Redação no ENEM: Interpretando Gráficos

Os gráficos são textos multimodais muito presentes no nosso dia a dia, já que eles são usados para expressar os mais diversos tipos de informações e conteúdos em vários gêneros, como por exemplo, notícias, reportagens, relatórios, dissertações de mestrado, teses de doutoradp, monografia de conclusão de curso etc. No ENEM e nos vestibulares, os gráficos aparecem nas questões (de múltipla escolha e dissertativas) e nas propostas de redação e a sua interpretação correta é de fundamental importância para a execução adequada do exercício, seja ele uma questão ou uma proposta de redação.

Na publicação de hoje, resolvemos propor algo diferente. Abaixo, estão gráficos utilizados em propostas de redação de vestibulares já aplicados e publicados em reportagens de revistas. Você, leitor, está sendo convidado a interpretar esses gráficos de acordo com as instruções que os acompanham e, no próximo texto, debateremos as respostas. Fiquem à vontade para escrever e discutir cada um deles nos comentários.

Vamos lá?!

1. Analise o gráfico abaixo sugerindo o que pode ser concluído a partir dos resultados da pesquisa.

grafico_redacao1

Respostas de estudantes de vários países à pergunta “Gostaria de ser cientista?”, apresentados em escala de 1 a 4. Quanto maior o número, maior a quantidade de respostas positivas. Em destaque, os índices dos municípios brasileiros de Tangará da Serra (MT) e São Caetano do Sul (SP).

(Adaptado de Ciência Hoje, nº282, v.47, junho. 2011, p.59.) VESTIBULAR 2012 UNICAMP

2. Analise o gráfico comparando os três anos pesquisados.

  1. Indique dois (2) valores relativamente estáveis e duas (2) mudanças significativas de valores;
  2. Sugira o que pode ser concluído através dos resultados da pesquisa.

grafico_redacao2

Gráfico retirado do site da MTV relativo a pesquisa Dossiê MTV Universo Jovem em 2011. VESTIBULAR 2011 UNICAMP

3. Os gráficos abaixo abordam dados sobre a vaidade entre os adolescentes. Analise-os e relacione suas informações com as questões do consumo de produtos de beleza e a realização de cirurgias plásticas.

grafico_redacao3

grafico_redacao4

(1) Adolescentes já são 13% das intervenções plásticas no Brasil. Um aumento de sete vezes em 15 anos: em 1994 eram 5 mil. No fim de 2009, são 38 mil cirurgias estéticas por ano (2) barriga, quadris e bumbum, pernas

Fontes: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Núcleo de Transtornos Alimentares e Obesidade. Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, Pesquisa Kids Expert Turners 2009

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

 
**Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas! Também é responsável pela criação da maioria dos temas do Curso de Redação do infoEnem.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *