Redação e Questões Discursivas: Como Escrever

A coluna de redação inicia 2016 desejando a todos os leitores um feliz e próspero ano novo; que os sonhos e os objetivos se realizem e que possamos ajudá-los mais uma vez em busca da tão sonhada vaga na universidade pública por meio do ENEM e dos demais vestibulares.

Nas próximas semanas serão aplicadas as segundas fases de duas das mais renomadas universidades públicas do estado de São Paulo: USP e UNICAMP, por meio dos vestibulares realizados pela FUVEST e pela COMVEST, respectivamente. Ambas segundas fases possuem uma característica específica: provas de redação e questões discursivas, isto é, questões cujas respostas devem ser escritas e não assinaladas dentre algumas opções. Além disso, ambas aplicam as provas de redação e de Português no mesmo dia.

Deste modo, os candidatos devem estar muito atentos em relação à administração do tempo, ainda mais no vestibular da UNICAMP, já que este apresenta duas propostas de redação de realização obrigatória. Neste contexto, cada um deve saber o que é mais adequado e mais confortável em relação à ordem de resolução: há quem prefira dedicar-se, primeiramente, à prova de redação e deixar as questões para depois e há quem prefira fazer o contrário.

Já os indecisos, por sua vez, podem, antes de mais nada, ler toda a prova, tanto a proposta de redação quanto as questões a fim de analisar por onde começar. Em relação apenas às questões, vale diferenciar as consideradas fáceis, razoáveis e difíceis a fim de determinar a ordem de resolução. As mais fáceis, ou seja, aquelas que o candidato julga dominar mais e melhor devem ser respondidas primeiro, deixando as mais difíceis para depois.

O mesmo vale para as duas propostas de redação do vestibular da UNICAMP: vale a pena lê-las antes a fim de decidir qual será realizada primeiro, ainda mais se tratando de gêneros e não de dissertações-argumentativas.

Questões discursivas normalmente possuem um enunciado e dois itens que devem ser respondidos. As questões de exatas, obviamente, devem ser respondidas com os cálculos, caso sejam necessários, e as demais, de biológicas e humanas, devem ser respondidas objetivamente, sem “enrolação” e de maneira coerente.

Não há a necessidade de responder além do requisitado, já que as grades de correção não contemplam o que sai do escopo das questões; basta ter em mente que o necessário é responder aquilo que se pede, sem mais nem menos. Além disso, os candidatos devem ficar atentos para não misturar as resoluções dos dois itens e, assim, não misturar as respostas.

Há itens de perguntas únicas e há itens com mais de uma pergunta e os candidatos devem lê-los com muita atenção a fim de verificar e analisar as relações de sentido postas.

Nas questões de Português, normalmente há aquelas que abrangem interpretação de texto, outras que contemplam a análise linguística (questões de ordem gramatical) e as de literatura, que abrangem os livros exigidos pelos vestibulares. Aqui também vale a clareza e a objetividade, além da metalinguagem, principalmente nas questões de análise linguística.

Outra orientação importante é respeitar e obedecer os espaços delimitados para as respostas que, por sua vez, devem estar escritas à caneta, assim como as redações. Há bancas de correção que não corrigem respostas e redações escritas a lápis.

Desejamos boa sorte nas segundas fases e também na inscrição do Sisu! Fiquem atentos à divulgação do espelho da redação!

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
**Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas! Também é uma das professoras do Programa de Correção de Redação do infoEnem.

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