Redação no Enem: Objetividade e Clareza

Prezados leitores,

Antes de dar início ao texto de hoje, gostaria de explicar a vocês o motivo pelo qual a coluna de redação não foi publicada na última quinta-feira, dia 23 de julho de 2015. Na quarta-feira, dia 22, minha avó paterna faleceu em Capela do Alto, cidadezinha do interior de São Paulo, e eu não tive condições psicológicas nem tempo hábil para escrever o texto, pois sempre com a dor, a saudade e o sofrimento vêm os trâmites e as providências após o falecimento de um ente querido.

Como esta foi a primeira vez que não publiquei a coluna de redação desde o início da minha colaboração com o infoEnem, senti-me na obrigação de explicar a situação a vocês, leitores e de agradecer o apoio de toda a equipe do portal neste momento difícil.

Após estas considerações, vamos ao texto de hoje.

Ao longo do trabalho de avaliação e correção no Curso de Redação do infoEnem, venho percebendo algumas tendências equivocadas de alguns alunos ao escreverem suas dissertações-argumentativas e, duas delas, é a falta de objetividade e de clareza ao tratarem dos temas das propostas de redação.

Vários alunos pensam que empregar palavras pouco usuais ou escrever de modo “difícil” e rebuscado é o mais adequado, pois pode chamar a atenção do corretor e demonstrar uma possível complexidade, mas isso é um equívoco. Na grande maioria das vezes, essa escrita complicada resulta em falta de objetividade e clareza, pois o texto fica circular, isto é, não nos diz nada no fim das contas e deixa o leitor com lacunas e dúvidas.

 
Treinar Redação

 
Primeiramente, o candidato ao Enem ou a qualquer outro exame ou vestibular não deve pensar no corretor no momento de escrever a sua redação, seja ela de que tipo textual ou gênero for. Um leitor universal deve ser imaginado, ou seja, qualquer pessoa deve ser capaz de ler e de compreender o texto que está sendo escrito e, por isso, a objetividade e a clareza são tão importantes, já que o leitor pode ser qualquer um e de qualquer lugar.

Neste sentido, mesmo que brevemente, por questões de espaço, tudo deve ser explicado e justificado ao seu leitor; o candidato nunca deve pressupor que seu leitor saiba do que está sendo posto nem é obrigado a adivinhar o que o autor quis dizer. Para tanto, organização e planejamento são fundamentais para que a dissertação-argumentativa desenvolva profundamente, sem ultrapassar o limite de linhas, a tese do autor de modo objetivo e claro ao leitor.

Outro equívoco cometido por alguns alunos é escrever de um modo muito abrangente, quase filosófico quando, na verdade, normalmente, os temas das propostas de redação do Enem são temas situados no contexto social, histórico, político e cultural brasileiro e não no âmbito mundial, internacional. O mais adequado é contextualizar o tema no cenário brasileiro e não falar em “sociedades humanas”, em “civilização”, “ser humano” etc.

As primeiras propostas de redação do Enem eram, de fato, abrangentes, mas já há muito tempo elas são mais específicas e restritas ao Brasil e isso deve ser levado em consideração no momento da produção textual a fim de cumprir o tema e de demonstrar compreensão da proposta de redação como um todo.

Portanto, simplicidade, objetividade, clareza e contextualização são quatro aspectos essenciais que não podem e não devem ser esquecidos pelos candidatos ao Enem 2015.

Até mais!

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

 
**Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas! Também é uma das professoras do Programa de Correção de Redação do infoEnem.

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4 comments
  1. Bom dia Camila,

    Meus pêsames a sua família e há você.
    Nosso querido papai do céu esta olhando e cuidando de todos.
    Que ele conforte este momento difícil.
    Fiquem com Deus.

    Att,

    Caroline Sebben

  2. Meus sentimentos, Camila.
    Sabe, foi interessante você ter contado isso pra gente, porque essa coisa virtual desumaniza tanto, que é bom sentir a presença humana do outro lado da tela.
    Fique bem.

    Sua leitora,
    Regina

    1. > Primeiramente, o candidato ao Enem ou a qualquer outro exame ou vestibular não deve pensar no corretor no momento de escrever a sua redação, seja ela de que tipo textual ou gênero for. Um leitor universal deve ser imaginado, ou seja, qualquer pessoa deve ser capaz de ler e de compreender o texto que está sendo escrito e, por isso, a objetividade e a clareza são tão importantes, já que o leitor pode ser qualquer um e de qualquer lugar.

      Neste sentido, mesmo que brevemente, por questões de espaço, tudo deve ser explicado e justificado ao seu leitor; o candidato nunca deve pressupor que seu leitor saiba do que está sendo posto nem é obrigado a adivinhar o que o autor quis dizer. Para tanto, organização e planejamento são fundamentais para que a dissertação-argumentativa desenvolva profundamente, sem ultrapassar o limite de linhas, a tese do autor de modo objetivo e claro ao leitor.

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