Redação no ENEM: Detalhes da 1ª Competência

A primeira das cinco competências avaliadas pela grade de correção da prova de redação do Enem diz respeito, como já dissemos várias vezes, sobre o domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Assim sendo, os descritores que dividem tal competências em seis faixas de notas avaliarão, basicamente, três aspectos:

  • domínio da modalidade escrita formal da língua;
  • desvios gramaticais;
  • convenção de escrita.

Em relação ao primeiro aspecto, o domínio da modalidade escrita formal da língua, o objetivo é avaliar a competência escrita do candidato, ou seja, se este planeja e desenvolve, adequadamente, uma dissertação-argumentativa por meio da norma culta/formal da Língua Portuguesa.

Deste modo, traços e desvios relativos à oralidade e à informalidade não serão aceitos, já que estes dizem respeito a outras modalidades da língua. Vícios de linguagem, como o gerundismo, por exemplo, e marcas de oralidade e informalidade como “né”, “daí”, “não é” etc também não são toleradas, até porque, dependendo do contexto, marcam interlocução e uma dissertação-argumentativa é impessoal.

Em relação aos desvios gramaticais, a estrutura sintática será avaliada, isto é, a elaboração de períodos simples e compostos, pontuação, sintaxe, concordância, regência etc. Já os desvios de escrita, por sua vez, referem-se a aspectos como ortografia e acentuação.

Um outro detalhe que não devemos nos esquecer é a promulgação e a validação do Novo Acordo Ortográfico que este ano, finalmente, entrou em vigor e deve ser obedecido na prova de redação do ENEM e dos demais vestibulares.

O esperado pela banca de correção, em relação a 1ª competência, são textos sem nenhum tipo de desvios gramaticais ou de convenção de escrita e sem reincidência, ou seja, um excelente domínio da modalidade escrita formal da língua por meio de uma dissertação-argumentativa organizada, planejada e desenvolvida em torno de uma tese (ideia) e embasada em argumentos.

Até a próxima semana!

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

 
**Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas! Também é responsável pela criação da maioria dos temas do Curso de Redação do infoEnem

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *