Redação no Enem: Proposta Já Pode Estar Pronta

Estamos caminhando para o final do mês de julho e provavelmente, a estas alturas, a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está sendo finalizada, se é que já não foi concluída.

Você pode estar se perguntando o motivo da antecedência, já que as provas do Enem 2018 serão só nos dias 04 e 11 de novembro, sendo que a prova de redação é aplicada no primeiro dia do exame.

Essa antecedência é altamente recomendada e necessária devido ao volume de trabalho que a banca elaboradora e a logística do exame têm, já que estamos falando de um montante de 5.513.662 participantes aptos.

Em relação às questões de todas as disciplinas abordadas nos dois dias de exames, professores de todo o país trabalham em bancos de questões que alimentam um grande banco de dados de perguntas de múltipla escolha que é utilizado para produzir as provas do Enem (saiba mais). Além disso, tais provas são testadas, em amostras menores, a fim de comprovar a funcionalidade das questões.

Norma culta e seu antigo debate

O mesmo ocorre com a prova de redação, que também é testada. Se pegarmos as últimas provas de redação do Enem, isto é, as edições passadas, podemos comprovar que os textos motivadores das coletâneas textuais foram acessados de suas fontes em meados dos meses de junho e julho, mais tardar no mês de agosto. Isso significa que os temas abordados, normalmente, são temas que estiveram em destaque, no caso desta edição, de julho de 2017 a julho de 2018.

Afirmamos com tanta certeza, pois isto tem sido uma constante nas provas de redação do Enem, até porque não há tempo hábil para elaborar uma proposta de produção textual e testá-la em tão pouco tempo.

Além disso, há ainda os processos de impressão e distribuição de todos os exemplares das provas, além da elaboração de provas B e C, versões diferentes que devem estar prontas para serem aplicadas caso haja algum problema, como já aconteceu em anos anteriores.

Deste modo, recomendados que vocês, estudantes, pesquisem temas que foram destaque dentro deste período de um ano mencionado acima; possivelmente, o tema da redação do Enem 2018 estará entre eles. Inclusive, há uma grande chance de o foco do tema ser algum grupo minoritário, pois tem sido mais uma constante: mulheres, religiões de matrizes africanas (intolerância religiosa), surdos etc.

Até a próxima semana!

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada em Letras/Português e mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas e do Curso Online do infoEnem. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

 
**Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *