Redação Enem: Supervisores passam por capacitação

Na tarde da última sexta-feira, dia 02 de agosto, segundo matéria da Assessoria de Comunicação Social do MEC, o Inep divulgou que os 280 supervisores que irão trabalhar na correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, que acontece nos dia 26 e 27 de outubro, realizaram cursos de capacitação presencial neste sábado (dia 3) e no domingo (dia 4), na cidade de Brasília. Ainda de acordo com a notícia, a partir de hoje (segunda-feira, dia 5), a formação continuará, na modalidade a distância, com os 8,4 mil corretores.

Segundo o Inep, no curso, estão sendo abordados aspectos teóricos de todas as competências da matriz de correção das redações do Enem e esclarecidos os critérios avaliados, inclusive ressaltando as alterações que ocorreram em relação à edição do ano passado.

Houve, para o Enem 2013, um significativo aumento da equipe que acompanhará todo o processo de correção das redações. No total, serão 8,4 mil corretores, 280 supervisores e 35 coordenadores. A título de comparação, na edição de 2012 do exame, foram 5,6 mil corretores, 230 supervisores e 12 coordenadores.

Outra mudança relevante para a edição deste ano do Enem está no aumento da rigorosidade na correção das redações, que serão corrigidas com base em 5 competências, que valem até 200 pontos cada. A discrepância entre as notas dos dois corretores independentes não pode passar de 100 pontos. Em 2012, era de 200. Caso ocorra uma discrepância acima de 100 pontos, a redação passará nas mãos de um terceiro corretor. Se mesmo assim a diferença permanecer, a redação será encaminhada para uma banca de especialistas que analisará o caso.

Todas as mudanças e os outros detalhes do Enem de 2013 estão previstos no edital do exame, publicado no último mês de maio, no Diário Oficial da União.

Vale também destacar que, segundo divulgado pelo Inep, na segunda quinzena deste mês de agosto, será publicado o Guia do Participante – 2013, trazendo exemplos de redações escritas por estudantes que realizaram o Enem 2012 e que atingiram nota máxima, ou seja 1.000 pontos.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *