Reflexão da Luz: Conheça Todos os Seus Tipos e Leis

Já estudamos anteriormente os tipos diferentes de fontes de luz, observando as fontes primárias, secundárias e também os corpos negros. Neste artigo vamos abordar outro assunto de fundamental importância que é a reflexão da luz, classificando os seus tipos e também enunciando as suas leis.

A reflexão da luz é percebida quando seu feixe incide sobre uma superfície qualquer e é então reenviado. Podemos notar facilmente que este fenômeno é muito comum em nosso dia a dia, como ao observar um espelho, ou a reflexão da luz através de um lago! Também é perceptível que nem sempre as reflexões ocorrem perfeitamente, como vamos explicar agora.

Quando observamos um espelho por exemplo, nos vemos de uma forma muito clara e nítida, que é ocasionada pelo fato do espelho possuir uma superfície lisa e muito bem polida! Deste modo, a imagem refletida sofre pouca ou nenhuma alteração e chamamos esta tipo de reflexão regular.

Todavia, quando nos enxergamos através de um lago, em que a água possua o mínimo de movimento, normalmente vemos uma imagem deformada, que acaba oscilando e não possuindo uma nitidez igual a formada no espelho. Isso irá acontecer em todas as superfícies rugosas, que ocasionam a reflexão difusa.

Vamos agora considerar a reflexão regular abaixo para enunciar as duas leis da reflexão:

Primeira Lei da Reflexão

Afirma que o raio incidente, o raio refletido e a reta normal ao ponto de incidência da luz devem estar contidos em um mesmo plano. Observando a nossa reflexão, notamos que esta lei é respeitada.

Segunda Lei da Reflexão

Indica que o ângulo de incidência (representado pela letra i em nossa imagem) e o ângulo de reflexão (indicado através da letra r) devem ser iguais, ou seja, se a luz incidir no plano a 45° deve ser refletida com os mesmos 45°.

Estas duas leis serão muito importantes dentro deste assunto, portanto é válido dedicar um tempo e atenção especiais a ele. Em breve traremos mais informações sobre este conteúdo muito interessante e ao mesmo tempo fundamental. Fique ligado!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *