. O telefone é 0800 616161 e a ligação é gratuita.
Agradeço seu contato e visita ao nosso portal!
att,
Matheus

Responder

Rone

Se tem 90% dos pretensos beneficiários (inclusive eu) tentando usufruir daquilo que foi juridicamente publicado como de direito a quem atende os requisitos legais e não consegue o benefício em virtude do erro “(804) O seu contrato não satisfaz a condição estabelecida no inciso IV do art. 2º da Resolução FNDE nº 3 de 20 de Outubro de 2010” que não procede na grande maioria dos casos, a finalidade do “Programa” (alongamento das parcelas) foi por água abaixo. E o pior que não se vê qualquer manifestação quanto à correção do citado erro “804 …..”.
É pra acabar.

Responder

mariliamello

ola…perdi meu fies, e quero sabe como posso recuperar…fiquei sabendo que consigo mais por uma unica vez..me ajudem. obrigada!

Responder

catia

Olá, eu e meu esposo estamos pensando em fazer faculdade, arquitetura e engenharia da produção, será que pode o casal fazer FIES? tenho essa dúvida!

Responder

carla

Abandonei a faculdade, tenho que pagar o fies mesmo sem terminar o curso?

Att,
Carla

Responder

InfoEnem

Olá Carla,
Recomendamos que entre em contato com o banco para esclarecimentos.
Att
Fernando

Responder

Leandro Sanctorum

QUERO FAZER O FIES MAS MINHA RENDA É INFERIOR A MENSALIDADE DO CURSO SERÁ QUE CONSIGO?

Responder

InfoEnem

Oá Leandro,
Não custa nada tentar, concorda?
att
Fernando

Responder

izabel

e também não consigo acessar esse site que contem essa mensagem de erro 804…

Responder

izabel

alguém sabe o motivo dos contratos de janeiro de 2007 não ter direito a carência, que era de 1 ano e agora de 1 ano e meio, a informação que recedi é que tem que seguir o contrato, mas interessante que fiz meu contrato sem fiador e no meio do contrato tive que colocar um, então as regras podem mudar só de acordo com o que eles querem?

Responder

Gilmar Almeida Cardoso

No inicio do mês de Abril do corrente ano enviei um email com a solicitaçaõ de dilatação de prazo do financiamento do FIES, pois fui pego desprevinido sem condições de pagar as prestações que o valor nao e baixo, enao se encaixa no meu orçamento. E até o momento não obtive nenhuma resposta por parte do Fies estou no aguardo de uma solução para este poblema.

Gilmar A. Cardoso

Responder

Maria Clara

Boa noite. Eu estou adimplente e preciso renegociar as parcelas do FIES pois não estou tendo condições de pagar o valor atual e não posso prejudicar a minha fiadora, que é funcionária pública e precisa do nome dela limpo pois ela participa de vários eventos importantes. Eu tentei fazer a renegociação no site sem sucesso, pois aparece a mensagem que diz assim: ” O seu contrato não satisfaz a condição estabelecida no inciso IV do art.2º da Resolução FNDE nº 3 de 20 de outubro de 2010″. Não entendi! Meu contrato foi assinado em 27/11/2002 e somente no mês passado é que iniciaram a cobrança da 2ª amortização. Gostaria de entender melhor e saber qual o caminho para tentar uma renegociação sem ter que deixar de pagar. Aguardo retorno. Grata.

Responder

fernanda

GENTE PELO AMOR DE DEUS NÃO FAÇAM O FIES… ESTOU PASSANDO POR UMA SITUAÇÃO DIFÍCIL POIS COMEÇARAM A CHEGAR AS PARCELAS E DENTRO DE MINHA POSSIBILIDADES (SALARIO) NÃO ALCANÇA O VALOR DA FATURA QUE É R$ 700,00, POIS É GENTE, JA FUI NA AGENCIA MILHARES DE VEZES E NADA, VC VAI LA TENTAR PAGAR FAZER UM ACORDO PARA NÃO FICAR INADIMPLENTE COM O BANCO MESMO E ELES DIZEM QUE VOCE TEM DE TENTAR FAZER ESTA RENEGOCIAÇÃO PELO SITE … GENTE O PROBLEMA VEM AI ESTE SITE DA CAIXA ATE HOJE NAO CONHEÇO NINGUÉM QUE CHEGOU A FEZR ESTA NEGOCIAÇÃO, POIS É, INFELIZMENTE NÃO SABEMOS O DIA DE AMANHÃ, HOJE INFELIZMENTE NAO TENHO CONDIÇÕES DE PAGAR ESTAS MENSALIDADES NESTE VALOR, E O MEU NOME ESTA NEGATIVADO JUNTO COM O DO MEU FIADOR… QUE SITUAÇÃO QUE BARCA FURADA GENTE, NÃO FAÇAM ESTE É O MEU CONSELHO E SE EU PUDESSE VENDER ESTARIA MILIONÁRIA EU E MUITOS QUE ESTÃO NESTA SITUAÇÃO.

Responder

Tereza

Gostaria de deixar a minha experiência com FIES – Tenho 1 sobrinho com 50% e outro com 100% do FIES e os ajudei no processo de inscrição no FIES e depois no contrato com o banco.

Primeiro: Ler sobre o FIES no site do MEC – Ler sobre o FIES na sua Universidade – isto para começar.

1) Você pode fazer o cadastro a qualquer momento no site do MEC – Inscrição FIES – mas isto é referente a parte cadastral – nome, endereço, grupo familiar, renda do grupo familiar – ou seja vai até o passo 2 e o aluno deve fazer esta parte, isto vai facilitar quando abrir a conclusão efetivamente da inscrição no passo 3, para o aluno informar faculdade, curso, valor da semestralidade total e valor efetivamente sobre as cadeiras que o aluno está cursando e o(s) fiador(es) e a renda do(s) fiador(es).

2) Feita esta primeira parte, ficar acompanhando no site da universidade onde o aluno está matriculado o dia e a hora que vai ser aberto a inscrição para o FIES naquela Universidade, preste muita atenção nesta data e horário, fique em frente a um computador com internet rápida e já tenha todos os dados possíveis a mão. Normalmente a faculdade disponibiliza uma tabela, com os valores do semestre total do curso, valor mensal do curso que você irá multiplicar pelo nº de disciplinas matriculadas no semestre. ( Importante, vc tem que estar primeiro matriculado e normalmente a conclusão da inscrição para o FIES é bem depois, tipo vc começa a pagar em dezembro ou janeiro e o resultado do FIES do semestre vai ser mais ou menos em abril, ou seja, vc terá q ter pago 4 mensalidades, q depois, se conseguir 100% de financiamento, será devolvido, e nos demais percentuais, o saldo a devolver, fica como saldo para quitar as parcelas pendentes naquele semestre ).

3) Esta parte de informação da universidade, curso e valores é o que dura pouco tempo e as cotas se esgotam, por isso o aluno deve prestar muita atenção, normalmente dura 2 ou 3 horas no máximo, e não se preocupe se só abrir a inscrição e já der a mensagem que cota está esgotada ( em minutos, não acaba ), conosco aconteceu isto, 10 minutos depois estava dando esta mensagem, liguei para a Universidade e a atendente me informou q estavam liberando as cotas aos poucos e era para continuar tentando, realmente foi o que aconteceu, 45 minutos depois de abrir a inscrição e várias tentativas de informar os valores do curso, consegui concluir, mas digo que é quase uma loteria, tem que ter paciência, até porque cada vez que você manda gravar e não consegue sobre os dados do curso, a página volta em branco e tem que preencher tudo de novo esta parte.

4) As cotas do FIES são liberadas por Universidade, não nos dizem quanto é e nem o saldo para disponibilizar, e cada uma pode ter uma data e um horário para começar a disponibilizar no semestre, acabando a cota da Universidade, o jeito é tentar no próximo.

5) Conseguindo concluir a inscrição do FIES – então começa o passo seguinte, onde vc vai ter que comprovar os dados que colocou na ficha de inscrição, dados do grupo familiar, renda do grupo familiar ( é a renda do grupo familiar que vai dizer se o aluno pode solicitar, 50%, 75% ou 100% de financiamento) , juntar todos os documentos e levar a Universidade no setor responsável pelo FIES ( os dados e comprovantes do fiador não necessita neste momento ). Nunca deixar para a última hora, quando acaba a inscrição, já vai dar a data limite para apresentar estes comprovantes na Universidade, mas leve o mais breve possivel, com isto, se faltar algum documento complementar vc ainda estará dentro do prazo, se perder o prazo, libera para outra pessoa.

6) Se tudo estiver correto, a Universidade emitirá um documento chamado DRI – Documento de Regularidade de Inscrição para então ser levado ao banco para ser feito o contrato.

7) Levar ao banco ( Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal , não é necessário o aluno ter conta antes nestes bancos, se contrato for feito, a conta será aberta) – então é necessário além dos documentos do aluno, também os documentos e comprovante de renda do fiador ( preste atenção nos detalhes: Um CPF só pode ser fiador em um único contrato, se for fiador em um contrato anterior ( e nem poderá ser no futuro, enquanto o contrato estiver vigente ), não poderá ser em outro, mesmo que filho e não importa a renda do fiador, no caso do fiador ter cônjuge, os 2 assinarão, mas somente um do casal, pode utilizar a sua renda para a fiança, dos dois não, fiança simples, no máximo 2 fiadores, a renda somada dos fiadores tem que ser o dobro do valor da mensalidade do curso conforme tabela emitida pela universidade, exemplo, a semestralidade é 12 mil ( divide por 6 ), a mensalidade é 2 mil, a renda do(s) fiador(es) tem que ser 4 mil reais. O aluno também tem prazo para conseguir concluir o contrato no banco, então sempre fique atento as datas e não deixe para os últimos dias, você poderá ter q ir ao banco várias vezes, importante: os fiadores podem ser trocados, sem a necessidade de ser emitido uma nova DRI pela Universidade.
8) Se o aluno não tem fiador, verificar se a Universidade optou pelo seguro fiança ( é opcional pela Universidade ) onde o aluno não necessita apresentar fiador , e isto deve ser dito na inscrição ao FIES, não é possível retornar e alterar a inscrição por problema de fiança quando o aluno vai fazer o contrato no banco após emissão do DRI.
9) Sendo assinado o contrato no banco, então levar uma cópia na Universidade para ser registrado na ficha financeira do aluno. O pagamento das mensalidades, no percentual do contrato, 50%, 75% ou 100% é feito entre banco e universidade, não passa pelo aluno.
10) Por último, tendo financiamento do FIES, observar as regras para o FIES não ser cancelado, como por exemplo, ter aproveitamento inferior a 75% das disciplinas matriculadas, faltas, reprovação e também ver o tempo para conclusão do curso, visto que o financiamento não é por tempo infinito, o aluno não pode ficar 8, 9, 12, 15 anos para concluir o curso para o qual tem FIES. Se o prazo regular do curso é 5 anos, por exemplo, tem apenas mais uma pequena margem de dilatação do prazo para conclusão … se não conseguir, corre o risco do FIES ser interrompido e começar a contar o tempo de carência e após iniciar a cobrança do financiamento, com o curso concluído ou não.

ESPERO TER AJUDADO, BOA SORTE A TODOS.

Responder

Maria do Carmo Ambrósio Pereira

Tereza Says, minha nora está fazendo medicina em Colatina, está no 2 ano e até agora não conseguiu fiés. Pessoas com situações econômicas muito melhores conseguiu. O que fazer? Qual instituição seus sobrinhos estudam? Ela disse que em poucos segundos a cota está esgotada. Quero ajuda-la.

Responder

Ana Claudia

Também gostaria de saber pq o meu tá aparecendo esse aviso, se fiz o financiamento antes de 2010?
(804) O seu contrato não satisfaz a condição estabelecida no inciso IV do art. 2º da Resolução FNDE nº 3 de 20 de Outubro 2010

Responder

Romelia

Faz tempo que tente tirar o DRA no site dos SISFIES E NÃO CONSIGO APARECE ESSA MENSAGEM.eSTOU SENDO PREJUDICADA PRO ISSO.
(804) O seu contrato não satisfaz a condição estabelecida no inciso IV do art. 2º da Resolução FNDE nº 3 de 20 de Outubro 2010

Responder

Gustavo

Galera,
Eu também estou na mesma situação de vocês, quando entro no site da essa mesma mensagem: 804) O seu contrato não satisfaz a condição estabelecida no inciso IV do art. 2º da Resolução FNDE nº 3 de 20 de Outubro de 2010.
Fui no google e achei a tal resolução FNDE e la tem assim: inciso IV do art2º:

Art. 2º O alongamento autorizado na forma do art. 1º aplica-se aos contratos de financiamento adimplentes ou inadimplentes que atenderem cumulativamente as
seguintes condições:

IV – a soma dos prazos das fases de amortização I e II do financiamento não seja igual ou superior a 3 (três) vezes o prazo de permanência do estudante na condição de financiado, acrescido de 12 (doze) meses.

O que no meu caso, não sei o de vocês, não atende a essa condição. E mesmo assim aparece essa tal mesnagem de erro 804.

Responder

MARIANA

Larissa!

Estou com mesmo problema que você!! E pelo visto tem muita gente com este problema…

Já fui na caixa atualizar os dado e continua aparecendo a seguinte mensagem: (804) O seu contrato não satisfaz a condição estabelecida no inciso IV do art. 2º da Resolução FNDE nº 3 de 20 de Outubro de 2010
Não sei mais o que fazer, estou prestes a abrir processo contra caixa ou mec!!

Se alguém souber resolver este caso favor entrar em contato comigo!!

[email protected]

Att

Mariana

Responder

Larissa

Sera q vc pode tirar minha duvida? E o seguinte me formei em ADM com o contrato feito em 2007. Recebi o boleto da 1 mensalidade, procurei a agência da Caixa me informaram sobre a renegociação.Fiz meu cadastro, mas não consigo acessar o sistema para renegociação, pois sempre aparece uma mensagem dizendo 804) O seu contrato não satisfaz a condição estabelecida no inciso IV do art. 2º da Resolução FNDE nº 3 de 20 de Outubro de 2010. A funcionaria da Caixa me disse que o sistema atualiza sozinho e preciso esperar normalizar. O 0800 do fies so da ocupado.O boleto já venceu e em breve devo estar com o nome no SPC e no Serasa. Estou sem saber o que fazer. Vc pode me orientar sobre isso?

Responder

InfoEnem

Olá Larissa,
Confesso que não sei lhe orientar como proceder. Porém recomendo que você entre em contato com a Central de Atendimento do Ministério da Educação (0800 616161) e exponha sua situação.
Certamente irão lhe orientar para que resolva seu problema.
Agradeço a visita e estou a disposição para mais informações.
Att,
Matheus

Responder

Costa Netto

gostaria de complementar minha pergunta posso financiar meu curso que ja esta em andamento (MEDICINA) estou indo para o terceiro semestre e como expus acima gostaria de mais informações pq nao consgui ligação para a central se alguem puder me ajudar com essa resposta…se tem como financiar apartir do terceiro semestre???

Responder

Tereza

Tem sim – Na inscrição, quando estiver aberta as cotas da sua Universidade, no preenchimento da identificação da Universidade, Curso, Duração regular do curso, você indicará quantos semestres já foram concluídos.

Responder

Luiz Mério Serra Fernandes

Como faço para recuperar minha senha, antiga, uo obter, uma nova senha do fies.

Responder

Tereza

Ir no endereço http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal – preencher o CPF e após clicar em Esqueci minha senha, uma nova será enviada ao endereço de email que você indicou na inscrição.

Responder

Pedro

BOM AMIGOS, O PROGRAMA DO FIES E UM PROGRAMA DE AUXILIO AOS ESTUDANTES COM DIFICULDADE FINANCEIRA CERTO. MAS QUANDO A PERGUNTA QUE TODOS PRECISAM NAO SE TEM . PEGUNTO NAO HUMILDEMENTE SE TER O NOME SUJO NAO E DIFICULDADE FINANCEIRA. E TAMBEM POR QUE NAO HAVER NAS REGRAS ABAIXO A SEGUINTE SOLUCAO PRA TUDO E TODOS ( SUJEITO A ANALISE DE CREDITO)
Como conseguir um financiamento para o Fies?
O candidato que deseja participar do Fies deve participar de um processo de seleção para que exista assim uma democratização do financiamento e também se enquadrar em uma série de requisitos.
A seleção dos candidatos para o Fies é feita da seguinte forma, utilizando-se de critérios impessoais e transparentes que são definidos em um grande regulamento que é estabelecido pelo MEC.
Quem pode concorrer a uma vaga no Fies?

Todos os estudantes que não conseguirem arcar com os custos de sua formação, e estiverem devidamente matriculados realizando seus cursos em instituições de ensino superior não gratuitas, devendo estar devidamente cadastrados no programa e que possam ter avaliações junto ao MEC com no mínimo três pontos. O candidato não poderá já ter sido beneficiado pelo seguro do fies nem mesmo estar inadimplente junto do programa.
As inscrições para o FIES são realizadas através da internet no portal do MEC que você pode acessar pelo seguinte endereço: http://portal.mec.gov.br
Quem não pode participar do Fies?
Não podem participar do Fies alunos que a matrícula estiver em situação de trancamento geral das disciplinas, que já tiver sido beneficiado pelo Fies ou mesmo sejam responsáveis por qualquer tipo de inadimplência juntamente aos programas de Crédito Educativo.
Os candidatos que são beneficiários de bolsa integral do Programa Universidade para Todos – PROUNI, não podem participar do programa, nem mesmo quem tiver bolsas parciais.
Profissionais com renda bruta mensal familiar inferior ao da mensalidade do curso a ser financiado. Uma regra aplicada para bolsistas parciais de 50% do Prouni e também aos bolsistas complementares.

Responder

damiao

boa noite eu não entendo como funciona esse fies meu filho todo dia tenta esse fies ja tem 4 anos tentando e nunca conseguiu só vem essa mensagem esgotada o limite de vagas para essa instituição meu deus eu tenho 4 filhos não tenho como arcar com a faculdade de 3 q estão estudando me ajude a conseguir pelo homenos o fies do meu filho mais velho pois ele faz medicina na unesc na cidade de colatina será q por l á esse fies não existe ele ja vai pro setimo semestre ja não sei mais o q faço libere o fies pra lá tambem sei q dificio dizer mais não tõ vendo mais nenhuma saída a não ser trancar a faculdade me mostre um caminho ,,

Responder

InfoEnem

Damião,
Primeiramente ressalto que nosso portal não é responsável pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Pelo aviso dado parece que a instituição já aprovou o limite máximo de financiamentos para a faculdade do seu filho. Porém não sabia que havia este limite. Sugiro que acesse o site do fies (http://sisfiesportal.mec.gov.br/) ou entre em contato com o Ministério da Educação para sanar esta dúvida. O telefone da central de atendimento é 0800 616161.
Agradeço sua visita e desejo boa sorte!
Matheus Andrietta

Responder

Pryscila Amorim

Minha irmã está tentando se inscrever no fies, no curso de medicina pela Universidade de Fortaleza, contudo ao chegar ao Passo 3 aparece o aviso “Esgotado o limite financeiro da instituição de ensino”. Estamos preocupados porque as aulas começaram, o boleto do segundo mês e não temos condições de pagar. O que ela deve fazer?

Responder

InfoEnem

Olá Priscila, pelo aviso dado parece que a instituição já aprovou o limite máximo de financiamentos. Porém não sabia que havia este limite. Sugiro que entre em contato com o Ministério da Educação para sanar esta dúvida. O telefone da central de atendimento é 0800 616161.
Agradeço sua visita, volte sempre!
Matheus Andrietta

Responder

Costa Netto

Bom dia, gostaria de saber se está muito burocrático para encaixar meu curso (MEDICINA) no fies para 100%. Meus pais são separados e no momento eu não tenho suporte financeiro pra encarar o curso… preciso pagar quanto tempo de mensalidade pra entrar no fies???

Responder

InfoEnem

Olá Netto,
Você já pode dar entrada na documentação para tentar o benefício neste semestre mesmo! Para entender melhor as regras do programa, acesse http://sisfiesportal.mec.gov.br/.
Grato pelo contato, volte sempre ao nosso portal!
Matheus

Responder

Tâmara Pacheco

Bom dia,
Gostaria de solicitar o aditamento ao FIES para uma segunda faculdade, preciso estar matriculada ou só o vestibular conta??

Aguardo retorno.

Atenciosamente.

Responder

InfoEnem

Tâmara, confesso que essa pergunta é um pouco mais técnica, e por não sermos especializados no FIES, não sei respondê-la. Sugiro que ligue no MEC (0800 616161) e explique sua dúvida. Certamente ela será sanada.

Agradeço pela visita ao infoEnem. Seja sempre bem vinda!

Matheus Andrietta

Responder

Jéssica

Olá, queria saber se uma pessoa tem nome sujo e quer fazer o FIES… Tem como? E se não tiver o que fazer pra poder ter o benefício?

Responder

InfoEnem

Olá Jéssica, não temos condição de responder a essa pergunta. Sugiro que ligue na central de atendimento do Ministério da Educação para se informar. O telefone é 0800 616161.

Agradecemos pela visita ao infoEnem.

Responder

Larissa Kyara

Olá tenho o nome com restrição e não consigo fazer o aditamento do Fies, você saberia me informar se irá liberar ou não?

Responder

InfoEnem

Olá Larissa, infelizmente não posso responder a esta pergunta. Porém você pode consultar o MEC, entrando em contato pelo telefone 0800 616161. Seguramente irão te informar.

Grato pela visita ao infoEnem!

Matheus Andrietta

Responder

Cristiane

Boa tarde, Fies, ainda exige idoneidade cadastral? É melhor pela Caixa ou BB – 2012.2 – Salvador-Ba?
Obrigada!!

Responder

InfoEnem

Cristiane! Não tenho estas informações, mas sugiro que você ligue na central de atendimento do Ministério da Educação para se informar. O telefone é 0800 616161.

Grato pela visita!

Responder

suzete

Estou com o nome sujo porque fiquei desempregada, eu tenho o fies 50%, atualmente estou fazendo estagio e o meu salario da somente para pagar a faculdade, não consegui fazer o aditamento e não vou conseguir pagar a divida até 31/12/12 já estou no 4º semestre de administração.

att;

Responder

andreya

esqueci minha senha do cadastro do fies , tento entra ,eles me mandan nova senha no email e so da invalido to cansada de tentar os numeros pra ligar so dao inesxistente

Responder

PRISCILA

Olá!

Tenho algumas dúvidas que não os atendentes do Fale Conosco do FIES não conseguem sanar.

Estou com o nome sujo devido a uma divida com minha antiga faculdade, eles não querem facilitar, parcelando o débito e assim, estou esperando pagar outros parcelamentos pra conseguir quitar esse. Com o nome sujo consigo financiar um curso de licenciatura que no caso não precisa de fiador? e preciso estar matriculada na instituição para dar início ao fies? e quanto demora pra eu ter a resposta do banco?

Agradeço imensamente.

Priscila

Responder

InfoEnem

Olá Priscila boa tarde, vamos as respostas.

1 – Não sei lhe informar se você consegue financiar um curso que não exija fiador com seu nome sujo. Sugiro que tente enviar um email ao suporte do site do Fies para sanar essa dúvida.
2 – Creio que você pode iniciar a negociação com Fies antes mesmo de estar matriculada na faculdade.
3 – Não posso lhe informar se o banco demora para responder, pois depende somente deles.

Agradeço seu contato, qualquer outra dúvida nos escreva. Boa sorte!

Responder

Andressa

Meu cônjuge tá com nome sujo e eu está tudo ok.. consigo ou tem o risco de não conseguir?

Responder

evaldo garcia leite

Boa noite, são grandes as propagandas ref. ao FIES mas na ora de fazer a inscrição a burocracia é tão grande que você tem apenas 03 minutos para concluir a inscrição é o que aconteceu com minha filha o sistema do MEC abriu ás 12.00 horas e fechou as 12.03 minutos isto não é fantástico???????? á inscrição do FIES É MAIS RÁPIDO DO QUE UM RELÃMPAGO . maravilha a minha filha terá que esperar mais um ano para poder tentar novamente em quanto isto ficará estudando em casa, pois não tenho condições financeira para pagar uma faculdade . este é o nosso BRASIL DE CARTAS MARCADAS.

Responder

InfoEnem

Boa noite Evaldo, acho que houve um engano da sua parte. Segundo as novas regras do programa o interessado pode se inscrever em qualquer momento do ano, o que significa que sua filha pode se inscrever ainda. Sugiro que tente inscrevê-la mais uma vez e veja se dá certo. Qualquer dúvida ou reclamação sobre o programa, não hesite em escrever novamente. Agradecemos sua visita e desejamos boa sorte.

Responder

Dickson

>Grande farsa essa financeira.perdi minha bolsa do PROEDUC devido a irresponsabilidade do fies. Pois no meu caso precisaria de fiador, passei dois anos procurando um fiador porque ninguém tem a obrigação de ser meu fiador. Consegui, depois de passar pela CSPA, me dirigia ao banco do Brasil para conconluir,isso tomando tempo da Pessoa que se propôs em me ajudar. Na hora que o operador responsável lançou os dados apareceu uma mensagem informando erro do sistema. Entrei em contato através do 0800 616161 e eles falaram que ia resolver. Anotaram meu e-mail, soletrei me e-mail e eles anotaram errado. Conclusão ! Perdi minha bolsa que conquistei com maior sacrifio , não resolvido nada do fies e ainda tou sem estudar.muito triste!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *