Redação no Enem: Compreenda a Importância do Resumo

O resumo é um gênero muito versátil, pois pode ser considerado um gênero essencialmente escolar, mas que é usado em outras esferas dependendo do seu propósito. Hoje, iremos abordá-lo na sua esfera de nascença, a escola, com o objetivo de estudar, até porque qualquer gênero, inclusive o resumo, tem um propósito.

Ao lermos qualquer gênero e ao precisarmos resumi-lo para estudá-lo ou citá-lo em outro texto precisamos nos atentar, primeiramente, ao assunto e ao tema abordado (pensando que assunto é maior do que o tema) e, em segundo lugar, devemos nos atentar ao ponto de vista apontado pelo autor acerca do assunto e do tema abordados.

Em terceiro lugar, precisamos selecionar os principais argumentos e suas respectivas estratégias argumentativas, como por exemplo, citações, dados, números, alusões, exemplos etc e, além disso, relacioná-los aos argumentos e ao tema.

Deste modo, percebe-se que apenas uma leitura muito atenta “costura” todo este processo, já que cada etapa depende da etapa anterior e se foi bem cumprida ou não. É uma dinâmica complexa.

Além disso, há aspectos estruturais importantes e fundamentais em relação ao gênero resumo. Trata-se de um texto impessoal, isto é, sem interlocução e totalmente focado no texto original que está sendo resumido. Isso quer dizer que não há espaços para dados externos, perguntas nem opiniões pessoais.

Outro ponto essencial é salientar que resumo não é lista de itens nem cópia generalizada e sim um texto coeso e coerente com progressão temática ou como popularmente dizemos: com começo, meio e fim e que este caminho faça sentido. Não que o discurso direto não faça parte de um resumo, mas o discurso indireto e a paráfrase também fazem parte e são habilidades importantes.

Portanto, um resumo bem escrito pode ser uma excelente ferramenta nos estudos para o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – ou para qualquer concurso ou vestibular.

Até a semana que vem!

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

 
**Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas!

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