Redação no Enem: Acerte o Tema na Mosca!

O primeiro passo para se obter uma nota máxima em qualquer prova de redação é atender ao tema exigido de acordo com o recorte temático proposto pela proposta de redação.

No caso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na edição do ano 2017, o tema da prova de redação foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil“. Deste modo, os participantes tinham de entender que o foco era os deficientes auditivos brasileiros em relação à sua formação educacional que, por sua vez, enfrenta desafios, pois, no Brasil, a inclusão ainda não é realizada da melhor maneira possível.

A frase de comando do tema afirmava que há desafios na formação educacional dos surdos no Brasil e o recorte temático proposto pela coletânea de textos motivadores apontava para a necessidade de cumprir a lei que determina que a Libras (Língua Brasileira de Sinais) deve ser ensinada e disponibilizada em todas as instituições de ensino, em todos os níveis. Além disso, o recorte temático indicava que, até mesmo antes disso, a lei da inclusão deve ser respeitada e aplicada, inclusive no mercado de trabalho.

Deste modo, quem afirmou, por exemplo, que não há desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil não atendeu ao tema, pois o negou e, assim, teve sua dissertação-argumentativa anulada, assim como os que abordaram outro tipo de deficiência, como a visual, por exemplo.

Ao lermos as propostas de redação do Enem, percebemos que elas são acompanhadas do tema e da coletânea de textos motivadores que tem a função de inspirar, motivar e expandir o raciocínio e a de fixar um padrão temático e não deixar que o participante fuja do que foi exigido.

Norma culta e seu antigo debate

A coletânea não é um roteiro temático e sim um conjunto de possibilidades diversas de abordar a complexidade do tema com o qual, supõe-se, que o candidato já teria tido algum contato. Os textos não possuem, entre si, uma hierarquia; eles podem e devem ser aproveitados de diferentes formas, conforme o modo de cada um mobilizar seu trabalho de leitura e escrita em função de seu projeto de texto.

Considera-se tangenciamento ao tema a abordagem parcial, ou marginal, do tema dentro do assunto. No caso da prova de redação do Enem 2017, o participante que abordou a inclusão e os desafios da formação educacional dos deficientes brasileiros de maneira geral, tangenciou o tema, pois não focou nos deficientes auditivos.

Já fugir do tema é abordá-lo de uma forma completamente diferente do recorte temático feito pela coletânea textual e, assim, construir um texto que nada tenha a ver com a proposta de redação.

É pertinente ressaltar que os parâmetros de cumprimento, tangenciamento e fuga do tema mudam um pouco de ano para ano, já que cada prova de redação do Enem aborda um tema diferente. É colocado para os corretores limites e exemplos do que seriam cumprimento de tema, tangenciamento e fuga de tema.

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada em Letras/Português e mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas e do Curso Online do infoEnem. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

 
**Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *