Redação no Enem 2018: Dicas de Véspera da Prova

No próximo domingo, dia 04 de novembro, serão aplicadas as primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Será a 20ª edição do Enem, já que o exame começou a ser aplicado em 1998.

Neste primeiro dia serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias e os participantes têm cinco horas e trinta minutos para fazer as provas, ou seja, responder as questões objetivas, passar as respostas no gabarito e escrever a redação.

1. Tempo de Prova da Redação

Em relação a redação, recomendamos que os candidatos reservem, ao menos, uma hora e trinta minutos para escrevê-la, já que é preciso ler e analisar a proposta de redação, fazer o rascunho na folha própria e passar a dissertação-argumentativa à tinta na folha própria. Cada um tem seu modo de realizar uma prova de redação: uns, no rascunho, fazem o texto todo, outros fazem apenas alguns esquemas (como tópicos, por exemplo), mas o adequado é reservar tempo suficiente para se dedicar à redação com muita calma e tranquilidade.

2. Escreva Com Letra Legível!

A letra, na folha definitiva, pode ser cursiva ou técnica; o mais importante é que ela seja legível. O corretor não tem tempo para tentar ficar adivinhando o que está escrito no texto e quando não é possível ler, ele passa por cima disso e considera o todo do texto e neste processo o participante cuja letra está ilegível pode ser prejudicado, mas não por culpa do corretor.

3. Título Não É Obrigatório

Para o Enem, o título da dissertação-argumentativa é opcional; portanto, não é algo que deva preocupar e fazer o candidato perder muito tempo.

Norma culta e seu antigo debate

4. Mínimo e Máximo de Linhas

Também é importante ressaltar a necessidade de cumprir o mínimo e o máximo de linhas. Tudo o que estiver escrito fora da margem da folha definitiva não será considerado na correção.

5. Redação Antes ou Depois das Questões?

Há participantes que fazem a prova de redação primeiro, outros já preferem fazer por último. O importante é saber que não há certo ou errado, pois esta é uma preferência pessoal, inclusive sobre como lidar com estresse, ansiedade e nervosismo.

6. Conheça as Regras e Critérios de Correção e Atribuição de Notas

Ainda nesta semana, leiam a Cartilha do Enem divulgada a pouco para refrescar a memória sobre o que é permitido e o que leva a uma redação ser anulada. Recomendamos também a leitura e aquisição da Apostila de Redação do infoEnem (clique aqui para obter a sua), que além de reforçar regras, mostra como estruturar uma dissertação e exemplos de textos nota 1.000 no Enem 2017.

Não se esqueça de descansar e tentar relaxar para a prova que, aliás, acontecerá no primeiro dia de vigência do Horário de Verão. Planeje-se para não se atrasar! É melhor esperar no local do exame do que chegar e não poder entrar.

Na próxima semana, publicaremos, como de praxe, a análise do tema da redação do Enem 2018.

Desejamos a todos os nossos leitores um excelente dia de provas, muito sucesso e boa sorte!

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada em Letras/Português e mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas e do Curso Online do infoEnem. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

 
**Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Luciana

Mais uma vez um texto com incorreção gramatical: “… divulgada A pouco…”
Quase toda semana isso acontece.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *