Redação no Enem: Propostas Multimodais

Exames como o ENEM e os vestibulares mais relevantes dos país têm exigido cada vez mais e de forma cada vez mais recorrente letramentos escolares que, por sua vez, também estão cada vez mais sofisticados.

Eles visam verificar se o candidato é capaz de ler e interpretar textos:

  • de linguagem verbal;
  • de linguagem digital;
  • de linguagem visual (fotos, mapas, pinturas, gráficos) e
  • enunciados

Nesse contexto, as competências e habilidades leitoras que devem ser desenvolvidas são:

  1. identificar e selecionar informações centrais e periféricas;
  2. inferir informações, temas, assuntos, contextos;
  3. justificar a interpretação e
  4. compreender elementos implícitos como organização estrutural, intenção, assunto e tema

Como exemplo, podemos analisar a proposta de redação do ENEM 2007 cujo tema foi “O desafio de se conviver com a diferença”. Nesta proposta, há um trecho de um texto da UNESCO sobre diversidade cultural que diz o seguinte: “A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade se manifesta na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é, para o gênero humano, tão necessária como a diversidade biológica para a natureza. Nesse sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras”.

Além disso, segundo ainda a própria UNESCO, “Não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção intangível da herança cultural dos povos dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial”.

Nesse sentido, a fim de distinguir patrimônios materiais e imateriais de cultura, qual das imagens abaixo representa um patrimônio imaterial da cultura de um povo e por quê?1

modais1

modais2

As Cataratas do Iguaçu são um fenômeno da natureza; o Cristo Redentor e a Esfinge de Gizé, por sua vez, são construções materiais. Já o Bumba-meu-boi, representado pela roupa de touro, é um patrimônio imaterial, pois trata-se de uma festividade que representa e expressa a cultura do povo do norte do país, mais precisamente da toda a região amazônica.

Na próxima semana, daremos continuidade a este tema, abordando a leitura de gráficos.

Até lá!

 


1 Atividade extraída de ROJO, Roxane. Letramentos Múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

 
**Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas! Também é responsável pela criação da maioria dos temas do Curso de Redação do infoEnem.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *