Redação Enem – Conheça o Gênero Resenha

Nesta semana trataremos de mais uma das possibilidades da prova de redação que pode ser exigida no Vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campias): a resenha. O gênero “irmão” (está mais pra primo, viu?) do resumo é frequentemente confundido com ele, mas não é bem a mesma coisa (veja as diferenças aqui). Além do vestibular, esse tipo de texto pode ser bastante pedido ao longo da vida acadêmica depois da aprovação, então vale a pena dar uma atenção especial à forma de elaborá-lo de forma satisfatória!

Definição

A resenha é basicamente uma descrição resumida (daí a confusão com o gênero que tratamos na semana passada) da obra em questão, mas que inclui a opinião do leitor da obra e autor da resenha. No entanto, é muito importante lembrar que mesmo assim as expressões “eu acho” e “na minha opinião” devem passar longe! Trata-se de um gênero científico e, portanto, deve ser construído como tal, com linguagem formal e neutra (terceira pessoa, preferencialmente).

Preparação para a escrita

Antes de resumir, descrever ou dar opinião sobre uma obra (no caso da resenha, as três coisas serão feitas simultaneamente), é claro, deve-se lê-la. Faça isso com bastante atenção e use as táticas de leitura que melhor servirem para você para a máxima absorção e compreensão do conteúdo (fazer anotações a cada parágrafo ou capítulo, pausas para reflexão etc.). Após a leitura, você pode começar a produzir sua resenha imediatamente ou esperar algum tempo para que as ideias “descansem” e para que talvez surjam alguns outros pontos e ideias acerca do material (com tudo sendo anotado, claro!).

Produção

Enfim, é hora de começar a escrever!

  • Ao iniciar seu texto, mencione qual obra está resenhando, o nome do autor, ano de lançamento e outros dados bibliográficos que considerar importantes (onde encontrar o livro ou texto, por exemplo);
  • Mencione brevemente do que a obra trata, a temática principal, além de incluir uma breve descrição da divisão do material (quantos capítulos ou seções, dependendo do caso);
  • Agora sim faça um resumo um pouco mais elaborado do conteúdo do texto em questão. Diferentemente do resumo, aqui ainda haverá a sua opinião, então tente ser o mais sucinto possível, bem mais do que os dois terços que vimos serem aceitáveis para um resumo na semana anterior;
  • Na hora de inserir sua opinião, atente-se para o fato de que uma resenha crítica não é usada para expor uma opinião relacionada ao seu gosto. Por mais que tenha achado o texto “chato” ou “entediante”, você só poderá inserir isso no texto de forma embasada e sutil. Use de comparação ou de experiências de leitura para dizer que considerou a leitura pesada e difícil de ser concluída, e, portanto, que aquela obra pode não atingir o objetivo de cativar o leitor. Há também a possibilidade de você simplesmente não concordar com o autor. Novamente, discorde de forma embasada, levantando argumentos para rebater as ideias do autor lido. O mesmo vale para uma opinião positiva: traga argumentos para comprovar que a opinião do autor tem sentido e que é uma das mais sensatas a serem consideradas. No caso de gostar por achar o texto divertido e de leitura prazerosa, cuidado com a linguagem nesse cenário também. Mais uma vez, você pode trazer sua experiência de leitura e mencionar o que no estilo de escrita do autor fez com que a leitura fosse prazerosa de ser feita;
  • Ao encerrar, recomende (ou não) a obra baseando-se no público ao qual ela pode ser direcionada e mencione outras obras do mesmo autor.

O que acharam da resenha? Já fizeram alguma? Como foi a experiência? Ela é o terror de muitos universitários, mas tomara que não seja para vocês a partir desse artigo! Contem tudo pra gente nos comentários e até a semana que vem!

 


*Vanessa Christine Ramos Reck é graduada em Letras na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e fluente em mais três idiomas: Inglês, Espanhol e Francês. Além disso, é corretora do Curso Online do infoEnem. Seus artigos serão publicados todas as quintas, não perca.

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