Redação Enem: Proposta de Intervenção e Direitos Humanos

Na maioria dos vestibulares e concursos públicos, cobra-se como redação o gênero textual dissertativo-argumentativo. Porém, somente no Exame Nacional do Ensino Médio há um diferencial, que é a Proposta de Intervenção. Por isso ser uma exclusividade do Enem, muitos alunos ainda não entendem o que é pedido e acabam perdendo muitos pontos na redação, já que a proposta de intervenção vale 200 de um total de 1.000!

Dos critérios de avaliação da redação do exame, a quinta competência diz respeito a “elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”. Mas o que é essa proposta de intervenção? Primeiramente, precisamos entender o que significa “intervenção”. A palavra vem do verbo intervir que, segundo o dicionário Priberam, é:

Intervir: colocar-se entre, vir entre, interromper, sobrevir; tomar parte em (participar); meter-se de permeio; ingerir-se, interferir, interceder.

Dessa forma, a proposta de intervenção é participar do problema discutido na dissertação propondo uma interferência a ele. Em outras palavras, propor uma ação que melhore ou solucione a problemática discutida sobre o tema.

Um detalhe importante é que essa ação proposta deve respeitar os direitos humanos, isto é, respeitar os valores de cidadania, liberdade, solidariedade, igualdade e diversidade. Caso esse termo “Direitos Humanos” te pareça obscuro, sugerimos a leitura desse curto material: Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Como propor intervenção é tratar de algum problema, é mais adequado que ao sugerir a ação, essa questão já tenha sido apresentada e discutida. Por isso, vemos, com mais frequência, a proposta de intervenção vir no último parágrafo da dissertação, após concluir a linha de raciocínio, ou seja, após corroborar (reafirmar) a tese.

Em um próximo artigo, veremos o que, detalhadamente, deve conter na Proposta de Intervenção para conseguir alcançar pontuação máxima nessa competência.

Enquanto isso, treine a elaboração de suas propostas de intervenção realizando redações semanalmente com o Programa de Redação do Portal infoEnem. Veja como participar aqui!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




5 Comentários

vicente de paulo

o portal INFO ENEM é muito bom pra quem gosta de estudar e quer buscar algum tipo de informação à respeito de estudos! gosto muito desse portal!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *