Redação no Enem: Provas Anteriores

Uma das melhores estratégias de estudo e preparação para o Enem e para demais vestibulares e concursos é fazer as provas anteriores para conhecer o estilo das questões e da proposta de redação. Cada instituição de ensino superior busca um perfil de aluno e, assim, refazendo os processos seletivos encerrados, o candidato pode refletir e analisar acerca de como deve proceder em relação a cada um deles.

O mesmo vale para o Enem; o Exame Nacional do Ensino Médio já mudou no decorrer dos anos, mas a proposta de redação não. Desde o início é pedida uma dissertação-argumentativa cujo tema é atual e de cunho social e escrever estes textos é um modo de preparar-se para o exame.

As provas dos Enems passados e seus respectivos gabaritos estão disponíveis neste link e o InfoEnem, em 2012, elaborou uma série de publicações na qual analisou todas as propostas de redação do Enem, na qual podem ser encontradas as expectativas das bancas elaboradora e corretora.

Escrever demais propostas de dissertação-argumentativa, de demais vestibulares, também contribui na a preparação para a redação do Enem; a dica é acrescentar, no momento da escrita, a proposta de intervenção social exigida na quinta competência avaliadora do exame.

Uma rápida busca na internet acerca dos principais vestibulares brasileiros resulta em um verdadeiro banco de propostas de redação e de questões, por exemplo:

  • FUVEST: a Fundação Universitária para o Vestibular é a responsável pelo processo seletivo da maior universidade do Brasil, a USP (Universidade de São Paulo) cuja proposta de redação é uma dissertação-argumentativa. Os vestibulares encerrados podem ser acessados através do endereço http://www.fuvest.br/vest2014/provas/provas.stm ao clicar na janela “ir para”, na qual a edição desejada é selecionada.
  • COMVEST: a Comissão Permanente para os Vestibulares elabora e corrige a prova da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Atualmente, o vestibular da UNICAMP pede, em sua segunda fase, dois textos de gêneros distintos, mas até a edição de 2010 a primeira fase era temática e tinha como proposta de redação um texto com o mesmo tema das questões e o candidato podia optar entre redigir uma carta, uma narrativa ou uma dissertação-argumentativa. Por exemplo, o vestibular 2006 teve como tema geral “meios de transporte” e, assim, todas as questões tinham como base este tema, inclusive a proposta de redação. Todas as provas, as do novo modelo e as do antigo, até o ano de 1987, estão disponíveis em http://www.comvest.unicamp.br/vest_anteriores/vest_ant.html. A COMVEST também disponibiliza os comentários acerca das respostas e das redações elaboradas pelos candidatos em http://www.comvest.unicamp.br/vest_anteriores/provas_comentadas.html.
  • VUNESP: a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista é a responsável pelo processo seletivo da UNESP (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e de demais instituições públicas e privadas. Estes vestibulares podem ser encontrados em dois endereços: http://www.vunesp.com.br/encerrados/Vencerrados.html e http://vestibular.unesp.br/anteriores.
  • UFSCAR: a Universidade Federal de São Carlos, atualmente, utiliza o Enem como processo seletivo, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), mas os vestibulares anteriores podem ser encontrados em http://www2.ufscar.br/interface_frames/index.php?link=http://www.vestibular.ufscar.br.
  • FATEC: a Faculdade de Tecnologia de São Paulo também exige de seus candidatos uma dissertação-argumentativa como prova de redação e todas as propostas e seus respectivos gabaritos estão disponíveis em http://www.vestibularfatec.com.br/provas-gabaritos/.

Até a próxima semana!

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos milhares de leitores! Seus artigos serão publicados todas às quintas-feiras, não percam!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




2 Comentários

Catrine

Quero saber resultado do enem 2015 como faço preciso urgentemente

Responder

Lucilene da Silva

gostaria de obter informaçoes sobre o resultado das provas do Enem referente ao ano de 2004 até 2011

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *